Energia solar: preço

Com o custo dos painéis solares caindo a cada ano, nunca houve melhor época para usar a energia solar. O custo de uma instalação de painel solar varia de acordo com uma série de fatores, incluindo seu estado, marca do equipamento e seu uso pessoal de energia. Quer saber quanto vai custar um sistema fotovoltaico para sua residência? Leia esse conteúdo completo!

energia-solar-preco

Quanto custam os painéis solares? Neste artigo, vamos dividir o custo da energia solar por tamanho do sistema, estado e marca do painel, todos os quais podem impactar significativamente o custo final dos painéis solares.

O que é energia solar para o lar?

Os proprietários de residências que instalam sistemas de energia fotovoltaica recebem vários benefícios: contas de luz mais baixas, emissões de carbono mais baixas e valores residenciais potencialmente mais altos, além disso, é possível ter créditos gerados com a companhia de energia. Mas esses benefícios normalmente vêm com custos significativos de instalação e manutenção, e a magnitude dos ganhos pode variar amplamente de uma casa para outra.

Como o tamanho do sistema afeta o custo da energia solar?

Saber o custo médio por watt é útil, mas o que R$10,00/Watt realmente significa para você? O custo de instalação de energia solar depende principalmente de quanta eletricidade você deseja gerar - um sistema maior custará mais porque você precisará comprar mais equipamentos e mais mão de obra será necessária para instalá-lo.

Alguns estados, governos locais e serviços públicos também oferecem descontos e outros incentivos fiscais que podem reduzir ainda mais os custos do sistema solar em suas cotações de instaladores solares.

Lembre-se de que, embora sistemas maiores de energia solar possam custar mais, eles também economizarão mais dinheiro no longo prazo. Se você precisar instalar um sistema de energia solar de unidade consumidora de 10kw para cobrir todo o seu uso de eletricidade, pode ter que pagar mais, mas ao menos você estará cortando uma despesa mensal significativa - sua conta de luz - e economizando mais dinheiro como resultado de seu investimento, diminuindo o uso da rede elétrica. Empréstimos para sistemas solares com juros baixos estão se tornando cada vez mais comuns, tornando ainda mais fácil comprar um sistema de painéis solares e maximizar sua economia de custos.

Qual é o impacto sobre o custo da instalação de um painel solar?

Uma cotação de energia solar residencial contém também o preço de energia total que você deverá pagar ao instalar um sistema de energia solar em seu telhado. Ao começar a explorar as ofertas de energia solar para sua casa, você notará que existem variações de preços entre os instaladores - quais são os fatores que compõem o custo do seu sistema de energia solar?

Primeiro, há o equipamento. Nem todos os painéis solares (ou inversores, ou baterias) são criados iguais, e equipamentos mais eficientes vêm com um preço mais alto. Equipamentos mais eficientes e de alta qualidade trazem benefícios que podem valer o custo adicional, entretanto: um hardware melhor pode produzir mais eletricidade com a mesma quantidade de luz do sol e, muitas vezes, vem com uma garantia mais abrangente também.

Embora os custos do equipamento constituam uma parte significativa da cotação do seu sistema de energia solar, o custo das  licenças e da mão de obra  também é um fator.  Normalmente, você terá que pagar uma taxa para ter seu sistema de energia solar conectado à rede. Além disso, há uma quantidade significativa de mão de obra necessária para transformar sua ideia solar em realidade - projetar um sistema, coordenar uma visita ao local, preencher as licenças e instalar os painéis solares, tudo leva tempo e custa dinheiro.

As características da sua casa também podem influenciar os seus custos totais. Se você tem um telhado voltado para o sul que inclina em um ângulo de 30 graus, a instalação de energia solar em sua casa será muito fácil, porque não há acomodações adicionais a serem feitas. Por outro lado, se o seu telhado tiver vários níveis, trapeiras ou claraboias, o esforço adicional para terminar a instalação pode trazer (leves) custos adicionais.

Outro fator que pode aumentar o custo do seu sistema de energia solar são os gastos com marketing e vendas. Os instaladores de energia solar gastam dinheiro tentando atrair clientes, sejam por meio de ligações, vendedores porta a porta, folhetos ou outras formas de publicidade direta. Felizmente, esse é um custo que você pode controlar: usando uma plataforma de comparação de preços online você pode reduzir os custos que seu instalador incorreria ao tentar fazer o marketing para você.

Manutenção

Assim como os custos de limpeza, o valor que você paga pelos reparos é afetado por fatores como inclinação do telhado, tipo e tamanho do sistema. E se os painéis apresentarem danos extensos pode ser mais barato substituí-los.

Quando você possui seu sistema, é responsável pelos custos de manutenção e reparos. Sua garantia deve cobrir falhas específicas do sistema; entre em contato com o seu instalador antes de iniciar os reparos. O arrendamento solar permite que você economize milhares de reais em manutenção e reparos. Você simplesmente paga pela energia e nós cuidamos do resto.

Concluindo: os painéis solares valem a pena?

No final do dia, o custo da energia solar é tão importante quanto o retorno que você obterá com a instalação de painéis solares. Para a maioria dos proprietários, a energia solar é um investimento que vale a pena, e você pode “equilibrar” em apenas 7 ou 8 anos, sem falar ainda que os aparelhos duram mais de 25 anos. Desse ponto em diante, estes basicamente geram energia, que será convertida em eletricidade de graça e economizando.

Claro, assim como o custo dos painéis solares varia de acordo com o estado, seu retorno com a energia solar também varia dependendo de onde você mora. Como regra geral, os locais onde a eletricidade é mais cara, acabaram resultando em uma maior economia para toda a vida com um sistema de painel solar, mas de uma maneira geral a energia solar sempre acabará compensando financeiramente.

Site produzido por Digitalize Now.