Máquina de lavar gasta muita energia?

A máquina de lavar roupas, que é considerada um dos itens básicos nas residências, possibilita reduzir o tempo gasto para lavar as roupas visto que, na ausência da mesma, essa lavagem teria que ser feita à mão, o que demandaria muito mais tempo de quem o faz.

maquina-de-lavar-gasta-muita-energia

De acordo com o IBGE, apenas 66% dos domicílios brasileiros dispõem de uma máquina de lavar em casa, o que significa que uma grande quantidade de brasileiros não têm esse item em casa.

Na hora de escolher comprar um novo aparelho, nos deixamos levar por diversas características. Contudo, é importante que não deixemos de verificar qual será o impacto desse novo equipamento na conta de luz.

Embora pareça bobagem, estar atento a este fator te impede de ter algum tipo de surpresa na sua conta de luz com aquele produto que você tanto gostaria de ter.

Quem são os vilões da energia?

Embora seja uma situação desagradável, é muito comum que tenhamos uma surpresa não muito agradável toda vez que a conta de luz chega. O pior é que, em muitos casos, não há um motivo aparente para tal visto que não houve qualquer mudança na rotina da casa.

Com certeza adotar um consumo consciente é essencial para evitar surpresas desagradáveis na fatura, contudo, também é de suma importância que você saiba reconhecer quais são os aparelhos que mais consomem energia.

Já que estamos falando de sustentabilidade e consumo de energia elétrica, é importante que você fique de olho no seu ar-condicionado. Esse aparelho, apesar de ter consumo similar a um chuveiro elétrico, tem mais impacto na conta devido ao tempo que permanece ligado.

A geladeira também está entre os aparelhos que mais consomem energia elétrica. Contudo, embora seja inevitável que esse equipamento fique ligado 24h por dia, existem algumas dicas que podem ajudar a reduzir o consumo de energia com ele, como, por exemplo, mantê-lo longe do fogão e, principalmente, não abri-lo a toda hora. Verificar se a vedação está em dia é essencial para evitar que o calor de fora entre nela.

E infelizmente, mesmo sendo uma grande aliada, a máquina de lavar também é responsável por uma boa parte da sua conta de luz. Principalmente se o modelo contar com a função de secagem.

Embora não pareça, dependendo da quantidade de vezes que você lava suas roupas durante a semana, o total pode ser muito significativo na conta de luz.

Como economizar energia lavando roupa?

Acumule mais roupas para lavá-las todas de uma vez

Uma das principais dicas para economizar energia na lavagem de roupas é reunir uma boa quantidade de peças para lavá-las todas de uma só vez. Dessa forma consegue gerar uma economia de energia e água!

Contudo é importante estar atento ao limite de peso que a sua máquina suporta para que ela não seja danificada.

Não use ciclos longos se não houver real necessidade

O segredo para usar corretamente a máquina de lavar é descobrir o jeito certo de lavar cada tipo de roupa. Outra dica, seguindo esse mesmo contexto, é analisar o nível de sujeira nas peças - peças levemente sujas podem ser lavadas em ciclos rápidos. Esta é mais uma forma de economizar energia e tempo!

Evite usar o modo “secadora”

Máquinas que contam com a função de secagem acabam consumindo mais energia do que modelos tradicionais. Contudo, como estamos falando de economizar energia, é melhor que você prefira métodos mais naturais de secagem. O ideal é que você recorra ao modo “secadora” apenas quando realmente for preciso.

Use o modo econômico da máquina

Utilizar o modo econômico é outra forma de reduzir gastos. Geralmente, nesse modo, a máquina enche uma vez para lavar e mais uma para enxaguar. Isso não leva muito tempo, mas é indicado apenas para roupas com sujeiras que são mais fáceis de sair.

Faça manutenção na sua máquina de lavar

Quando alguma peça da máquina está desgastada ou não está funcionando como deveria, ela acaba consumindo mais energia e aumentando a quantidade de água.

Se a sua máquina está fazendo algum barulho estranho ou você tem percebido que ela tem forçado muito o motor, vale a pena chamar um técnico!

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.