Energia solar fotovoltaica: o guia completo da energia solar!

Como funciona a energia solar fotovoltaica? Como ele converte a energia do sol em energia que podemos usar? Essa e todas as perguntas são respondidas no guia completo sobre energia solar!

energia-solar-fotovoltaica

Você deve estar se perguntando o que é a energia solar fotovoltaica, como armazenar, como a energia é gerada e o seu efeito fotovoltaico. Afinal, este tipo de energia solar é pouco falado em muitas mídias e, por conta disso, surgem diversas dúvidas que, por vezes, não são respondidas.

Ao longo deste artigo iremos abordar todos os detalhes da energia solar fotovoltaica, como sua diferença, sua conversão direta da luz e todas as suas vantagens e desvantagens.  

O que é a Energia Solar Fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é um tipo de energia solar que é produzida através do calor e da luz solar, podendo ser produzida mesmo em dias nublados e/ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar nas placas solares, maior é a quantidade de energia gerada.

A energia solar por si só é uma forma alternativa de energia limpa, renovável e sustentável.

O termo “fotovoltaica” vem do grego “phos” que significa luz e, “volt”, a unidade de força eletro-motriz que tem origem no sobrenome do físico italiano Alessandro Volta, inventor da pilha. O termo ‘fotovoltaica’ é usado desde 1849.

Como é o processo de Produção de Energia Solar?

O processo de produção de energia solar fotovoltaica utiliza uma placa solar ou diversas placas solares produzidas em material semicondutor para que quando os fótons (partículas de luz solar) incidirem, os elétrons presentes no semicondutor entram em movimento, o que gera a eletricidade.

A energia é gerada através das placas solares e levada ao inversor solar ou célula solar, que é o equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada para ser distribuída para o local de consumo utilizada por outros aparelhos.

Por que a Energia Solar Fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e renovável?

A energia solar fotovoltaica é considerada uma das fontes de energia limpa, renovável e sustentável por utilizar a fonte de energia mais limpa e proveniente de todo nosso planeta, o Sol.

O potencial de energia solar fotovoltaica é tornar as fontes de energias de pequenos e grandes comércios até em residências um local de energia  limpa e sempre disponível mesmo nos dias chuvosos.

O que é o Efeito Fotovoltaico

Efeito fotovoltaico é a consistência de uma tensão elétrica em um material semicondutor, quando é exposto a luz visível.

Vantagens da Energia Solar Fotovoltaica

Vamos listar alguns benefícios que o sistema fotovoltaico oferece para aqueles que estão ansiosos em adquirir:

  • Contribui com o meio ambiente;
  • Gera energia até mesmo em dias chuvosos ou nublados;
  • Vida útil duradoura;
  • Mais economia, sendo 95% de economia na conta de luz;
  • Valorização do imóvel;
  • Seu sistema fotovoltaico é silencioso;
  • Pouca necessidade de manutenção;
  • Ocupa pouco espaço;
  • Pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica;
  • Os equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados.

Apesar de parecer mínimas estas vantagens, cada uma delas fornece uma grande diferença em nosso dia a dia. É claro que, por conta de seus grandes benefícios você encontrará alguns poucos, mas existentes, desvantagens ao procurar e adquirir o produto.

Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica

Como todo produto obtém suas vantagens também terá suas desvantagens, isso se dá por tudo que irá adquirir. Há sempre as duas faces, por conta disso, vamos listar alguns itens para que possa analisar.

  • Não gera energia a noite; porém é possível utilizar a energia recebida durante o dia à noite através das baterias;
  • Sistema anti-ilhamento;
  • Pouco incentivo no Brasil.

Por conta dos poucos incentivos que a energia solar têm no Brasil, seu custo para adquirir é alto. Ela não gera energia à noite, o que poderá ser um problema para você que gosta de utilizar muitos equipamentos eletrônicos durante a noite.

O por quê disto está por não ser uma rede elétrica comum, como a que vem do petróleo. Por ser conectado à rede solar, ela depende puramente da conversão direta da luz que é disponibilizada pelo sol. Porém, você poderá utilizar a energia armazenada e recebida durante o dia à noite.

Através destas informações você é capaz de analisar os prós e contras ao escolher para sua casa ou empresa o tipo de energia que busca obter. É claro que, ao ver os pontos de desvantagens, você deverá pensar ativamente sobre como investir.

Afinal, este tipo de energia solar permite mais economia do que qualquer outra.

Curiosidades sobre a Energia Solar Fotovoltaica

Ela possui tantos pequenos detalhes que desde a forma como é produzida até como mantê-la, são verdadeiras curiosidades que, por vezes, não são respondidas. Por conta disso, vamos listar as principais curiosidades acerca desse sistema fotovoltaico e seus módulos solares.

O que é módulo solar?

Há diversas formas de chamar os módulos solares, entre eles, os mais conhecidos são: placas solares e painel solar.

Como a luz solar é armazenada?

A energia solar é armazenada por baterias. É através das baterias que você poderá utilizar a energia recebida durante o dia no período noturno. Apesar de o custo das baterias ser elevado e ter pouca duração, é possível que o cenário mude no Brasil.

A conversão direta de luz é segura?

Todos os equipamentos utilizados para receber e emitir a energia solar são seguros para manuseio, tanto para instalar quanto para manter os equipamentos são de fácil entendimento. Em caso de dúvidas, contate um profissional de confiança para que possa tirar suas maiores dúvidas, principalmente se, ao ler o manual de instruções não obter a clareza que precisa para compreender como deve efetuar a instalação.

Qual é a bateria que possui mais durabilidade?

Atualmente a bateria que possui mais durabilidade é a de íon-lítio, como a Powerwall da Tesla. No exterior os equipamentos de energia solar estão mais avançados, por conta disso, no Brasil, ainda teremos as baterias que apesar da pouca durabilidade oferecem a qualidade de seus sistemas de armazenamento.

Portanto, ao analisar a energia solar fotovoltaica e saber todos os detalhes de fonte de energia, vantagens e desvantagens, bem como funciona seu sistema de transformação de raios solares em energias é possível definir como irá investir e seus benefícios ao tê-la por longo tempo.

Site produzido por Digitalize Now.