Tudo o que você precisa saber sobre o inversor sistema fotovoltaico

O que é um inversor fotovoltaico? Qual seu papel nos sistemas fotovoltaicos? Vem com a gente conhecer mais sobre a forma de geração de energia mais sustentável!

inversor-sistema-fotovoltaico

Sendo o inversor de energia solar um dos itens essenciais quando falamos de geração de energia solar, pois além de garantir a segurança do sistema e medir a energia gerada pelos painéis solares, ele converte a energia elétrica gerada pelos painéis em corrente alternada (CA).

Mas então o que é um inversor solar?

Este é um equipamento utilizado na conversão da energia gerada pelos painéis solares de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), o que possibilita a sua utilização na rede elétrica.

Como o inversor fotovoltaico funciona?

O inversor é formado por três circuitos: oscilador, transformador e regulador.

O circuito oscilador transforma a tensão contínua pura em pulsos de tensão. Visto que o transformador só opera em correntes que variam, os pulsos se fazem necessários.

O circuito transformador eleva os pulsos de baixa tensão do oscilador e faz a sua transformação para corrente alternada por meio do fenômeno da indução eletromagnética.

Já o circuito regular tem a finalidade de estabilizar a saída do inversor e proteger a instalação elétrica contra possíveis picos de tensão.

Como as tecnologias variam conforme o modelo do inversor, apenas em alguns países é exigido o uso de inversores com transformador. No caso do Brasil, a presença do transformador no circuito do inversor não é necessária.

Quais as funções do inversor de energia solar?

Embora sua principal função seja a conversão da energia , ele também atua na segurança visto que tem papel de desconectar o sistema caso falte energia. Dessa forma, o equipamento garante aos usuários e profissionais a segurança necessária para que possam continuar trabalhando nas redes de distribuição.

Além disso, dentre as funções do inversor de energia solar podemos destacar o monitoramento e controle do desempenho dos módulos fotovoltaicos, bem como o controle dos parâmetros da energia que está sendo entregue à rede.

A garantia de que o sistema fotovoltaico pare de funcionar caso haja falta de energia na rede, a identificação de qualquer anomalia no sistema e na rede e o registro da quantidade de energia produzida também são funções do inversor de energia solar.

Quais os tipos de inversor solar que existem no mercado?

Inversor solar on-grid

O sistema fotovoltaico on-grid é o mais utilizado e também o mais viável financeiramente visto que o sistema é conectado à rede elétrica convencional e pode resultar em uma economia de até 95% do consumo da sua energia.

Inversor solar off-grid

Já o sistema off-grid é o menos utilizado pois, além de requerer muita manutenção por conta das baterias, seu custo é bastante elevado pois o mesmo utiliza bateria com capacidade de armazenamento e, por isso, precisa estocar energia. Mas este, sem dúvidas, é o sistema ideal para locais mais afastados que não contam com uma rede de energia elétrica.

Inversor híbrido

Este equipamento é uma mistura do sistema que é conectado à rede com o sistema desconectado da rede. Enquanto houver energia disponível, ele permanecerá conectado na rede, ao passo que simultaneamente carrega um banco de baterias.

Contudo, se houver queda de energia na rede, ele se desconecta e trabalha com as baterias, mantendo o imóvel abastecido por baterias mais energia solar por um tempo definido.

Inversor solar string

Este é um dos inversores mais utilizados no mercado de energia solar e, este tipo de inversor é conectado à uma linha de módulos fotovoltaicos que se assemelham a um único grande painel.

Micro-inversor solar

Este equipamento foi elaborado para operar com uma única placa solar ou um par delas. Ele transforma a energia de corrente contínua (CC) de cada painel em corrente alternada (CA) e, normalmente, é fixado atrás de cada painel.

Uma de suas vantagens é a chance de atuar de forma independente de cada painel. Dessa forma, os painéis podem ser aplicados em telhados com diferentes inclinações ou pontos de sombreamentos.

