O que é energia solar?

A energia solar têm sido um assunto muito falado no Brasil, principalmente pelo aumento da conta de luz no Brasil. Mas o que é essa tal de energia solar? Descubra agora o que é e como funciona!

o-que-e-energia-solar

A energia solar fotovoltaica é uma opção para indústrias, residências e empresas de obter energia elétrica através da energia solar. Isso significa implementar uma fonte de energia alternativa, que não faz mal ao meio ambiente e renovável. Ela é renovável porque a energia solar é um recurso que não acaba.

A geração de energia fotovoltaica só funciona durante o dia. Porém o consumidor não vai ficar sem luz durante a noite.

Todos os tipos de geração de energia através da radiação solar possuem mecanismos para armazenamento de energia que é utilizada no período da noite ou podem também estarem conectados à rede elétrica de energia convencional.

A produção de eletricidade de energia solar é realizada através de painéis solares fotovoltaicos.

Painel solar fotovoltaico é um nome mais formal para placa solar fotovoltaica ou apenas placa solar. Através da placa solar a luz do sol é convertida em energia elétrica.

Como funciona a rede elétrica convencional de energia?

A rede elétrica convencional de energia começa nos locais em que a energia é produzida. Essa energia é gerada em centrais elétricas que são alimentadas por combustíveis fósseis como carvão, petróleo ou gás natural.

Após esta geração, a energia é transmitida e distribuída para os consumidores, desde residências até indústrias e pequenos comércios.

A energia elétrica que chega até os bairros é transformada através de equipamentos que convertem a eletricidade de alta voltagem em mais baixa para que possa ser distribuída em forma abundante.

Essa energia é utilizada para acender as luzes, ligar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos na tomada e tudo o que for imaginável que utiliza-se a rede elétrica convencional.  

Um detalhe interessante é que a rede elétrica é mais utilizada à noite, em temperaturas mais frias ou quentes. Presumimos que deva ser o ar condicionado e os trabalhos noturnos que exigem mais atenção e, por consequência, mais tempo estudando-os no período da noite, seja lá qual for a temperatura.

Desvantagens da geração de energia com combustíveis fósseis

Por mais que a rede elétrica convencional seja a mais utilizada atualmente, ela tem muitas desvantagens se comparada a energia solar fotovoltaica. Confira algumas desvantagens:

  1. O petróleo, o carvão e o gás natural são encontrados em abundância, mas por serem tão utilizados estão acabando. São recursos não renováveis. Já o sol é uma fonte de energia que não acaba.
  2. Gases que existem nos combustíveis fósseis fazem mal ao meio ambiente e pioram o efeito estufa como metano e dióxido de carbono. Eles danificam a camada de ozônio. Já a opção de energia solar é totalmente livre de gases.
  3. A extração dos combustíveis fósseis teve por consequência o desequilíbrio ambiental. Além disso, a mineração de carvão traz danos para a vida dos trabalhadores das minas ao redor do mundo com riscos ergonômicos, químicos, físicos e biológicos.
  4. Como os combustíveis fósseis estão se esgotando, o preço dos serviços que utilizam tais elementos ficam mais caros. Já a energia solar tem apenas o custo da implantação e da manutenção. Depois de adquirir o serviço o consumidor só diminui os custos com energia.
  5. O transporte de alguns combustíveis fósseis como o petróleo e o gás natural são perigosos. Isso pode causar acidentes. Diferente da energia solar que é totalmente segura e não precisa de transporte de recursos para funcionar.

Vantagens do uso de energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é uma excelente opção para não depender da energia gerada por combustíveis fósseis. Veja alguns benefícios:

  • Ela não polui o meio ambiente com gases. Além disso, a infraestrutura necessária para sua implantação e a manutenção são mais acessíveis;
  • A energia fica acessível em lugares remotos;
  • O Brasil é um país tropical que tem sol até no inverno. Isso potencializa muito a utilização da energia solar.

Quais são os tipos de energia solar fotovoltaicas?

Há três tipos de sistemas de energia solar fotovoltaicas.

1. Sistema fotovoltaico off-grid

Esse tipo de sistema não está conectado à rede elétrica convencional de eletricidade. Ele geralmente é implantado em locais mais remotos. Ele também funciona durante à noite já que tem baterias que se carregam quando existe sol. As baterias garantem o uso de energia elétrica mesmo quando não existe luz solar.

Suas vantagens incluem:

  • Proporciona energia em lugares remotos que não têm rede de energia elétrica;
  • Utiliza baterias para o armazenamento de energia sobressalente enquanto está transformando luz solar em energia elétrica;
  • O sistema funciona quando não há sol por causa das baterias que acumularam energia;
  • Não existe o pagamento da taxa mínima para na conta de luz por utilizar a rede elétrica convencional.

2. Sistema fotovoltaico on-grid

O tipo de sistema on-grid é conectado também à rede elétrica convencional. Ele não usa baterias. Portanto, se ocorrer de faltar energia solar e o sistema on-grid não tiver energia acumulada para o consumidor utilizar, o sistema recorre à energia da rede elétrica.

Suas vantagens incluem:

  • Se não houver muita luz solar o sistema vai recorrer à rede elétrica e a utilização de energia não será interrompida;
  • Se o sistema produzir mais energia que a utilizada pelo consumidor, isso vira crédito para ser utilizado em outras circunstâncias;
  • O custo de manutenção é mais em conta do que o sistema off-grid;
  • Ele não utiliza baterias o que torna o sistema mais sustentável.

3. Sistema fotovoltaico híbrido

O sistema fotovoltaico híbrido oferece as opções do off-grid e do on-grid.

Ele é o mais completo, já que tem baterias que faz o armazenamento de energia e também está conectado à rede elétrica.

Suas vantagens incluem:

  • Armazena energia através das baterias para ser utilizada durante a noite;
  • Está disponível mesmo que ocorra queda de energia por causa do armazenamento de energia das baterias;
  • Reduz o custo da conta de luz.

As vantagens do sistema híbrido incluem todos os benefícios já expostos sobre os sistemas off-grid e on-grid, já que ele é uma junção de ambos.

O que é a energia solar térmica?

A conversão de luz solar em energia elétrica não é a única opção de utilizar o sol como aliado. Existe também a energia solar térmica.

Ela é utilizada principalmente no aquecimento de água para chuveiros, refrigeração e indústrias. A energia térmica solar tem os mesmos benefícios da energia solar fotovoltaica.

A energia térmica solar utiliza placas solares ou tubos a vácuo para a realização do aquecimento.

Energia térmica solar para chuveiro

Um aquecedor de água para chuveiro é uma opção melhor para o planeta e diminui os custos da conta de luz. Ela transforma a radiação solar em aquecimento de temperatura para a água.

O uso dessa tecnologia é uma opção muito vantajosa para localidades em que não existe energia elétrica, já que é possível aquecer água de cisternas e poços

Site produzido por Digitalize Now.