Tudo que você precisa saber sobre o sistema fotovoltaico off-grid

Você já ouviu falar sobre o sistema fotovoltaico off grid? Você sabe a diferença entre o sistema fotovoltaico off grid, on grid e híbrido? Entenda mais no guia completo!

sistema-fotovoltaico-off-grid

Quando falamos de sistema solar fotovoltaico off grid, poucos sabem do que estamos realmente falando. Durante o assunto diversas dúvidas surgem por conta da falta de informação divulgada tanto pela mídia quanto em redes de ensino básico. O que é compreensível, visto que, não são todos que se interessam pela variedade de fontes de energia, não é?

Mas, ao longo deste artigo vamos falar todos os mínimos detalhes sobre este tipo de fonte de energia, como a geração de energia, sistema fotovoltaico off e on.

O que é sistema fotovoltaico off-grid?

O sistema fotovoltaico off-grid é um tipo de energia solar que atende à demanda de locais remotos, ou seja, locais que não possuem acesso à rede elétrica.

Mas, não se engane, quem reside ou trabalha em locais urbanos e que possuem acesso à rede elétrica também podem adotar o sistema fotovoltaico em seu dia a dia.

O sistema off-grid, também é conhecido por “sistema fotovoltaico” isolado, isso se dá por conta de estar fora da conexão à rede elétrica.

O que é sistema fotovoltaico on-grid?

Ao contrário do sistema off-grid, o sistema de energia fotovoltaica on grid significa conectado à rede elétrica.

Antes de 1970, os sistemas off-grid eram os únicos que existiam, afinal sua finalidade era levar energia aos locais isolados.

O sistema fotovoltaico on-grid surgiu posteriormente para atender as novas tecnologias da época que surgiram, como os painéis solares e uma nova geração de energia que, não precisaria da fonte de energia convencional e que, é considerada suja e pouco sustentável para o meio ambiente.

O que a energia solar fotovoltaica proporciona?

Inicialmente você pensará que ela é apenas uma alternativa limpa e simples, porém ela é muito mais que isso. O sistema solar fotovoltaico off-grid e o on-grid, evoluiu desde aquela década onde começou a surgir:

  • Baterias para armazenamento de energia;
  • Conectores à rede elétrica;
  • Painéis solares eficientes;
  • Inversores e controladores de carga.

A energia fotovoltaica proporciona a experiência de customizar e elevar a qualidade de seu consumo e energia sustentável.

Como é gerada a energia off-grid?

Para poder explicar como é gerada a energia fotovoltaica, vamos explicar a estrutura do sistema off grid que, atualmente, é utilizado apenas para os locais que estão fora de conexão à rede elétrica.

Este sistema conta com:

  • Conjunto de placas solares fotovoltaicas, essas placas (ou painéis solares) são responsáveis por captar toda radiação, calor solar e luz e converter em energia elétrica;
  • Baterias, as baterias que compõem este sistema são responsáveis por armazenar a energia elétrica que é convertida, permitindo que seja utilizada a noite ou em qualquer momento;
  • Controladores de carga, é o equipamento eletroeletrônico que gerencia a carga das baterias, em alguns casos, gerencia a energia utilizada pelos aparelhos dentro da residência ou indústria;
  • Inversor solar, considerado um equipamento autônomo, é o responsável pela transformação da corrente elétrica contínua gerada pelas placas solares e armazenada pelas baterias em corrente alternada. O que possibilita a utilização desta energia em equipamentos feitos para operar ligados a uma conexão de rede elétrica.

Detalhe: Se o equipamento trabalha apenas em corrente contínua, como o caso dos aparelhos de telecomunicação, não é preciso que se utilize um inversor autônomo no sistema fotovoltaico off-grid (isolado). Ou seja, não é obrigatório, mas contém esse componente.

Vantagens do sistema solar off-grid

Além de garantir energia para os locais remotos, vale a pena destacar outros atributos, como:

  • Fonte de energia limpa e sustentável por vir do sol;
  • Seu funcionamento é silencioso e confiável;
  • Armazenamento da energia em baterias, o que evita sua interrupção;
  • Fácil instalação;
  • Sistema de manuseamento com interruptores dentro da residência ou indústria.
  • Economia com o consumo;
  • Utilização da energia até mesmo a noite ou em períodos nublados e chuvosos.

Apesar destas características parecer óbvias, poucas pessoas recordam das suas principais vantagens. Os aparelhos que compõem este sistema também estão cada vez mais avançados e, permitem segurança em seu manuseio e manutenção.

Desvantagens da energia solar fotovoltaica off-grid

Todo produto possui características que não são vantajosas, mas é preciso saber essas informações para que não tome uma decisão que mais tarde tornará sua vida uma dificuldade.

  • Não é recomendado que instale o sistema off grid em locais urbanos;
  • Valor mais caro do que o sistema on-grid;
  • Funcionamento depende das baterias;
  • Menor eficiência energética.

É claro que, as desvantagens apresentadas acima devem ser levadas em conta para que se possa decidir se vale a pena adquirir.

Afinal, se você mora em locais que são conectados à rede elétrica, mas quer uma fonte de energia sustentável e econômica, opte pela opção do sistema solar fotovoltaico on-grid.

Curiosidades sobre a energia solar off-grid

A energia solar fotovoltaica utiliza o bombeamento de água?

Sim, é chamada de bomba solar. Seu abastecimento é pela energia do sol que é retirada dos painéis solares fotovoltaicos. A eletrificação é simples. Um exemplo para isso, é que as bombas convencionais contam com geração da energia elétrica de uma rede e o gerador, enquanto que a bomba solar é a luz do sol que o painel solar capta.

A instalação deve ser feita apenas por profissionais?

É recomendado que seja feita a instalação e manutenção apenas por profissionais capacitados e empresas especialistas que poderão auxiliar você em todo o procedimento, como retirada de dúvidas e informar algum equívoco que possa ter ocorrido em algum momento.

Como saber quanto irei gastar com os serviços ou equipamentos?

Com uma rápida pesquisa na internet poderá ter uma breve noção do valor, mas não será exato. A empresa especialista recomendada é a Sunlight que conta com os melhores profissionais e está apta a tirar dúvidas, fazer planejamentos sobre o sistema fotovoltaico  e, principalmente, realizar a instalação de todos os equipamentos necessários para cada caso de estilo de vida que você está habituado.

Através destas informações poderá ter certeza sobre o que é o sistema solar fotovoltaico off-grid e algumas poucas informações sobre o on grid. Portanto, não tenha receio de adotar uma fonte econômica e limpa como rede de consumo de energia elétrica.

Site produzido por Digitalize Now.