Energia solar: vantagens e desvantagens

Você está comparando as vantagens e desvantagens da energia solar na sua residência, empresa ou até mesmo propriedade rural? Confira o conteúdo completo que a Sunlight preparou para você!

energia-solar-vantagens-e-desvantagens

Desde que Thomas Edison inventou a lâmpada, o mundo mudou. Na verdade, quase todos os objetos usados em nosso dia a dia são movidos por eletricidade. Por isso, as pessoas começaram a buscar alternativas para gerar essa energia, afinal, é necessário que haja um equilíbrio entre o atendimento às crescentes necessidades sociais e cada vez menos danos ao meio ambiente. Porém, como quase tudo nesta vida existem prós e contras dessa tecnologia, e aqui você irá ver tudo sobre a energia solar e suas vantagens e desvantagens.

Geração de Energia Solar: Vantagens

As grandes vantagens da produção de energia solar estão relacionadas geralmente com os seus benefícios ao meio ambiente, onde o sol pode ser um aliado para uma melhor sustentabilidade e cuidado com o planeta. Entre os principais pontos positivos da energia solar, temos:

Fonte Renovável

Como o próprio nome já diz, a energia solar é gerada a partir do sol, que emite uma carga de energia alta em seus raios. Essa fonte de energia pode ser considerada renovável, pois continuará disponível durante um longo tempo.

Por também não ter uma grande agressão ao meio ambiente, ela é considerada uma fonte limpa de energia, que pode ser utilizada de duas formas:

  • Energia Solar Fotovoltaica: Quando existem placas fotovoltaicas que captam raios solares e fazem o processo de transformação para energia elétrica.
  • Energia Térmica: Geralmente, a energia gerada é utilizada em residências para aquecer a água ou o ambiente, por exemplo.

Para utilizar qualquer uma destas formas de energia solar, não é preciso que haja desmatamento, por exemplo, o que ajuda para que ela não seja considerada um grande perigo ao meio ambiente. Esse fator ambiental é um dos grandes pontos nessa discussão sobre a energia solar e suas vantagens e desvantagens.

Fonte de Energia Gratuita

Por ser um recurso fornecido pela natureza, a energia solar não tem custo. Este elemento básico da vida na Terra é uma das formas mais econômicas de gerar energia, pois a fonte é gratuita e pode chegar a quase qualquer lugar do planeta. A localização correta do equipamento solar, como placas e usinas, podem maximizar o uso da energia solar e fazer um melhor aproveitamento.

Com o passar do tempo, o investimento começará a gerar uma economia financeira, resultando em contas mais baratas de energia elétrica proveniente da distribuição pública, a qual será usada somente quando não houver sol para produzir a energia elétrica em casa.

Manutenção e Durabilidade

O alto valor da tecnologia dos painéis solares acaba sendo compensado com o passar do tempo e devido a sua fácil manutenção, os painéis ou placas utilizados na produção de energia são resistentes e praticamente não oferecem custos de manutenção.

Pois, os módulos solares, painéis ou placas, praticamente não sofrem desgastes ou danos em seu uso diário, tendo uma vida útil prolongada. Desta forma, é necessário apenas limpar quando houver acúmulo de sujeira ou caírem folhas nos equipamentos.

Nas questões de energia solar, vantagens e desvantagens a durabilidade é um dos pontos mais positivos, mesmo ainda não se tendo uma definição exata de quanto tempo dura o equipamento, existem aparelhos já equipados a mais de 25 anos e que ainda funcionam perfeitamente.  Um investimento financeiro a longo prazo seguro.

Acessibilidade e Meio Ambiente

Devido ao fato da energia solar não necessitar de grandes investimentos em linhas de transmissão, as usinas solares ou placas fotovoltaicas trazem inúmeros benefícios para comunidades que se encontram mais afastadas dos grandes centros urbanos. Outro ponto é que a produção de energia solar não necessita da ocupação de grandes espaços, diferente de outras fontes de energia, como por exemplo, das hidrelétricas que muitas vezes necessitam de um processo de desocupação de regiões naturais.

Produção de Energia Solar: Desvantagens

Cada vez que falamos de energia solar, vantagens e desvantagens desse sistema, lembramos que por mais positivo que seja, existem ressalvas a serem feitas. Pois inevitavelmente todos os sistemas de produção de energia possuem as suas desvantagens, e com a energia solar não é muito diferente. É preciso levar em conta algumas das principais desvantagens desse sistema de geração de energia.

Armazenamento

Uma das desvantagens da armazenagem de energia gerada a partir do sol ainda não é tão eficiente, ficando para trás quando comparada a outras fontes de energia, como a hidroelétrica e os combustíveis fósseis, por exemplo. Atualmente, essa armazenagem ocorre através de baterias de chumbo-ácido, níquel-cádmio ou íons de lítio. Porém, espera-se que com o passar dos anos e com o avanço tecnológico esse problema seja resolvido.

Isso não significa que o armazenamento de energia solar seja inexistente, ou só tenha desvantagens, apenas ele não acontece em grandes quantidades quando comparado a outras fontes de energia que conhecemos.

Dependência Climática

Existem restrições quanto a geração de energia solar, existindo desvantagens quando os raios solares não conseguem alcançar as placas, como durante a noite ou em dias nublados ou chuvosos, existe a necessidade de ter uma outra fonte de energia para suprir uma possível falta de energia decorrente desses fatores climáticos.

Como em outras formas de geração de energia, as variações climáticas têm uma interferência sobre a produção de eletricidade. Assim, a energia solar tem suas vantagens e desvantagens nesse aspecto. Nas usinas solares, a produção para quando o sol fica encoberto por períodos de pelo menos 23 horas seguidas, que é o tempo máximo para armazenamento da energia gerada nestas unidades.

Danos Ambientais

Como dito anteriormente em energia solar: vantagens e desvantagens, os danos ambientais causados pela energia solar são mínimos, mas não inexistentes.

Ela não provoca a emissão de gases na atmosfera e isso é ótimo, porém as placas ou painéis fotovoltaicos trazem prejuízos em relação a sua produção, pois com um aumento considerável de sua produção, pode haver uma extração exagerada de minérios como o Zinco, causando prejuízos ambientais no processo desenvolvimento das placas. Além de que as placas fotovoltaicas causam danos às aves, que ficam confusas com o brilho e são atraídas por elas e acabam morrendo queimadas.

Conclusão

Durante a discussão sobre a Energia solar vantagens e desvantagens, definimos que ela beneficia o planeta. Apesar dos danos ambientais mencionados anteriormente, estes podem ser considerados mínimos em relação a outras fontes de produção de energia.

E com o avanço tecnológico os demais problemas devem ser resolvidos, desde o armazenamento até a proteção do ambiente, o que tornará a energia solar ainda mais vantajosa ao longo dos anos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.