Qual o futuro da energia solar fotovoltaica?

Quando estamos falando de energia solar fotovoltaica pensamos que é um formato revolucionário. Mas e sobre seu futuro?

futuro-da-energia-solar-fotovoltaica

Quando falamos de energia solar, estamos falando de uma energia alternativa, renovável e sustentável que opera usando a luz solar como fonte de energia. Ela pode ser utilizada para diferentes tecnologias, tais como a energia heliotérmica, energia solar fotovoltaica e aquecimento solar.

Muito comumente associada à energia solar, a energia fotovoltaica é a geração de energia elétrica com o uso da luz do sol como fonte de energia. Logo, podemos dizer que os dois termos significam a mesma coisa.

A energia solar é uma forma de gerar energia limpa que não causa danos à natureza e com um grande aproveitamento pois o calor e a luz solar são fontes eficazes e promissoras no mundo.

A energia do sol é considerada inesgotável e seu potencial de energia é excelente quando comparado a outras fontes de energia.

Quais as vantagens da energia solar?

Que a energia solar é uma energia limpa e barata, você já deve estar cansado de saber. Mas ela apresenta diversas outras vantagens.

Dentre elas podemos destacar a pouca exigência de manutenção, a economia na conta de luz, a vida útil longa e, principalmente, a valorização do imóvel.

E, embora muitas pessoas optem por não adquirir energia solar em suas residências por focarem no custo alto de sua aquisição, precisamos ressaltar que a economia gerada pelo sistema de energia solar que será instalado em sua residência compensará o gasto e te trará rápido retorno do investimento feito.

A energia solar é o futuro?

Embora tenhamos acordado tarde para a energia solar, o Brasil é um país que possui altos índices de irradiação solar, podemos dispor de um ótimo desempenho de sistemas fotovoltaicos. Mas, ainda sim, o mercado de geração distribuída de energia solar, de acordo com a ANEEL, corresponde a apenas 2,26% de toda matriz energética brasileira.

A energia solar possui potencial de geração 167 vezes maior que as demais fontes renováveis disponíveis no Brasil. A preocupação com questões ambientais e sustentabilidade, tem feito as empresas buscarem mais sobre essa fonte de energia renovável a fim de valorizar a marca e ser bem vista no mercado financeiro.

A energia solar traz um mercado mais competitivo com inovação e qualidade

Este mercado está em pleno crescimento e o número de players do setor de energia solar tem aumentado significativamente cada vez mais.

Empresas chinesas estão optando por fazer atualizações em suas linhas de células migrando para tecnologias que permitam que os painéis solares forneçam energia dos dois lados e, principalmente, com mais eficiência e vida útil.

No Brasil, a instalação de painéis solares em residências e comércios até grandes concessionárias de energias desenvolvendo grandes projetos estão fazendo com que este setor fique cada vez mais competitivo.

Essa é uma boa notícia para quem é consumidor final, visto que toda essa competitividade força as empresas a fornecerem soluções melhores com preços muito mais competitivos.

A energia solar gera empregos

O número de empresas que têm atuado no setor de energia solar vem subindo gradativamente durante os anos. E, consequentemente, todo esse crescimento desenfreado, gera novas oportunidades de empregos para milhares de pessoas, inclusive brasileiros.

Quais as previsões para os próximos anos?

Toda essa expansão é acompanhada de algumas previsões que são importantíssimas para as mudanças que ocorrem e ocorrerão dentro do mercado.

Novos fornecedores

Embora os fornecedores exerçam papel fundamental na instalação e conversão para o sistema de energia solar fotovoltaico, é importante termos mais opções para os consumidores.

Quanto mais opções de fornecedores tivermos no mercado, mais cuidado os consumidores e empresas terão na hora de escolher o instalador e equipamentos necessários para um sistema de energia solar.

Redução de carbono

A energia solar colabora para a sustentabilidade, à medida que proporciona redução da emissão de carbono visto que esta é uma alternativa de energia limpa.

Sustentável e renovável

Muito se tem falado sobre sustentabilidade no Brasil e no mundo e, principalmente, cada vez mais as pessoas têm buscado alternativas para agredir menos possível o meio ambiente e a energia solar fotovoltaica atende perfeitamente este requisito.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.