Sistema fotovoltaico residencial: como funciona?

Um sistema fotovoltaico residencial é seguro? Como funciona? Realmente economiza até 95% da sua conta de luz? Confira isso e muito mais no nosso guia completo!

sistema-fotovoltaico-residencial

Não é fácil lidar com as diversas informações sobre o sistema solar voltaico, principalmente se é um iniciante neste assunto que diz respeito a corrente elétrica e como é a geração de energia. Afinal, como saber tantos detalhes logo de início para não ficar perdido com o assunto na roda de amigos ou até mesmo na faculdade?

Ao longo deste artigo vamos falar todos os mínimos detalhes acerca disso para que não fique perdido e tão pouco com dúvidas. Desde as placas fotovoltaicas e seu custo final até o consumo de energia e instalações do sistema.

O que é o sistema solar fotovoltaico?

O sistema solar fotovoltaico é um sistema solar que visa gerar energia através da luz e calor do sol. É através dos painéis solares que geram energia e, o melhor, esse é um método de geração de energia limpa, renovável, sustentável e econômico.

Vantagens de instalar um sistema solar fotovoltaico

Pode parecer simples um sistema solar fotovoltaico em casa, afinal a instalação é tão tranquila quanto suas vantagens. Mas, poucos sabem sobre as vantagens deste sistema solar, como:

  • Sustentável, não prejudica o meio ambiente com métodos invasivos de geração de energia elétrica, como o caso da energia convencional dos fósseis;
  • Econômica, ao adquirir o produto mantê-lo é bem mais barato, por causa da conta de luz e ar condicionado que vem muito mais barata no fim do mês;
  • Versátil, esse tipo de energia poderá ser utilizado tanto em residências quanto em grandes e médias indústrias;
  • Pode ser usada à noite e em períodos chuvosos e com neblina.

Pode parecer vantagens óbvias, porém poucos sabem que essa energia solar pode ser utilizada à noite através do uso de armazenamento de baterias.

Desvantagens da energia solar fotovoltaica

Algumas poucas desvantagens também devem ser ditas para que possa analisar ao adquiri-la ou não, como:

  • Alto custo para adquirir os equipamentos;
  • Equipamentos de ponta devem ser exportados, por exemplo, a bateria mais eficaz e duradoura é a de íon-lítio que é vendida apenas no exterior;

Além disso, há uma série de fatores que devem ser avaliados, como um técnico especializado para instalar as placas fotovoltaicas ou se você mesmo será capaz de instalar estes painéis solares e a bateria.

Como instalar um sistema solar fotovoltaico?

Para que possa ocorrer a implementação do sistema solar fotovoltaico em sua residência ou indústria, saiba que precisará fazer um planejamento de energia fotovoltaica que consiste em entender e dimensionar os espaços e quanto consome de energia elétrica para que o custo final seja apenas o necessário e não um gasto sem vantagem.

  • Analise sua conta de luz, é através dela que irá saber quanto consome de energia e poderá usar a energia solar fotovoltaica. Poderá analisar em “consumo” e “medido” na conta de luz;
  • Simule o custo da instalação desta energia fotovoltaica residencial, faça essa simulação em simuladores de empresas especializadas, como a Sunlight para que não calcule de forma equívoca;
  • Faça seu orçamento e projeto de sistema solar de energia fotovoltaica, a instalação de um sistema não é tão difícil quanto parece, mas sem os conhecimentos necessários, será. Portanto, faça seu orçamento e projeto de quanto tudo custará para não ocorrer infortúnios;
  • Após estas dicas, vamos começar com o passo a passo da instalação feita pelo engenheiro ou técnico responsável:
  • Prepare o kit de instalação do sistema fotovoltaico;
  • Prepare o local onde tudo será instalado;
  • Instale os suportes dos painéis solares em telhados, sendo de barro o procedimento será colocar as telhas e parafusar os painéis nos locais certos. Enquanto, o telhado de metal o painel é aparafusado no próprio ambiente metálico, o que evitará infiltrações;
  • Instale os trilhos onde as placas fotovoltaicas (painéis) serão fixadas;
  • Coloque as placas sobre os trilhos e conecte os cabos;
  • Conecte as placas solares no inversor solar e instale o inversor solar na rede elétrica de sua residência ou indústria; sendo este último passo realizado apenas pelo eletricista que será o profissional capacitado para avaliar essas questões em caso de manter a qualidade do serviço disponibilizado.

Após a instalação usufrua de seu da nova energia elétrica do seu lar.

Por que não devo instalar o sistema fotovoltaico sem qualificação profissional?

O sistema solar fotovoltaico apesar de parecer simples, há diversos detalhes que devem ser atendidos.

É recomendado que confie e desfrute dos serviços disponibilizados por profissionais capacitados e empresas especialistas para que todo o projeto seja eficaz.

É importante que não dê prejuízos por conta da ausência de conhecimento, má instalação ou equipamentos que não são consistentes com determinados materiais.

Afinal, o custo com os materiais e os profissionais apesar de relativamente altos ou até mesmo, suficientes, é preferível que não tenha que gastar o dobro de um gasto por conta de uma “teimosia” em instalar o que ainda não é capaz por si próprio.

Há vários acidentes que podem ocorrer durante a instalação sem que tenha conhecimento prévio, como:

  • Dano nos materiais;
  • Mal planejamento e dimensionamento do local;
  • Choque elétrico.

É comum que ocorram choques elétricos por conta da falta de conhecimento, portanto não tema contratar um eletricista para ajudar na fase elétrica da instalação.

Um engenheiro também é importante para que, ao notar alguma normalidade que você habitualmente não notaria, possa evitar uma catástrofe maior.

As “catástrofes maiores”, entretanto, são as financeiras. Ao ocorrer uma má instalação, terá que arcar com novos equipamentos ou até mesmo uma nova fiação.

Se o intuito for além de ajudar o planeta for economizar, então deverá contar com bons profissionais para não ter que sofrer com os gastos exorbitantes que, um mal planejamento ocasiona.

Portanto, se possui dúvidas de instalações, qualidades dos equipamentos e se o local onde vive ou trabalha é qualificado para a energia fotovoltaica.

Afinal, o off-grid não estará ao seu dispor se você não manuseá-lo da forma correta.

Quaisquer dúvidas sobre o que deve ser feito, entre em contato com a empresa especialista Sunlight que está sempre disponível para você, desde orçamento até a retirada de dúvidas mais curiosas que possa guardar consigo.

Não perca tempo e adote o sistema solar fotovoltaico no seu dia a dia!

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.