O guia completo sobre sistemas fotovoltaicos!

Você quer entender tudo sobre os sistemas fotovoltaicos: o que é, quais seus benefícios, o preço de instalação de um sistema fotovoltaico, os tipos e muito mais? Nesse guia completo, a Sunlight te explica!

sistemas-fotovoltaicos

Os sistemas fotovoltaicos são sistemas de painel solar comumente usados na geração de energia solar. Os sistemas fotovoltaicos convertem a luz solar diretamente em eletricidade. As células solares são feitas de semicondutores, como o silício, que absorvem a luz do sol e a convertem em eletricidade.

As células solares são conectadas eletricamente e agrupadas em uma estrutura comumente conhecida como painel solar. Quando você conecta vários painéis solares, eles formam um sistema fotovoltaico. E, finalmente, quando você adiciona o cabeamento, suportes, inversor e assim por diante, todo o sistema forma seu sistema de painel solar.

Na instalação de um sistema fotovoltaico os condutores elétricos são fixados aos terminais positivo e negativo, formando assim um circuito elétrico. A partir daí, os elétrons podem ser capturados na forma de uma corrente elétrica (eletricidade). Essa corrente, junto com a voltagem da célula (que é resultado de seu campo ou campos elétricos embutidos), define a potência que a célula solar pode produzir, e é como os painéis solares convertem a luz do sol em eletricidade.

O que são sistemas fotovoltaicos e como funcionam

Os sistemas fotovoltaicos (sistemas fotovoltaicos) são uma tecnologia de energia renovável que transforma a energia do sol em eletricidade usando a energia fotovoltaica. Esses fotovoltaicos, também conhecidos como painéis solares, fornecem uma solução confiável de energia verde.

Um sistema fotovoltaico solar é uma opção sustentável e de baixa manutenção para quem deseja contribuir de maneira sustentável para um ambiente mais verde, pois este sistema não causa poluição ou emissões e tem inúmeras vantagens.

Os sistemas fotovoltaicos usam células fotovoltaicas para absorver energia solar da luz do sol e convertê-la em eletricidade de corrente contínua. O reflexo da luz do sol criará um campo elétrico nos sistemas fotovoltaicos, fazendo com que a eletricidade flua.

A eletricidade será transportada para um inversor, que converterá essa corrente contínua de energia em corrente alternada. Essa corrente contínua é o tipo de eletricidade usado para os aparelhos elétricos da sua casa, também conhecida como carga de corrente alternada.

Componentes dos sistemas fotovoltaicos

Os sistemas fotovoltaicos geralmente consistem em seis componentes individuais: o painel fotovoltaico solar, um controlador de carga, um banco de baterias, um inversor, um medidor de serviço público e uma rede elétrica. A instalação correta de todos esses componentes determina a eficiência dos painéis solares.

No entanto, um controlador de carga e um banco de bateria são opcionais. Embora estes dois componentes o ajudem a armazenar e, como tal, a tirar melhor partido da eletricidade gerada, podem também aumentar o preço total da instalação fotovoltaica.

Mesmo que os painéis fotovoltaicos produzam energia quando são expostos à luz solar, os outros componentes são necessários para converter, distribuir e armazenar adequadamente a energia produzida pelos painéis solares.

Sistemas fotovoltaicos conectados à rede vs. independentes

Os sistemas conectados à rede fazem uso da rede elétrica local para garantir que você nunca fique sem eletricidade. Se o seu sistema de painel solar doméstico gerar mais eletricidade do que sua casa necessita em um dia, esse fator de gerar energia excedente não é um problema, pois a mesma pode ser exportada de volta para a rede local. Por outro lado, se você precisar de mais eletricidade do que os painéis solares geram, a rede pode fornecer isso.

Os sistemas fotovoltaicos autônomos não são conectados à rede, mas, em vez disso, carregam um sistema de bateria solar. Essas baterias armazenam a eletricidade gerada por seus painéis. Para operar seus aparelhos, a eletricidade armazenada dessas baterias será usada. Os sistemas autônomos são usados em áreas que não podem ser conectadas a uma rede e geralmente são mais caros do que os sistemas conectados à rede porque as baterias solares ainda tem um custo muito alto.

Custo dos sistemas fotovoltaicos

Uma vez que os custos do sistema solar fotovoltaico podem variar dependendo de muitos fatores diferentes, não existe um preço único, mas sim uma ampla gama de opções e custos. O custo de instalação de painéis solares depende principalmente do tamanho, inclinação e condição de seu telhado e da quantidade de eletricidade necessária para sua casa.

Graças a uma quantidade crescente de novas tecnologias e fabricação mais barata, o custo de instalação de sistemas fotovoltaicos solares diminuiu muito nos últimos anos.

Custo do Armazenamento

Os preços dos bancos de baterias solares dependem principalmente de sua capacidade, vida útil e material. A capacidade das baterias solares geralmente varia de 1 kWh a 14 kWh, dependendo do tamanho de armazenamento desejado.

Além disso, a maioria dos sistemas fotovoltaicos tem capacidade de armazenamento de 1 a 5 dias. Decida quantos dias de energia armazenada você precisaria para sua casa e quanta eletricidade seu sistema fotovoltaico é capaz de gerar e armazenar.

Você quer contar com a rede elétrica e usar combustíveis fósseis como reserva ou quer que sua casa seja alimentada apenas por energia renovável?  Considere esses fatores ao decidir que tipo e tamanho de banco de bateria você irá escolher, para acompanhar os seus sistemas fotovoltaicos.

Outros fatores a se considerar antes da compra

Além dos componentes dos sistemas fotovoltaicos mencionados acima, existem alguns outros custos a serem considerados, como o sistema de montagem do módulo fotovoltaico e um gerador de backup opcional para sistemas fora da rede.

Além disso, ao comprar um sistema fotovoltaico, é importante ter em mente os custos de substituição do inversor solar fotovoltaico. O painel solar médio tem uma vida útil de 25 anos, enquanto um inversor precisará ser substituído após 10 ou 15 anos. O mesmo vale para o banco de baterias, que precisará ser substituído após 5 ou 15 anos, dependendo de quão intensamente foi usado e quão bem cuidado esteve, te ajudando com a redução na conta de luz durante esse período.

Conclusão

Instalar sistemas fotovoltaicos em sua casa é um investimento que não só melhora a qualidade do seu dia a dia , mas também diminui o impacto ambiental da geração de energia elétrica da sua casa, outro ponto importante a se observar as diferenças entre os sistemas on grid e sistemas off grid.

No entanto, encontrar os sistemas fotovoltaicos certos para a sua casa não é fácil. O investimento em energia fotovoltaica é bastante significativo e muitos fatores devem ser levados em consideração. Portanto, é importante examinar cuidadosamente suas opções e os diferentes fornecedores, bem como os custos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.