Painéis solares: para que servem?

Você quer entender para que servem os painéis solares, qual a função deles em um sistema fotovoltaico e se vale a pena instalar painéis solares para gerar energia na sua residência, empresa ou até mesmo propriedade rural? Confere esse conteúdo completo sobre o assunto!

paineis-solares-para-que-servem

Basicamente os painéis solares servem para geração de energia elétrica ou térmica por meio da captação da luz do sol, o que traz inúmeros benefícios, dentre eles a economia financeira.

Sim, apesar de parecerem caros, os custos dos painéis solares podem ser altos no início, mas o dinheiro que você economiza em longo prazo faz com que valha a pena instalar painéis solares em sua casa. Você pode obter eletricidade gratuita com painéis solares, o que pode reduzir significativamente suas contas de serviços públicos.

Portanto, embora o custo de instalação de painéis solares possa parecer um pouco alto, a economia significa que os painéis solares valem a pena. A geração de energia solar apenas não só reduzirá seus custos com eletricidade, mas também ajudará o meio ambiente diminuindo a emissão de carbono.

Como funcionam os painéis solares?

Ao falar sobre painéis solares, é importante distinguir entre dois tipos principais:

  • Painéis fotovoltaicos que produzem eletricidade;
  • Painéis solares térmicos usados para fins de aquecimento;
  • Painéis fotovoltaicos

O sistema fotovoltaico, é um sistema de geração de energia baseado no uso de painéis fotovoltaicos e são comumente usados no mundo. Os sistemas fotovoltaicos têm a capacidade de converter a luz solar captada pelas placas solares diretamente em eletricidade.

As células fotovoltaicas são feitas de semicondutores, como o silício, que absorvem a luz do sol e a convertem em eletricidade.

As células solares são conectadas eletricamente e agrupadas em uma estrutura, comumente conhecida como painel solar. Quando você conecta vários painéis solares, eles formam um painel solar. E, finalmente, quando você adiciona o cabeamento, suportes, inversor e assim por diante, todo o sistema forma seu sistema de painel solar.

Os condutores elétricos são fixados aos terminais positivo e negativo, formando assim um circuito elétrico . A partir daí, os elétrons podem ser capturados na forma de uma corrente elétrica (eletricidade). Essa corrente, junto com a voltagem da célula (que é resultado de seu campo ou campos elétricos embutidos), define a potência (ou potência) que a célula solar pode produzir e é como os painéis solares convertem a luz do sol em eletricidade.

Sistemas fotovoltaicos conectados à rede e independentes

Os sistemas conectados à rede fazem uso da rede elétrica para assegurar que a eletricidade não termine. Se o sistema dos painéis solares tiverem uma produção de energia elétrica maior do que é necessário para um dia, essa energia excedente pode ser devolvida para a rede nacional. Por outro lado, se você precisar de mais eletricidade do que foi produzida pelos painéis, a rede pode fornecer isso.

Os sistemas fotovoltaicos independentes não são ligados à rede, eles funcionam através do carregamento de um sistema de bateria solar. Já as baterias armazenam a energia elétrica produzida por seus painéis. A energia elétrica guardada nas baterias é utilizada para o funcionamento dos seus aparelhos. Os sistemas independentes são usados em locais que não podem ser conectados a uma rede, e normalmente esses sistemas conectados são mais caros devido ao alto valor das baterias solares.

Sistemas de armazenamento de bateria solar

As baterias solares armazenam eletricidade gerada pela energia solar e dão a opção de serem utilizadas durante a noite, quando os painéis solares não estão produzindo eletricidade. É possível fazer uso de baterias solares, elas estando conectadas ou não à rede.

Painéis solares térmicos

Os painéis térmicos solares usam a luz do sol para aquecer a água armazenada em um cilindro, que pode então ser usada para as necessidades de aquecimento de sua casa. Os painéis solares térmicos são montados no telhado, assim como os painéis solares fotovoltaicos, mas têm uma aparência um pouco diferente, pois em vez de células eles têm vários tubos que aquecem a água. Uma tecnologia relacionada são os painéis termodinâmicos, que extraem calor do ar ambiente.

Painéis solares térmicos e termodinâmicos podem ser usados para aquecimento de ambientes, mas geralmente fornecem as necessidades de água quente sanitária das residências. Existem dois tipos básicos de painéis solares térmicos:

Coletores de placa plana: esses dispositivos se parecem muito com painéis solares fotovoltaicos. Eles são compostos por uma superfície absorvente escura, uma tampa transparente, um suporte isolante de calor e, o mais importante, um fluido que transporta o calor do absorvedor para um tanque de água. O absorvedor pode ser feito de diversos materiais, nomeadamente polímeros, cobre, alumínio ou aço. O cobre é o mais caro, mas também é um condutor melhor e mais durável. Os coletores de polímero são indicados para climas mais frios, pois materiais como o silício são muito mais tolerantes ao congelamento do que o metal.

Coletores de tubos evacuados (ou a vácuo): ao contrário dos painéis solares, esses coletores são compostos de vários tubos de vidro através dos quais o fluido de transferência flui. Esses sistemas são mais eficientes do que os painéis planos, especialmente em climas frios, mas perdem eficiência em climas quentes devido ao risco de superaquecimento. Isso ocorre porque os tubos a vácuo evitam a perda de calor, enquanto os painéis planos tendem a perder algum calor. A estrutura de tubo evacuado, com vãos entre os tubos, permite que a neve caia e, assim, minimiza seu impacto na eficiência, uma vez que a falta de calor irradiado torna impossível o derretimento da neve.

Você pode reduzir suas contas de eletricidade com o uso de painéis solares. A eletricidade que você usa quando seus painéis estão ativos é totalmente gratuita e pode resultar em uma economia anual de R$ 900,00 a R$ 2.500,00, mas é claro que pode variar de casa para casa.

No geral, quanto você pode economizar com painéis solares dependerá de alguns fatores:

  • Consumo de eletricidade de sua casa;
  • Se você usa seus aparelhos durante o dia, quando seus painéis estão ativos;
  • A eficiência do seu tipo de painel solar;
  • Se você gera uma receita de esquemas de financiamento de painéis solares;

Você pode gerar um aumento da economia em suas contas usando seus eletrodomésticos (máquina de lavar, lava-louças, etc.) durante o dia, quando seus painéis solares estão ativos. Essas pequenas mudanças podem resultar em grandes economias na conta de energia.

Assim, os painéis solares se mostram uma excelente alternativa a médio e longo prazo, principalmente para aqueles que têm um gasto muito alto com energia elétrica, pois a longo prazo esse sistema de geração de energia acaba pagando-se em compensação ao valor investido, pois ele ainda tem anos de garantia contra defeitos de fabricação, tratando-se de uma fonte de energia renovável.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.