Placa solar: para que serve?

Você entende o significado da placa solar fotovoltaica, e para que ela serve no sistema fotovoltaico como um todo? Ela é um dos principais integrantes desse sistema complexo! Confira mais sobre o tema no nosso conteúdo completo!

placa-solar-para-que-serve

A placa solar, ou como é comumente conhecida: placa solar fotovoltaica. É um dos principais itens que integram um sistema de energia solar, essa placa solar é responsável pelo processo de conversão da luz solar em energia elétrica, por meio da captação dos raios ultravioleta, advindos do sol. Aqui, esclarecemos todas as dúvidas sobre esse item.

Placa solar fotovoltaica: O que é?

A placa solar é o aparelho utilizado para realizar a transformação da luz do sol em energia elétrica por meio da captação dos raios do sol. As placas de energia solar fotovoltaicas são compostas por células solares fotovoltaicas, que geralmente são fabricadas em silício.

Célula solar fotovoltaica: O que é?

A célula fotovoltaica é um mecanismo elétrico que possui a capacidade de transformar a luz do sol diretamente em eletricidade, através do efeito fotovoltaico. As células fotovoltaicas são utilizadas em conjunto, fazendo a formação dos módulos fotovoltaicos.

Placa solar: Como funciona?

O funcionamento das placas solares acontece por meio da captação de luz do sol e da transformação em energia elétrica pelas células fotovoltaicas. Portanto, os fótons colidem com os átomos do material semicondutor da placa solar, proporcionando o deslocamento dos elétrons. Daí em diante, a corrente elétrica é gerada, dando origem à energia solar fotovoltaica, que é renovável e limpa.

Placas fotovoltaicas: Tipos

Existem vários tipos de placas solares fotovoltaicas, com inúmeras particularidades, seja pelo material utilizado ou a capacidade, eficiência e tamanho. As placas solares mais utilizadas são as de silício monocristalino, filme fino, silício policristalino, e de silício amorfo.

Qual é a eficiência de uma placa solar?

A capacidade da placa solar de converter energia fotovoltaica em energia elétrica, é simbolizada por um valor em porcentagem que considera o tamanho da placa em metros quadrados.

A incidência de luminosidade e os materiais utilizados na montagem do sistema solar também influenciam a eficiência de uma placa solar. Portanto, é necessário levar em conta a importância de um planejamento adequado para a instalação, bem como os cuidados na escolha dos painéis a fim de conseguir a produtividade esperada.

Quanto tempo dura uma placa fotovoltaica?

A vida útil de um sistema fotovoltaico é de algo em torno de 25 anos e tem 12 anos de garantia, com um processo de instalação simples e manutenção básica durante os anos. No entanto, um painel solar de alta qualidade pode chegar a até 50 anos de durabilidade, com eficiência de 60 por cento na produção de energia elétrica. Deste modo, o tempo de duração muda de acordo com os cuidados sobre ele, desde a limpeza do telhado, limpeza das placas, até cuidado com a concentração de aves, entre outros.

É necessário realizar a manutenção da placa solar?

A instalação dos painéis solares fotovoltaicos tem como ponto crucial a baixa exigência de manutenção. Desse modo, a limpeza das placas solares tem de ser realizadas no mínimo duas vezes por ano em locais mais áridos. Entretanto, em locais com índice de chuva mais elevado, a limpeza pode ser feita meramente uma vez por ano, com a finalidade de manter a elevada performance do sistema fotovoltaico.

Quanta energia uma placa solar é capaz de gerar?

Somente um painel solar com potência de 100W é capaz de produzir, em média, de 12 a 20 kWh por mês. É indispensável observar que sistemas on-grid, que são aqueles conectados à rede, decaem cerca de 20% desse total, enquanto os off-grid, que são aqueles que utilizam baterias, perdem até 35%.  É necessário considerar que, quanto maior a eficiência da placa, maior sua produção de energia elétrica será.

Placa Solar: Instalação

A instalação das placas solares necessita ser realizada preferencialmente por profissionais qualificados, que além de possuir as ferramentas adequadas, possuem também o conhecimento e a experiência necessários para assegurar uma instalação tranquila e correta, livre de problemas futuros.

Placa de energia solar: Qual a melhor?

A escolha da placa de energia solar com mais deve ser baseada no seu nível de eficiência, modelo e fabricante. Assim, um painel solar mais eficiente pode ser encontrado com eficiência acima de 20%, de preferência com módulos monocristalinos, que são mais eficazes em relação aos policristalinos.

Embora haja custos para manutenção, um painel solar qualificado possui uma eficiência que gira em torno dos 22,5%, proporcionando uma alta taxa de produção de energia em menores áreas, sendo ideal para imóveis menores, sem tanto espaço para a instalação do sistema fotovoltaico.

Quanto custa instalar uma placa fotovoltaica?

Os custos de um sistema solar fotovoltaico completo podem ser estipulados de forma fácil, com uso de algumas informações simples. O custo de instalação oscila bastante de acordo com cada empresa ou região do Brasil. É por isso que vale a pena pesquisar muito as opções disponíveis na hora de procurar sobre processos de instalação de placas fotovoltaicas.

Placa de energia solar: Como escolher?

Para fazer a escolha certa, alguns fatores, como eficiência do painel solar, resistência máxima, fabricante, tamanho, garantia, tipo entre outros, devem ser avaliados. Assim, painéis solares de custo mais elevado devem ser considerados, pois apesar do preço um pouco mais elevado, podem oferecer maior qualidade e eficiência, além de uma instalação mais simples e rápida.

De quantas placas solares preciso?

Para uma residência, a quantidade de painéis solares precisos muda de acordo com a região onde será feita a instalação. Desta forma, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, são utilizados, ao em torno de 7 painéis solares. Enquanto isso, na região Sul, devido às baixas temperaturas e menor incidência de luz solar, 8 painéis solares são um número razoável para a instalação no telhado.

Conclusão

As placas solares são partes de um sistema solar, que traz inúmeros benefícios para os seus proprietários, a geração da própria energia é algo vantajoso, pois se trata de uma fonte renovável e limpa de produção, ajudando a diminuir os custos da sua conta de luz, é benéfica ou meio ambiente e ainda irá a longo prazo te trazer vantagens financeiras, pois com o passar do tempo a economia feita e a venda da energia excedente gerada, irão compensar todo o investimento.

Site produzido por Digitalize Now.