Inversor solar central

O inversor solar central foi desenvolvido para ser utilizado em construções de grande porte, como edifícios e usinas solares. É um inversor string com uma potência superior a 100 kW.

Onde o inversor solar fotovoltaico deverá ser instalado?

Mesmo que o inversor solar fotovoltaico se adapte a diferentes localidades, é necessário considerar a finalidade da sua instalação.

Como até pouco tempo não houvesse limitações para o local no qual os inversores seriam instalados, muitas pessoas os instalavam em locais de difícil acesso, muito apertados ou sem uso.

Contudo, a instalação do inversor solar fotovoltaico também se trata de uma instalação elétrica e, como tal, merece atenção especial.

Por isso, é necessário realizar a instalação em locais de fácil acesso para que a manutenção seja realizada corretamente, mas, em contrapartida, deve-se manter essa instalação longe do alcance de pessoas que não receberam orientações sobre os riscos de sua eletricidade.

Se a sua instalação puder ser realizada o mais próximo possível do quadro geral de distribuição do local, melhor.

Como não é todo inversor solar que é vedado para a entrada de água, não são todos os modelos que podem ser instalados externamente.

Dito isso, é válido ressaltar que cada projeto terá seus diferenciais e, portanto, definir o melhor lugar para colocar o inversor fotovoltaico deverá ser responsabilidade do projetista.

Quais as vantagens dos inversores de energia solar?

Que a energia solar é um recurso renovável e promissor no Brasil e no mundo você já deve estar careca de saber. Mas, além disso, ela promove uma redução de até 95% na sua conta de luz.

As vantagens do inversor fotovoltaico compreende a sua rápida instalação, seu baixo custo de manutenção e seu investimento menor quando comparado a outros tipos de tecnologias.

Como escolher um inversor solar confiável?

Embora o inversor solar seja extremamente confiável, o que pode vir a gerar alguma dúvida no usuário é a forma correta de sua utilização. E, para não cometer erros, é necessário se atentar a algumas coisas, como, por exemplo:

Eficiência

É necessário que o inversor fotovoltaico seja capaz de gerar economia de energia para que a conversão de corrente contínua em corrente alternada seja possível.

Padrão de projeção

As recomendações presentes na norma NBR IEC 60529 estabelece os graus de proteção para revestimentos de equipamentos elétricos. O IP 55 é o mínimo recomendável para locais abertos, pois protege contra poeira e jatos d’água.

Local da instalação

Embora a finalidade de sua instalação deva ser considerada, o inversor solar se adapta em diferentes locais. Em uma residência, por exemplo, ele poderia facilmente ser instalado perto do quadro de luz ou em qualquer outro local. O local da instalação deve ponderar as necessidades do contratante.

Como é feita a instalação de um inversor fotovoltaico?

Visto que apenas um profissional capacitado pode orientar em relação à localização do equipamento e cálculo de placas solares, a instalação de um inversor fotovoltaico não pode ser realizada por outra pessoa que não este profissional capacitado.

Como cada projeto possui sua própria dimensão, não existe uma regra pré-definida de onde o inversor fotovoltaico deve ser instalado para todos investidores.

Por isso, é de suma importância que, ao decidir fazer esta instalação, você encontre uma empresa especializada em energia solar, com profissionais qualificados a fim de te indicar o melhor inversor de energia solar baseado nas suas necessidades e na necessidade da sua casa.

Qual é o tipo de inversor para energia solar que é o mais utilizado no mundo?

Sem sombra de dúvidas, o tipo de inversor solar mais usado e conhecido é o inversor grid tie. Esses são os inversores usados para conectar o seu sistema fotovoltaico na rede de distribuição de energia elétrica.

O principal papel do inversor solar nesse sistema é transformar a energia elétrica gerada pelo painel solar de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Além de garantir a segurança do sistema fotovoltaico e gerar dados sobre a geração de energia para o monitoramento do desempenho de seu sistema.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.