Você sabe o que é tarifa branca da energia?

Você já ouviu falar da tarifa branca de energia? Chega mais com a gente!

tarifa-branca-de-energia

A tarifa branca tem se tornado um dos principais assuntos do segmento de energia solar. A causa disso é a Resolução Normativa nº 733/2016 que declara que todas as unidades consumidoras que estão enquadradas nesta resolução, passam a ter o direito de escolher aderir à modalidade tarifária horário branca.

Mas o que é a tarifa branca da energia?

A tarifa branca, nada mais é, do que uma forma diferente da convencional de pagar pela energia.

No modelo de tarifa branca o preço que pagamos pelo nosso consumo de energia varia conforme os horários determinados. Nos dias úteis, por exemplo, cobra-se três valores diferentes de tarifa que são denominados horários de pico (que é quando a tarifa está mais elevada), intermediário (que é quando a tarifa está num valor intermediário) e fora de ponta (que é quando a tarifa está num valor menor). Contudo, aos finais de semana e feriados, cobra-se sempre o valor da tarifa fora de ponta.

E como funciona essa diferença de valor?

Como dito acima, ao escolher a Tarifa Branca, é cobrado do consumidor diferentes preços para a energia utilizada que são determinados com base em horários e dias da semana em que tem consumo.

A energia é mais cara no horário de ponta que está definido pela CEB de segunda a sexta das 18h às 21h.

A energia com um valor um pouco menor que o horário de ponta é no horário intermediário que está definido pela CEB de segunda a sexta nos períodos das 17h às 18h e das 21h às 22h.

A energia com menor valor é no horário fora de ponta que é definido pelas demais horas dos dias de semana, todo final de semana e feriados nacionais.

Qual a importância da tarifa branca?

A Tarifa Branca tem o objetivo de incentivar a utilização de energia elétrica em horários de menor consumo energético.

Se toda população utiliza a rede elétrica ao mesmo tempo, ocorre a sobrecarga do sistema de distribuição de rede elétrica e, o objetivo da Tarifa Branca é justamente incentivar que as pessoas não utilizem energia elétrica - ou utilizem o mínimo possível - nesses horários de pico.

Dessa forma, a rede elétrica se beneficia de um consumo equilibrado sem a necessidade de expansão da estrutura a fim de equilibrar picos de energia.

Mas quando optar pela Tarifa Branca?

Existem algumas variações de estado para estado sobre os horários considerados fora de ponta, contudo, é aconselhável verificar se é possível transferir grande parte do seu consumo de energia elétrica para os horários fora de ponta.

Se você tiver um comércio ou indústria com equipamentos que não podem ser desligados, é importante analisar o consumo destes equipamentos e ponderar se a mudança do modelo tarifário realmente é válida.

Contudo, se você tiver equipamentos que são ligados circunstancialmente, aderir à Tarifa Branca é uma ótima opção, visto que dessa forma você consegue concentrar o funcionamento destes aparelhos no horário fora de ponta.

Vale ressaltar que, mesmo que haja uma mudança para a Tarifa Branca, o controle com os gastos de energia deve ser redobrado pois, do contrário, você pode acabar consumindo muita energia e acabar aumentando a sua fatura, ao invés de diminuí-la.

Como solicitar a mudança para a Tarifa Branca?

Consumidores de baixa tensão abrangidos nos subgrupos B1, B2 ou B3 ou pertencentes ao grupo A com cobrança grupo B, podem solicitar a mudança para a Tarifa Branca apenas apresentando-se nos postos de atendimento da concessionária da sua região.

Vale ressaltar que esta solicitação só pode ser feita pelo titular da unidade consumidora.

Essa solicitação de mudança é atendida no prazo de 30 dias no caso de unidades consumidoras já existentes. Mas, para novas ligações, o prazo é de 5 dias em área urbana e 10 dias em área rural.

É possível ter um sistema de energia solar e aderir à Tarifa Branca de energia?

Se você já possui um sistema de energia solar e deseja aderir à Tarifa Branca de energia saiba que este procedimento é possível e funciona exatamente igual aos demais consumidores.

Aderindo à Tarifa Branca e ao sistema de energia solar você pode gerar ainda mais economia na sua conta de luz!

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.