Energia solar off grid: tudo sobre o tema!

Você conhece a energia solar off grid? Conhece o potencial da sua independência na geração de energia elétrica? Vem com a gente que a Sunlight explica!

energia-solar-off-grid

Quando falamos de energia solar, estamos falando de uma energia alternativa, renovável e sustentável que opera usando a luz solar como fonte de energia. Ela pode ser utilizada para diferentes tecnologias, tais como a energia heliotérmica, energia solar fotovoltaica e aquecimento solar.

Muito comumente associada à energia solar, a energia fotovoltaica é a geração de energia elétrica com o uso da luz do sol como fonte de energia. Logo, podemos dizer que os dois termos significam a mesma coisa.

A energia solar é uma forma de gerar energia limpa que não causa danos à natureza e com um grande aproveitamento pois o calor e a luz solar são fontes eficazes e promissoras no mundo.

A energia do sol é considerada inesgotável e seu potencial de energia é excelente quando comparado a outras fontes de energia.

Quais as vantagens da energia solar?

Que a energia solar é uma energia limpa e barata, você já deve estar cansado de saber. Mas ela apresenta diversas outras vantagens.

Dentre elas podemos destacar a pouca exigência de manutenção, a economia na conta de luz, a vida útil longa e, principalmente, a valorização do imóvel.

E, embora muitas pessoas optem por não adquirir energia solar em suas residências por focarem no custo alto de sua aquisição, precisamos ressaltar que a economia gerada pelo sistema de energia solar que será instalado em sua residência compensará o gasto e te trará rápido retorno do investimento feito.

Quais os tipos de energia solar?

Existem três tipos de energia solar e, antes de você descobrir o custo do sistema fotovoltaico off grid, vamos te apresentar cada uma delas.

Energia fototérmica

A energia solar fototérmica é usada para esquentar água e gases. Contudo, por se tratar de um processo muito mais complexo que os demais, este método é utilizado somente em processos industriais.

Esse tipo de energia usa placas solares que podem ser chamadas de Placa Solar de Aquecimento que absorvem a energia térmica da radiação solar e a transfere em água ou outros fluidos para um reservatório térmico que mantém a temperatura até que o mesmo seja utilizado.

Energia heliotérmica

Na energia heliotérmica o calor do sol é captado e acondicionado para só depois ser transformado em energia solar mecânica e, finalmente, em eletricidade. Este, inclusive, é o motivo pelo qual a energia heliotérmica é oriunda dos raios solares de maneira indireta.

Além de se tratar de uma fonte de energia limpa e renovável, a energia heliotérmica não produz gases nocivos ao meio ambiente.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a forma mais comum e viável de usar a energia solar em residências e comércios. Sua captação e geração dependem de placas solares que são desenvolvidas em materiais semicondutores, inversor solar que basicamente transforma a energia captada em uma corrente elétrica contínua, a estrutura de fixação que é parte fundamental do sistema e os cabos e conectores que entremeiam o sistema a fim de movimentar a corrente de forma adequada.

Embora possam ou não ter uma bateria acoplada a fim de armazenar a energia captada, as placas fotovoltaicas fazem o processo de conversão da energia solar em energia elétrica.

Sendo os mais utilizados em todo o mundo e os mais viáveis financeiramente, os sistemas fotovoltaicos on-grid (“na rede”) são conectados à rede elétrica convencional e podem resultar em uma economia de até 95% do consumo da sua energia.

Já o sistema off-grid (“fora da rede”) é o menos utilizado pois, além de requerer muita manutenção por conta das baterias, seu custo é bastante elevado pois o mesmo utiliza bateria com capacidade de armazenamento e, por isso, precisa estocar energia. É o sistema ideal para locais mais afastados que não contam com uma rede de energia elétrica.

Como funciona o sistema off-grid?

Como o sistema off-grid é um sistema autônomo, o seu funcionamento não depende da rede elétrica. Dessa forma, esse sistema vai abastecer todos os aparelhos domésticos e eletrônicos que usam a energia de forma direta.

Esta é uma ótima opção para ser adotada em locais remotos pois essa pode ser considerada por muitos uma maneira muito mais econômica e simples de gerar energia, visto que esses locais geralmente possuem difícil acesso à rede elétrica do município em que estão localizados.

Embora seu funcionamento seja igual ao sistema on-grid e seja possível aproveitá-lo em atividades diárias, no sistema off-grid a energia solar é armazenada em baterias e, por isso, pode ser utilizada em dias chuvosos, nublados e durante a noite.

Mesmo no sistema off-grid a captação da luz solar ocorre da mesma forma para conversão de energia solar em energia elétrica, utilizando-se de equipamentos como painéis solares, inversor solar e etc.

Quais os elementos que constituem o sistema off-grid?

Os elementos que constituem o sistema off-grid são responsáveis pela transformação da luz solar em energia elétrica e cada um deles é responsável por uma parte de todo esse processo.

Os módulos, mais conhecidos como painéis solares, são responsáveis por gerar a energia que vai abastecer as baterias, transformando a radiação solar em corrente elétrica contínua.

Os controladores de carga vão garantir que as baterias sejam abastecidas corretamente, mantendo o equilíbrio e evitando que elas sejam sobrecarregadas ou sofram qualquer descarga profunda. Eles ainda são responsáveis por aumentar a vida útil das baterias do sistema off-grid.

Os inversores são quem transformam a Corrente Contínua (CC) em Corrente Alternada (CA).

E, por fim, mas tão importante quanto todos os outros elementos do sistema off-grid, temos as baterias que são responsáveis por armazenar a energia gerada para que ela seja utilizada nos períodos de baixa incidência de luz solar.

Quais as vantagens do sistema off-grid?

Antes de mais nada, é válido ressaltar que existem diferentes vantagens entre um sistema de pequeno e de grande porte visto que, os de pequeno porte, geralmente são caracterizados por uma geração de energia em menor escala, mesmo que ainda seja independente da energia elétrica convencional.

Além disso, podemos destacar a redução do consumo de combustíveis fósseis, o aumento da disponibilidade de energia, a diminuição de emissões de gases poluentes e de ruído e, principalmente, a redução dos custos como algumas das vantagens do sistema fotovoltaico off-grid.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.