Vantagens e desvantagens da energia solar

Você quer comparar as vantagens e desvantagens da energia solar para instalar na sua residência, empresa ou até propriedade rural? Então confere esse conteúdo completo que fizemos para você sobre o assunto!

vantagens-e-desvantagens-da-energia-solar

Se você olhou para sua conta de energia recentemente e viu que há espaço para melhorias, basta olhar para o céu para encontrar uma solução possível: o sol. A energia solar permite que você aproveite a energia do sol e a use em sua casa.

Em alguns casos, você pode até conseguir se desconectar totalmente da rede elétrica principal ou, pelo menos, reduzir sua dependência dela. Além disso, apresenta baixos custos de manutenção ao longo de sua vida útil. Mas,, como tudo na vida, existem as vantagens e desvantagens da energia solar.

Instalar painéis solares é uma grande decisão e investimento. Mas, como saber se a energia solar é certa para você? Vamos conhecer um pouco mais sobre este sistema de produção de energia, e depois a partir dos prós e os contras. Assim, você poderá fazer uma melhor análise e tomar uma melhor decisão.

Como funciona a energia solar?

A energia solar é gerada a partir de painéis solares fotovoltaicos (fotovoltaicos) instalados em residências, edifícios e fazendas solares em todo o mundo. Todos eles usam essencialmente a mesma tecnologia para transformar a luz do dia em energia.

Cada painel solar é composto de pequenas células solares que transformam a luz do dia em corrente elétrica, que alimenta através de um inversor sua casa ou outras instalações para alimentar suas lâmpadas e eletrodomésticos. E mais, você não precisa usar a energia assim que ela for gerada. A energia gerada durante o dia pode ser armazenada em baterias solares para que você possa continuar usando a energia sempre que precisar, mesmo após o pôr do sol.

Há um equívoco de que os painéis solares só funcionam em pleno sol e, embora os dias mais ensolarados gerem mais energia do que os nublados, os painéis solares geram eletricidade durante o dia, independentemente do clima.

Vantagens da energia solar

Existem muitas vantagens em abastecer sua casa com energia solar:

  • Reduza seus custos de eletricidade - Gerando sua própria energia por meio de painéis solares, você pode reduzir sua conta anual de eletricidade  em até £ 400. Além disso, se você gerar energia além do que usa, pode ganhar dinheiro vendendo-a de volta para a rede por meio da “Garantia de Exportação Inteligente”.
  • Reduza sua pegada de carbono - a energia solar é uma fonte de energia limpa, portanto, usá-la para abastecer sua casa significará que você está contribuindo para que o Reino Unido atinja seus objetivos de redução de carbono - um passo vital para ajudar a combater as mudanças climáticas. Reduzir sua geração de carbono também significa que você está  ajudando a proteger os habitats, comunidades e economias da vida selvagem  que são ameaçadas pelo aquecimento do clima.
  • Uma fonte renovável de energia - além de ajudar a combater as mudanças climáticas,  as energias renováveis  como a solar também ajudam a reduzir a poluição do ar, que é um dos maiores desafios que enfrentamos globalmente.
  • Fácil de instalar - Os painéis solares podem ser facilmente instalados em seu telhado. Normalmente, leva apenas um dia ou mais para sua casa ficar pronta e funcionando com energia solar. Mas é importante lembrar que a inclinação e a direção do telhado terão um impacto na  quantidade de energia que  você pode esperar obter dos painéis. Com uma gama de sistemas disponíveis, podemos ajudá-lo a otimizar seu sistema solar para melhor atender às suas necessidades.

Desvantagens da Energia Solar

Embora haja obviamente muitos benefícios ao meio ambiente e também monetários na instalação de energia solar em sua casa, também existem alguns fatores a serem considerados antes de tomar sua decisão:

  • Acessibilidade - Embora ter energia solar ajude a reduzir sua conta de luz, você terá que fazer o investimento inicial na compra e instalação dos painéis. Na E.ON, queremos tornar o processo de compra um pouco mais fácil, então temos uma gama de opções de pagamento para atender você, incluindo planos de financiamento de 0% de juros 4  para ajudar a distribuir os custos.
  • Dependência do clima - os sistemas solares fotovoltaicos alcançam eficiência máxima quando está ensolarado. Portanto, embora os sistemas fotovoltaicos ainda gerem eletricidade em dias nublados, você obterá o máximo de benefícios em dias de sol forte.
  • Estética - Muitas pessoas pensam que não gostam da aparência dos painéis em seus telhados, mas com novos designs, como painéis integrados, você não conseguirá notar a diferença. Com painéis modernos e elegantes em preto sobre preto agora disponíveis; os painéis embutidos no telhado não ficam mais nas telhas, eles se encaixam nas telhas para que se misturem, parecendo mais naturais.
  • Cada casa é diferente - Devido às árvores ou sombreamento ao redor de sua propriedade, pesquisas detalhadas podem ser realizadas com antecedência para garantir o pacote solar certo para sua casa, incluindo a monitoração e otimização para a melhor autogeração e uso da energia solar.

Conclusão

Como visto existem inúmeras vantagens e desvantagens da energia solar, o que faz com que isso seja uma decisão única para cada um sobre ter ou não um sistema de energia solar em sua residência ou propriedade, o que seria um investimento em longo prazo, levando em conta que depois da instalação de um sistema fotovoltaico ou térmico, a vida útil desses sistemas de geração de energia é de em média 25 anos, então finalizamos as vantagens avaliando que:

  • Painéis solares de telhado não são o ajuste perfeito para todos, mas tudo bem. Como qualquer outro produto de eficiência doméstica, os painéis solares fornecem benefícios claros para os proprietários que precisam de atualizações de energia e redução da conta elétrica. Nem todo mundo se encaixa nessa descrição.
  • Atente-se a perceber a energia solar como um investimento de baixo risco com grandes retornos.
  • Os EUA estão caminhando para a energia limpa e a energia solar é nossa opção mais barata. Não há nada claro sobre o futuro energético da América: os EUA estão em transição para as energias renováveis e se afastando dos combustíveis fósseis, como carvão e petróleo. A energia solar é uma das soluções mais escaláveis e amigáveis ao consumidor disponíveis no cenário de energia limpa.
Site produzido por Digitalize Now.