Energia solar em apartamentos

Será que é possível ter energia solar em apartamentos? Se sim, o quanto isso é viável? Um projeto sairia muito caro? Confira essas e todas outras informações aqui!

energia-solar-em-apartamentos

Quando falamos de energia solar, estamos falando de uma energia alternativa, renovável e sustentável que opera usando a luz solar como fonte de energia. Ela pode ser utilizada para diferentes tecnologias, tais como a energia heliotérmica, energia solar fotovoltaica e aquecimento solar.

Muito comumente associada à energia solar, a energia fotovoltaica é a geração de energia elétrica com o uso da luz do sol como fonte de energia. Logo, podemos dizer que os dois termos significam a mesma coisa.

A energia solar é uma forma de gerar energia limpa que não causa danos à natureza e com um grande aproveitamento pois o calor e a luz solar são fontes eficazes e promissoras no mundo.

A energia do sol é considerada inesgotável e seu potencial de energia é excelente quando comparado a outras fontes de energia.

Quais as vantagens da energia solar?

Que a energia solar é uma energia limpa e barata, você já deve estar cansado de saber. Mas ela apresenta diversas outras vantagens.

Dentre elas podemos destacar a pouca exigência de manutenção, a economia na conta de luz, a vida útil longa e, principalmente, a valorização do imóvel.

E, embora muitas pessoas optem por não adquirir energia solar em suas residências por focarem no custo alto de sua aquisição, precisamos ressaltar que a economia gerada pelo sistema de energia solar que será instalado em sua residência compensará o gasto e te trará rápido retorno do investimento feito.

É possível ter energia solar em apartamentos?

Como a instalação dos painéis fotovoltaicos dependem de um espaço aberto a fim de que os painéis recebam a luz do sol e a transformem em energia, talvez você tenha a ideia de que seja impossível ter energia solar em apartamentos.

E o seu pensamento não está de todo errado, mas embora seja um pouco mais difícil, devemos te dar a animadora notícia de que é possível sim ter energia solar no seu apartamento!

Como é feita a instalação dos painéis em apartamentos?

Apartamentos na cobertura ou no térreo geralmente possuem um espaço aberto onde os raios solares batem e, dessa forma, a instalação acaba sendo um pouco mais “simples”.

Contudo, também existe a possibilidade de instalar o seu sistema nas sacadas ou fachada do prédio. Acontece que, nesses locais, é necessário apenas estar atento quanto a sombreamento por causa de árvores ou por conta do próprio prédio.

Quem consome a energia gerada pelos painéis solares?

A energia gerada pode ser aproveitada somente pelo morador que adquiriu e instalou o sistema de painéis fotovoltaicos, como também pode ser usada como fonte de energia para as áreas comuns do condomínio.

É possível integrar o sistema à decoração?

Talvez você acredite que a instalação dos painéis fotovoltaicos não seja viável porque não ficaria esteticamente adequado. Acontece que, atualmente, os painéis fotovoltaicos integrados a edifícios tem se popularizado.

Isso significa que muitos edifícios já estão sendo planejados pensando na integração de painéis solares para fornecimento de energia limpa para o condomínio.

É possível fazer a instalação individual da energia solar em apartamento?

Claro que sim. Você não necessariamente precisa adquirir todo o equipamento necessário para a instalação dos painéis e compartilhar a sua energia.

Se você tiver uma varanda, é possível realizar a instalação dos painéis fotovoltaicos com o uso de um sistema de fixação de forma triangular onde as placas solares ficam no espaço livre da sua varanda.

Como as coberturas dos edifícios tem um espaço maior e possuem altos níveis de captação de irradiação, as coberturas se tornam o lugar perfeito para a instalação do seu sistema fotovoltaico

Outra opção é quando o seu apartamento está localizado no piso térreo. Geralmente apartamentos térreos são ótimos lugares para instalação de seu sistema de energia solar. Contudo, é preciso estar atento ao nível de sombreamento do local pois sombras de outros prédios e até mesmo de árvores, podem ser responsáveis pela baixa capacidade de geração de energia.

Site produzido por Digitalize Now.