Energia solar em casa

A energia solar em casa pode ajudar na sua transformação para se tornar uma residência mais verde, mais sustentável e com menos emissão de carbono, ao mesmo tempo que reduz suas contas de eletricidade. Quer saber mais sobre o tema? Acessa esse conteúdo completo!

energia-solar-em-casa

Fornecer energia à sua casa com painéis solares é melhor para o meio ambiente do que usar combustíveis fósseis e pode reduzir sua dependência da rede elétrica. Ao instalar também a tecnologia de armazenamento de bateria , você pode maximizar todos os benefícios de seus painéis solares usando a energia gerada quando for mais conveniente para você. Isso significa que você importará menos eletricidade da rede, economizando dinheiro em suas contas de energia e permitindo que você tenha energia independentemente de interrupções ou interrupções da rede.

A energia renovável é cada vez mais popular à medida que avançamos em direção a uma vida mais sustentável, e a energia solar e as baterias estão no centro deste futuro de energia sustentável.

Como pode ser utilizada a energia solar em casa?

  • Fornecimento de eletricidade - Os painéis solares fotovoltaicos podem gerar a eletricidade de que você precisa para iluminar sua casa e alimentar seus eletrodomésticos. Se você tornar sua casa mais eficiente em termos de energia ao mesmo tempo em que instala seu sistema de energia solar, poderá descobrir que seus painéis solares fornecem a maior parte de suas necessidades de eletricidade.
  • Carregando carros elétricos - Se você tem um veículo híbrido ou elétrico, pode usar a energia gerada pelos painéis solares para carregar o carro em casa.

Como fazer uso da energia solar em casa?

Agora que você sabe quanta energia potencial está descendo para o nosso planeta azul, você pode se perguntar como pode realmente aproveitar a energia solar em casa. A resposta? Painéis solares.

Os painéis solares captam a energia do sol em energia utilizável para residências, edifícios ou piscinas. Um painel solar é composto de células fotovoltaicas que convertem a energia da luz solar em corrente elétrica para alimentar sua casa.

Considerando a energia solar em casa, aqui estão alguns motivos pelos quais pode valer a pena o investimento.

Reduzir a poluição ambiental

Em comparação com os combustíveis fósseis que deixam o meio ambiente significativamente poluído, a energia solar é quase 100% limpa.

Uma casa comum, geralmente libera 14.920 libras de dióxido de carbono a cada ano. No entanto, os painéis solares podem diminua suas emissões em mais de 3.000 libras anualmente. E se você está preocupado com a poluição sonora, você fez uma boa escolha com os painéis solares. Em comparação com outras fontes de energia renovável, como turbinas eólicas residenciais, por exemplo, os painéis solares fornecem energia limpa e silenciosa, uma vez que não há peças móveis que façam barulho.

Benefícios financeiros

A instalação de painéis solares por meio de programas de incentivos federais e estaduais pode economizar dinheiro. Consulte o programa de incentivos do seu próprio estado para ver que tipo de desconto você pode ter direito, já que alguns oferecem deduções fiscais de até 30% dos custos de instalação. Melhorar a sua casa com energia solar pode economizar entre R$50.000 a R$150.000 ao longo de um período de vinte anos, dependendo de sua localização, uso de eletricidade e tamanho da casa, dependendo cada vez menos da rede distribuidora de energia pública ou local.

Manutenção

A manutenção dos sistemas de energia solar em casa é realmente simples, uma vez instalado o solar, apenas limpando os painéis algumas vezes por ano, trocando o inversor uma vez a cada 5-10 anos e manutenção ocasional dos cabos, além da vida útil do sistema de energia solar que tem vida útil de mais de 25 anos.

Independência Energética

Uma atualização solar para sua casa pode oferecer independência das fontes de energia tradicionais e ajudar a protegê-lo do aumento inevitável dos custos da geração de energia solar.

Entre essas e outras vantagens da energia solar em casa, temos:

  • A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável.
  • Depois de instalado um painel solar, a energia solar pode ser produzida gratuitamente.
  • A energia solar durará para sempre, enquanto se estima que as reservas mundiais de petróleo tem apenas entre 30 a 40 anos de duração.
  • A produção de energia solar fotovoltaica ou térmica não causa poluição.
  • As células solares não fazem absolutamente nenhum ruído. Por outro lado, as gigantescas máquinas utilizadas para bombear óleo são cada vez mais barulhentas e, portanto, pouco práticas.
  • Muito pouca manutenção é necessária para manter os sistemas de energia solar funcionando. Não há partes móveis em uma célula solar, o que torna quase impossível realmente danificá-las.
  • No longo prazo, pode haver um alto retorno do investimento devido à quantidade de energia gratuita que um painel solar pode produzir. Estima-se que uma residência média verá 50% de sua unidade consumidora de energia ser proveniente de painéis solares.

Contrapontos da energia solar em casa

Infelizmente existem alguns pontos negativos que você deve considerar antes de pensar em investir em painéis solares e começar a gerar sua própria energia para diminuir sua conta de luz.

Limitações geográficas

As empresas da indústria solar estão crescendo, mas normalmente atendem a locais geográficos muito específicos. Se você mora fora da área de serviço das empresas de energia solar, pode ter dificuldade em encontrar uma empresa que se destaque em sua casa. Se você mora em uma área rural, isso é um problema porque, se algo der errado, você poderá ter problemas para entrar em contato com o atendimento ao cliente para consertá-lo.

Você não pode levar isso com você

Como se pode imaginar, você não pode mover seu sistema de painel solar se decidir fazê-lo. Você pode remover seus painéis e movê-los para sua nova propriedade, mas o sistema teria que ser reajustado em sua nova casa e poderia causar danos à sua antiga casa e aos painéis e placas solares, sejam elas de sistemas fotovoltaicos ou térmicos.

Energia solar em casa: um investimento acertado

Apesar de alguns pontos negativos citados, fica claro que a geração de sua própria energia é algo positivo e valioso em longo prazo, caso você possa fazer esse investimento. A energia solar pode fornecer energia à sua casa de forma sustentável e possui baixos custos de manutenção após a instalação. É uma ótima maneira de ver um impacto verde e que deixe um pouco mais de verde na sua carteira.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.