Sistema fotovoltaico off grid: qual o preço?

Você está procurando se instalar um sistema fotovoltaico e quer saber o preço de um sistema off grid? Qual o preço da independência elétrica e da geração de energia sustentável? Vem com a gente!

sistema-fotovoltaico-off-grid-preco

Quando falamos de energia solar, estamos falando de uma energia alternativa, renovável e sustentável que opera usando a luz solar como fonte de energia. Ela pode ser utilizada para diferentes tecnologias, tais como a energia heliotérmica, energia solar fotovoltaica e aquecimento solar.

Muito comumente associada à energia solar, a energia fotovoltaica é a geração de energia elétrica com o uso da luz do sol como fonte de energia. Logo, podemos dizer que os dois termos significam a mesma coisa.

A energia solar é uma forma de gerar energia limpa que não causa danos à natureza e com um grande aproveitamento pois o calor e a luz solar são fontes eficazes e promissoras no mundo.

A energia do sol é considerada inesgotável e seu potencial de energia é excelente quando comparado a outras fontes de energia.

Quais as vantagens da energia solar?

Que a energia solar é uma energia limpa e barata, você já deve estar cansado de saber. Mas ela apresenta diversas outras vantagens.

Dentre elas podemos destacar a pouca exigência de manutenção, a economia na conta de luz, a vida útil longa e, principalmente, a valorização do imóvel.

E, embora muitas pessoas optem por não adquirir energia solar em suas residências por focarem no custo alto de sua aquisição, precisamos ressaltar que a economia gerada pelo sistema de energia solar que será instalado em sua residência compensará o gasto e te trará rápido retorno do investimento feito.

Quais os tipos de energia solar?

Existem três tipos de energia solar e, antes de você descobrir o custo do sistema fotovoltaico off grid, vamos te apresentar cada uma delas.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a forma mais comum e viável de usar a energia solar em residências e comércios. Sua captação e geração dependem de placas solares que são desenvolvidas em materiais semicondutores, inversor solar que basicamente transforma a energia captada em uma corrente elétrica contínua, a estrutura de fixação que é parte fundamental do sistema e os cabos e conectores que entremeiam o sistema a fim de movimentar a corrente de forma adequada.

Embora possam ou não ter uma bateria acoplada a fim de armazenar a energia captada, as placas fotovoltaicas fazem o processo de conversão da energia solar em energia elétrica.

Sendo os mais utilizados em todo o mundo e os mais viáveis financeiramente, os sistemas fotovoltaicos on-grid (“na rede”) são conectados à rede elétrica convencional e podem resultar em uma economia de até 95% do consumo da sua energia.

Já o sistema off-grid (“fora da rede”) é o menos utilizado pois, além de requerer muita manutenção por conta das baterias, seu custo é bastante elevado pois o mesmo utiliza bateria com capacidade de armazenamento e, por isso, precisa estocar energia. É o sistema ideal para locais mais afastados que não contam com uma rede de energia elétrica.

Energia fototérmica

A energia solar fototérmica é usada para esquentar água e gases. Contudo, por se tratar de um processo muito mais complexo que os demais, este método é utilizado somente em processos industriais.

Esse tipo de energia usa placas solares que podem ser chamadas de Placa Solar de Aquecimento que absorvem a energia térmica da radiação solar e a transfere em água ou outros fluidos para um reservatório térmico que mantém a temperatura até que o mesmo seja utilizado.

Energia heliotérmica

Na energia heliotérmica o calor do sol é captado e acondicionado para só depois ser transformado em energia solar mecânica e, finalmente, em eletricidade. Este, inclusive, é o motivo pelo qual a energia heliotérmica é oriunda dos raios solares de maneira indireta.

Além de se tratar de uma fonte de energia limpa e renovável, a energia heliotérmica não produz gases nocivos ao meio ambiente.

Vale a pena instalar um sistema fotovoltaico off-grid?

Esse tipo de sistema, quando comparado ao sistema fotovoltaico on-grid, não é indicado para casas, grandes centros comerciais, fábricas, indústrias, estágios e outros locais urbanos.

Isso porque, além de seu investimento ser consideravelmente maior, utiliza baterias, o que aumenta o número de dejetos descartados no meio ambiente.

Contudo, é o sistema ideal para fazendas, sítios e chácaras localizadas em locais remotos que sofrem com a escassez de fornecimento de energia elétrica visto que é um sistema autônomo que funciona à parte da rede elétrica.

Por isso, investindo na instalação de um sistema fotovoltaico off-grid você fica livre dos aumentos tarifários constantes e adquire um sistema isolado da rede.

Mas afinal, quanto custa o sistema fotovoltaico off-grid?

Para saber quanto custa o sistema fotovoltaico off-grid é preciso entender como são realizados os cálculos dos itens de energia solar.

O preço do seu sistema fotovoltaico off-grid levará em consideração fatores como a quantidade de maquinários disponíveis no local, quais tipos de energia serão direcionadas e, principalmente, informações a respeito da capacidade energética.

A estrutura do equipamento que será adquirido também é levada em consideração, por isso a potência da bateria, dimensionamentos necessários, o porte, a quantidade de módulos necessários e a utilização também são fatores que são levados em consideração e que podem alterar significativamente o custo do seu sistema fotovoltaico off-grid.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.