Quais são os benefícios da energia solar?

Você quer entender quais os benefícios da energia solar para fazer um comparativo com o investimento? Clique aqui e saiba tudo que você precisa sobre o tema!

quais-os-beneficios-da-energia-solar

Resumidamente, a energia solar é uma energia elétrica. Ela utiliza como fonte a luz solar. Portanto, a geração de energia solar é uma opção sustentável que pode ser utilizada tanto para geração de energia elétrica (energia fotovoltaica) ou para aquecimento de água (energia solar térmica). Ambas as opções são fontes de energia renováveis.

A energia solar é uma alternativa interessante para utilização em indústrias, comércios e residências.

O que são fontes de energia renováveis?

As fontes de energia renováveis são recursos naturais como o sol que são utilizados para geração de energia elétrica. Já as fontes de energia não renováveis são fontes que não se renovam na natureza como o petróleo.

Sistemas de energia solar

Existem atualmente dois tipos de energia solar. Confira ambos:

1.  Energia solar fotovoltaica

Na tecnologia fotovoltaica a geração de energia elétrica é feita pela conversão de raios solares em eletricidade.  O progresso de tal tecnologia está favorecendo sua demanda. Cada vez mais a energia solar fotovoltaica é viável, de baixo custo e precisa de pouca manutenção.

Os painéis solares que são placas utilizadas para converter a luz do sol em energia elétrica são azulados ou pretos. Eles são instalados em conjuntos chamados de sistemas fotovoltaicos. Tudo isso para gerar eletricidade e diminuir a conta de luz.

Existem três tipos diferentes de energia solar fotovoltaica.

1. Sistema de energia solar conectado à rede de energia elétrica chamado de on-grid

Tal sistema fotovoltaico é conectado também na rede de energia elétrica. Se por acaso a energia solar fotovoltaica não for produzida ainda é possível utilizar a rede da distribuidora.  

2. Sistema fotovoltaico isolado ou autônomo conhecido como off-grid

Esse sistema é totalmente autônomo da rede elétrica e funciona através de baterias que armazenam eletricidade. A energia das baterias é utilizada em períodos sem sol.

3. Sistema de energia solar híbrido

O sistema híbrido é uma junção do on-grid e off-grid. Ele está conectado à rede elétrica de energia e também possui baterias. Caso as baterias estejam carregando e não tenha sol, ele passa a utilizar a energia da rede elétrica.

2. Energia solar térmica

O segundo tipo de sistema de energia solar é a energia solar térmica. Ela utiliza o calor do sol para aquecer água. Os coletores de energia solar estão em sistemas térmicos e captam a luz solar para transferir o calor para a água. O processo também pode ser realizado com tubos a vácuo.

A utilização da energia solar térmica serve normalmente para aquecer água do banho ou em processos industriais. Mesmo que os dias sejam chuvosos, a energia solar térmica também funciona. Os aquecedores solares possuem uma resistência elétrica ou um aquecedor de gás para atingir a temperatura ideal da água mesmo em dias frios em que o sol não aparece.

A energia solar térmica é utilizada principalmente para aquecer água do banho, aquecimento de água para indústrias e aquecimento de água para refrigeração.

Principais benefícios da energia solar

Agora que você já conhece os dois sistemas de energia solar mais implantados é hora de entender seus benefícios.

Benefícios da energia solar fotovoltaica

A fonte de energia fotovoltaica só tem vantagens para sua residência, indústria ou empresa.

1. Preservação do meio ambiente

A energia solar é uma forma sustentável e não polui o meio ambiente. Ela não produz gases de efeito estufa nem resíduos poluentes. Por isso é sustentável também, já que ela é gerada a partir de elementos naturais que são os raios solares. A energia solar fotovoltaica não causa impacto negativo ao meio ambiente.

2. Redução de custos

O uso da energia solar fotovoltaica reduz entre 50% a 95% o valor da conta de luz. A instalação ainda tem perspectiva de vida de 25 anos. Dessa forma o custo da instalação dessa fonte de energia vai se pagando gradualmente com a redução de custos na sua conta de luz. Portanto é um investimento que tem retorno rápido.

3. A manutenção é mínima

A manutenção preventiva de um sistema de energia solar fotovoltaico é a limpeza periódica dos painéis solares apenas. Isso é realizado para o sistema não perder sua eficiência e manter a vida útil de 25 anos. É necessário que os painéis sejam higienizados para tirar o acúmulo de dejetos de aves, folhas, falhos e poeira.

A manutenção varia de três em três anos. Pode ser necessária a realização de dois em dois anos também. Tudo depende da região em que o sistema está instalado. A chuva também é uma aliada e remove as impurezas dos módulos fotovoltaicos.

4. Valorização do imóvel

Com a produção de energia pelo sistema de energia solar fotovoltaico em uma residência faz aumentar o valor dela no mercado imobiliário. Isso ocorre porque ela está mais eficiente em termos de energia elétrica. Portanto a implantação desse sistema de captação de energia solar agrega valor ao seu imóvel que é somado caso você decida vender sua residência.

Benefícios da energia solar térmica

A energia solar térmica que serve para aquecer a água também tem seus benefícios.

1. Energia renovável

Assim como a energia solar fotovoltaica, o aquecimento da água através da energia solar térmica não emite gases poluentes para o meio ambiente. Por fim, ela também é uma energia renovável. Isso significa que ela utiliza uma fonte natural e abundante que são apenas os raios solares para o aquecimento da água.

2. Mais economia

Como a fonte para aquecer a água é inesgotável e natural, a opção de energia solar térmica tem menos custo. O investimento inicial é rapidamente recuperado e a vida útil deste sistema também é de 25 anos aproximadamente.

3. Adaptável para várias localidades

A energia solar térmica não precisa estar conectada a nenhuma linha de transmissão. Isso significa que ela é acessível para todas as regiões. Ela só precisa de sol para funcionar. Qualquer localidade pode desfrutar de água quente e econômica mesmo longe dos centros urbanos. Indústrias de qualquer localidade também podem implementar o sistema.

É possível instalar energia solar em edifícios?

Sim, é possível instalar em apenas um apartamento ou ambiente comercial através da varanda, cobertura ou quintal, bem como também é possível fazer a instalação em um edifício inteiro.

Site produzido por Digitalize Now.