Quanto custa o sistema fotovoltaico offgrid?

Você está interessado em um sistema elétrico independente na sua casa, para que sua energia nunca acabe? Vem ser sustentável e entender como funciona com a Sunlight!

quanto-custa-o-sistema-fotovoltaico-offgrid

Cada vez mais a energia solar tem caído no gosto do povo e tem marcado presença em residências, comércios, indústrias, áreas rurais e, principalmente, na geração de energia elétrica por meio de usinas solares. Trata-se de uma energia alternativa, limpa e renovável que, além de tudo, é uma ótima opção para as pessoas que desejam uma maior economia em suas contas de luz.

A energia solar funciona baseada em placas solares que captam a luz, utilizando o calor dos raios solares para gerar eletricidade ou aquecer líquidos.

Existem três tipos de energia solar e, antes de você descobrir o custo do sistema fotovoltaico off grid, vamos te apresentar cada uma delas.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a forma mais comum e viável de usar a energia solar em residências e comércios. Sua captação e geração dependem de placas solares que são desenvolvidas em materiais semicondutores, inversor solar que basicamente transforma a energia captada em uma corrente elétrica contínua, a estrutura de fixação que é parte fundamental do sistema e os cabos e conectores que entremeiam o sistema a fim de movimentar a corrente de forma adequada.

Embora possam ou não ter uma bateria acoplada a fim de armazenar a energia captada, as placas fotovoltaicas fazem o processo de conversão da energia solar em energia elétrica.

Sendo os mais utilizados em todo o mundo e os mais viáveis financeiramente, os sistemas fotovoltaicos on-grid (“na rede”) são conectados à rede elétrica convencional e podem resultar em uma economia de até 95% do consumo da sua energia.

Já o sistema off-grid (“fora da rede”) é o menos utilizado pois, além de requerer muita manutenção por conta das baterias, seu custo é bastante elevado pois o mesmo utiliza bateria com capacidade de armazenamento e, por isso, precisa estocar energia.

É o sistema ideal para locais mais afastados que não contam com uma rede de energia elétrica.

Energia fototérmica

A energia solar fototérmica é usada para esquentar água e gases. Contudo, por se tratar de um processo muito mais complexo que os demais, este método é utilizado somente em processos industriais.

Esse tipo de energia usa placas solares que podem ser chamadas de Placa Solar de Aquecimento que absorvem a energia térmica da radiação solar e a transfere em água ou outros fluidos para um reservatório térmico que mantém a temperatura até que o mesmo seja utilizado.

Energia heliotérmica

Na energia heliotérmica o calor do sol é captado e acondicionado para só depois ser transformado em energia solar mecânica e, finalmente, em eletricidade. Este, inclusive, é o motivo pelo qual a energia heliotérmica é oriunda dos raios solares de maneira indireta.

Além de se tratar de uma fonte de energia limpa e renovável, a energia heliotérmica não produz gases nocivos ao meio ambiente.

Mas, afinal, quais as vantagens do sistema fotovoltaico off-grid?

O sistema fotovoltaico off-grid apresenta diversos benefícios, dentre eles podemos destacar a instalação em locais onde a rede elétrica convencional não alcança, o seu sistema de armazenamento de energia e seu funcionamento noturno, desde que haja energia armazenada.

Qual o sistema de energia solar ideal?

No momento de escolher o sistema de energia solar ideal para abastecer a sua casa, é preciso levar em consideração diversos fatores.

Vale ressaltar que, o sistema fotovoltaico off-grid, é mais indicado para instalação em locais que não possuem fornecimento de rede elétrica convencional visto que seu custo é mais alto que o sistema fotovoltaico on-grid e suas peças possuem vida útil menor.

Contudo, ambos apresentam vantagens e desvantagens. Por isso se faz necessário entender as suas reais necessidades e, principalmente, o seu tipo de imóvel.

Mas afinal, quanto custa o sistema fotovoltaico off-grid?

Para saber quanto custa o sistema fotovoltaico off-grid é preciso entender como são realizados os cálculos dos itens de energia solar.

O preço do seu sistema fotovoltaico off-grid levará em consideração fatores como a quantidade de maquinários disponíveis no local, quais tipos de energia serão direcionadas e, principalmente, informações a respeito da capacidade energética.

A estrutura do equipamento que será adquirido também é levada em consideração, por isso a potência da bateria, dimensionamentos necessários, o porte, a quantidade de módulos necessários e a utilização também são fatores que são levados em consideração e que podem alterar significativamente o custo do seu sistema fotovoltaico off-grid.

Vale a pena instalar um sistema fotovoltaico off-grid?

Esse tipo de sistema, quando comparado ao sistema fotovoltaico on-grid, não é indicado para casas, grandes centros comerciais, fábricas, indústrias, estágios e outros locais urbanos.

Isso porque, além de seu investimento ser consideravelmente maior, utiliza baterias, o que aumenta o número de dejetos descartados no meio ambiente.

Contudo, é o sistema ideal para fazendas, sítios e chácaras localizadas em locais remotos que sofrem com a escassez de fornecimento de energia elétrica visto que é um sistema autônomo que funciona à parte da rede elétrica.

Por isso, investindo na instalação de um sistema fotovoltaico off-grid você fica livre dos aumentos tarifários constantes e adquire um sistema isolado da rede.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.