Painéis solares: o que são?

Você quer entender um pouco mais sobre o que são os painéis solares? Vem que a Sunlight te conta um pouquinho sobre a ideia dos painéis e como eles funcionam em um sistema fotovoltaico!

paineis-solares-o-que-sao

Os painéis solares aproveitam um dos recursos mais poderosos, porém gratuitos da natureza: a energia produzida pelo sol, ou seja, energia solar. Os painéis solares, também conhecidos como sistemas fotovoltaicos, usam a tecnologia de semicondutores para converter a energia da luz solar em eletricidade que pode alimentar sua casa gratuitamente, através dessa geração de energia.

Benefícios dos painéis solares

Os painéis solares, ou sistema solar, não só pode ajudar a reduzir suas contas de energia, mas também pode gerar uma forma de ganhar dinheiro com o excedente de eletricidade que você pode gerar durante a produção de energia. Os 3 principais benefícios que vêm com os painéis solares são:

  • Energia elétrica o ano todo -   os painéis solares geram eletricidade limpa e livre de emissões para abastecer sua casa durante todo o ano, e sua longa vida útil de mais de 25 anos contra defeitos de fabricação, faz com que o investimento valha a pena.
  • Ganhe dinheiro com concessões solares - O incentivo de ganhar dinheiro com a venda de eletricidade excedente gerada por seus painéis solares é outra vantagem de investir nesta energia renovável. Você não apenas ganhará dinheiro, mas também aumentará o valor de revenda da sua casa.
  • Reduza sua pegada de carbono - Uma casa movida a energia solar pode contribuir para a maior causa de redução da emissão de carbono e ajudar a eliminar as emissões prejudiciais ao ecossistema. A energia solar, devido a origem da sua tecnologia e por ser de fonte renovável, é menos prejudicial ao meio ambiente.

Os preços dos painéis e placas solares são outro ponto importante, pois têm diminuído constantemente ao longo dos anos à medida que novas tecnologias são continuamente descobertas para tornar os componentes da energia solar mais eficientes.

Eficiência do painel solar em diferentes situações

Os painéis solares geralmente são capazes de processar 15% a 22% da  energia solar em energia utilizável, dependendo de fatores como localização, orientação, condições climáticas e similares. A quantidade de luz solar que os sistemas de painel solar são capazes de converter em eletricidade real, é chamada de desempenho, e o resultado determina a eficiência do painel solar.

Para determinar a eficiência do painel solar, os painéis são testados nas Condições de Teste Padrão, que especifica uma temperatura de 25°C e uma irradiância de 1.000 W/m2 . Isso é o equivalente a um dia ensolarado com a luz incidente atingindo uma superfície totalmente voltada para o sol. Mas os painéis solares são amplamente testados para desempenho em condições extremas .

Lembrando sempre que é importante ter o tipo certo de painel solar instalado em sua casa. Para garantir a qualidade de um painel solar, ele é exaustivamente testado em condições extremas, como por exemplo:

Neve

Uma espessa camada de neve pode ser muito pesada para um painel solar. As células solares param de funcionar quando mais de 5cm de neve se acumulam em um painel solar e diminui a eficiência do painel solar em 100%. No entanto, a inclinação dos painéis solares permite que a neve simplesmente deslize e, se não, ela pode ser removida manualmente.

Vento

O vento é uma das causas mais previsíveis de danos às células solares. Os fabricantes de painéis solares realizam testes extensivos em túneis de vento para diminuir os danos potenciais.

Granizo

O teste de granizo consiste em disparar granizo artificial a uma velocidade de 20 a 30 m / s . As células solares permanecem intactas nessas velocidades.

Gelo

O gelo se acumula na superfície das células solares quando nenhum revestimento de silicone é aplicado. O acúmulo de gelo pode diminuir potencialmente a eficiência do painel solar em 25 a 100% .

Resíduos químicos

Para que os resíduos químicos se dissolvam, pelo menos 20 mm de chuva tem que cair na superfície das células solares. A pesquisa mostrou uma redução de 0,2% na eficiência dos painéis solares, fotovoltaicos ou térmicos, quando eles são cobertos por uma camada de acumulação de produtos químicos.

Degradação UV

Uma estrutura de célula solar pode ser delimitada por degradação induzida por UV. Outra consequência pode ser a descoloração de células solares individuais. Porém os painéis solares fotovoltaicos têm uma vida útil longa independente da exposição.  

Ciclo Térmico

O ciclo térmico pode causar falhas nos componentes do painel solar. Esses componentes incluem células solares, células fotovoltaicas por serem produzidas com células de silício, interconexões, ligações de solda e conexões de módulo.

Na instalação, é importante considerar todos os fatores que podem influenciar a eficiência do painel solar, que muitas vezes é feito de silício policristalino. Além disso, é essencial maximizar a produção desde o início.

Por que realizar testes extensivos de eficiência do painel solar em condições extremas?

Os testes de eficiência dos painéis solares são realizados para evitar que painéis solares de baixa qualidade sejam vendidos no mercado. O fabricante tem que provar que as células solares têm durabilidade e eficiência a longo prazo . Os painéis solares disponíveis no mercado global, em geral, são certificados pela aprovação em testes extensivos.

Normalmente, as células solares são testadas em instalações de teste de painéis solares de última geração, totalmente automatizadas. Este alto padrão de teste permite a categorização da eficiência do painel solar em grupos com saídas de energia semelhantes.

Os principais tipos de Painéis Solares

É importante conhecer os principais tipos de painéis solares, para saber qual se encaixa melhor para você, aqui apresentamos os 3 principais. São eles:

Painéis Solares Monocristalinos

Os painéis solares monocristalinos, também chamados de células monocristalinas, são fabricados com o mais puro silício. Um cristal desse tipo de silício é cultivado em um processo complexo para produzir uma haste longa. A haste é então cortada em bolachas que farão as células solares. Os painéis solares monocristalinos são conhecidos por oferecer a mais alta eficiência em condições de teste padrão, quando comparados com os outros 2 tipos de células solares. A eficiência atual do painel solar monocristalino é de 22-27%. Você pode reconhecer um painel monocristalino pela borda arredondada e a cor escura.

Painéis Solares Policristalinos

Os painéis solares feitos de painéis solares policristalinos, também chamados de células multicristalinas, são ligeiramente menos eficientes do que aqueles feitos de células solares monocristalinas. Isso se deve à natureza da produção. O silício não é cultivado como uma única célula, mas como um bloco de cristais. Esses blocos são então cortados em wafers para produzir células solares individuais. A eficiência atual do painel solar policristalino é de 15-22%. Você pode reconhecer um painel solar policristalino pelo corte quadrado e cor salpicada de azul.

Painéis solares de filme fino

Painéis solares de filme fino são feitos cobrindo um substrato de vidro, plástico ou metal com uma ou mais camadas finas de material fotovoltaico. Os painéis solares de filme fino são geralmente flexíveis e de baixo peso. É conhecido que os painéis solares de película fina se degradam um pouco mais rápido do que os painéis solares mono e policristalinos. A produção deste tipo de painéis é menos complexa, portanto, sua produção é 5% menor do que a eficiência do painel solar monocristalino. Normalmente, as células de filme fino fornecem entre 15-22% de eficiência do painel solar.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.