Quais as vantagens dos painéis solares?

Quando falamos de energia solar, estamos falando de uma energia alternativa, renovável e sustentável que opera usando a luz solar como fonte de energia. Ela pode ser utilizada para diferentes tecnologias, tais como a energia heliotérmica, energia solar fotovoltaica e aquecimento solar.

vantagens-dos-paineis-solares

Muito comumente associada à energia solar, a energia fotovoltaica é a geração de energia elétrica com o uso da luz do sol como fonte de energia. Logo, podemos dizer que os dois termos significam a mesma coisa.

A energia solar é uma forma de gerar energia limpa que não causa danos à natureza e com um grande aproveitamento pois o calor e a luz solar são fontes eficazes e promissoras no mundo.

A energia do sol é considerada inesgotável e seu potencial de energia é excelente quando comparado a outras fontes de energia.

Existem três tipos de energia solar e hoje nós vamos te apresentar cada uma delas.

Quais as tecnologias de energia solar?

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a forma mais comum e viável de usar a energia solar em residências e comércios. Sua captação e geração dependem de placas solares que são desenvolvidas em materiais semicondutores, inversor solar que basicamente transforma a energia captada em uma corrente elétrica contínua, a estrutura de fixação que é parte fundamental do sistema e os cabos e conectores que entremeiam o sistema a fim de movimentar a corrente de forma adequada.

Embora possam ou não ter uma bateria acoplada a fim de armazenar a energia captada, as placas fotovoltaicas fazem o processo de conversão da energia solar em energia elétrica.

Sendo os mais utilizados em todo o mundo e os mais viáveis financeiramente, os sistemas fotovoltaicos on-grid (“na rede”) são conectados à rede elétrica convencional e podem resultar em uma economia de até 95% do consumo da sua energia.

Já o sistema off-grid (“fora da rede”) é o menos utilizado pois, além de requerer muita manutenção por conta das baterias, seu custo é bastante elevado pois o mesmo utiliza bateria com capacidade de armazenamento e, por isso, precisa estocar energia. É o sistema ideal para locais mais afastados que não contam com uma rede de energia elétrica.

Energia fototérmica

A energia solar fototérmica é usada para esquentar água e gases. Contudo, por se tratar de um processo muito mais complexo que os demais, este método é utilizado somente em processos industriais.

Esse tipo de energia usa placas solares que podem ser chamadas de Placa Solar de Aquecimento que absorvem a energia térmica da radiação solar e a transfere em água ou outros fluidos para um reservatório térmico que mantém a temperatura até que o mesmo seja utilizado.

Energia heliotérmica

Na energia heliotérmica o calor do sol é captado e acondicionado para só depois ser transformado em energia solar mecânica e, finalmente, em eletricidade. Este, inclusive, é o motivo pelo qual a energia heliotérmica é oriunda dos raios solares de maneira indireta.

Além de se tratar de uma fonte de energia limpa e renovável, a energia heliotérmica não produz gases nocivos ao meio ambiente.

Quais as vantagens dos painéis solares?

Sustentabilidade

A conversão da energia solar em energia elétrica é feita através de  um processo limpo e sustentável. Gerar eletricidade por meio dos painéis fotovoltaicos não origina resíduos ou poluentes para o meio ambiente. Além disso, por se tratar de um meio renovável de energia, aproveitar a radiação do sol para gerar eletricidade não traz prejuízos ao planeta.

Manutenção

Os painéis fotovoltaicos demandam pouca manutenção, uma vez que possuem uma vida útil de 30 anos. Trata-se de uma tecnologia independente que se baseia na captação da radiação solar.

Dessa forma, o mesmo imóvel pode produzir a sua própria energia por um longo período, sendo necessário apenas que faça um eventual acompanhamento técnico quando houver necessidade.

Custo-benefício

Para que sua casa possa contar com energia suficiente para todos os eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos, é preciso de apenas alguns metros quadrados de painéis fotovoltaicos.

A estrutura possibilita potência suficiente para uso residencial, comercial e até mesmo industrial. Além disso, é possível produzir energia excedente para utilizá-la durante a noite.

Créditos de energia

Quando há uma produção maior do que a quantidade necessária para abastecimento da casa, todo o excedente é transformado em créditos.

Os créditos obtidos podem ser utilizados durante a noite ou em períodos de baixa incidência solar, sem que seja gerado qualquer custo ao proprietário.

Dessa forma, a redução dos custos é uma realidade para quem já possui um sistema fotovoltaico instalado em sua residência.

Valorização do imóvel

Além de reduzir drasticamente o consumo da sua casa com a energia fornecida pela concessionária de distribuição de energia do seu município, adquirir seu próprio sistema fotovoltaico possibilita valorização do seu imóvel.

O motivo disso é que imóveis ou comércios que já possuem toda a estrutura para geração de energia solar, contam com um atributo a mais que a destaca no mercado imobiliário e, consequentemente, atraem outros proprietários que buscam mais conforto, sustentabilidade e modernidade.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre energia solar e, principalmente, conseguiu entender todas as vantagens por trás dos painéis fotovoltaicos e sua respectiva instalação, você já pode tirar suas próprias conclusões quanto à instalação de um sistema fotovoltaico em sua residência.

Mas, se ainda assim, todo o conteúdo que te entregamos hoje, não foi o suficiente para te convencer, você pode entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas sobre o sistema fotovoltaico e sua instalação.

Dessa forma, você conseguirá tomar a decisão certa e evitar novos sustos com a sua conta de luz.

Além disso, no nosso blog você encontra diversos outros conteúdos e materiais exclusivos a respeito do assunto que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre o tudo o que envolve os painéis fotovoltaicos e sua respectiva instalação.

São conteúdos exclusivos e imperdíveis que você só encontra aqui! Por isso, não perca tempo e já acesse os demais conteúdos para ficar ainda mais imerso em todo esse universo.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.