Energia solar: como funciona?

Está procurando como funciona a energia solar? Confere o conteúdo completo sobre o funcionamento da energia solar em residências ou empresas que a Sunlight preparou para você!

energia-solar-como-funciona

A energia solar funciona convertendo a luz do sol em eletricidade. Essa eletricidade pode então ser usada em sua casa ou exportada para a rede, quando não for necessária. Isso é feito através da instalação de painéis solares em seu telhado que geram eletricidade CC (Corrente Contínua). Este é alimentado em um inversor solar que converte a eletricidade CC de seus painéis solares em eletricidade AC (Corrente Alternada).

5 aspectos sobre o funcionamento da Energia Solar

  1. Seus painéis solares são feitos de células fotovoltaicas de silício. Quando a luz do sol atinge seus painéis solares, as células fotovoltaicas absorvem os raios do sol e a eletricidade é produzida por meio do efeito fotovoltaico. A eletricidade produzida por seus painéis é chamada de eletricidade de Corrente Contínua (CC) e não é adequada para ser usada por seus eletrodomésticos. Em vez disso, a eletricidade CC é direcionada para o inversor central (ou microinversor, dependendo da configuração do sistema).
  2. Na utilização da energia solar, seu inversor é capaz de converter a eletricidade CC em eletricidade de Corrente Alternada (CA), que pode ser usada em sua casa. A partir daqui a eletricidade CA é direcionada para a sua central.
  3. Um painel de controle permite que a eletricidade CA utilizada seja enviada para os aparelhos de sua casa. Seu quadro de distribuição sempre garantirá que sua energia solar seja usada primeiro para alimentar sua casa, apenas acessando energia adicional da rede quando sua produção solar não for suficiente.
  4. Todas as residências com energia solar são obrigadas a ter um medidor bidirecional (medidor de serviço público), que seu distribuidor de eletricidade irá instalar para você. Um medidor bidirecional é capaz de registrar toda a energia que chega à casa, mas também registrar a quantidade de energia solar que é exportada de volta para a rede. Isso é chamado de medição de rede.
  5. Qualquer eletricidade solar não utilizada é enviada de volta para a rede. Exportar energia solar de volta para a rede renderá a você um crédito em sua conta de eletricidade. Suas contas de eletricidade levarão em consideração a eletricidade que você compra da rede, mais os créditos pela eletricidade gerada pelo seu sistema de energia solar que você não usa.

Com a energia solar, você não precisa ligá-la de manhã ou desligá-la à noite - o sistema fará isso de forma contínua e automática. Você também não precisa alternar entre a energia solar e a grade, pois seu sistema solar é capaz de determinar quando é melhor fazer isso com base na quantidade de energia consumida em sua casa.

Na verdade, um sistema solar requer muito pouca manutenção. Isso significa que você mal saberá que está lá além de garantir que um sistema de energia solar de boa qualidade durará muito tempo.

Seu inversor solar (normalmente instalado em sua garagem ou em um local acessível), pode fornecer informações como a quantidade de eletricidade que está sendo produzida em um determinado momento ou quanto gerou durante o dia e até mesmo a quantidade total desde que foi operado. Muitos inversores de energia solar apresentam conectividade wi-fi e monitoramento online sofisticado.

Como os painéis solares produzem eletricidade?

1. A luz solar ativa os painéis

Cada painel individual é construído com uma camada de células de silício que, nada mais é que uma estrutura de metal, um invólucro de vidro cercado por um filme especial e fiação. Para efeito máximo do uso e da geração de energia solar, os painéis são agrupados em “arranjos” (uma série ordenada) e colocados em telhados ou em grandes espaços ao ar livre. As células solares, também conhecidas como células fotovoltaicas, absorvem a luz solar durante o dia.

2. As células produzem corrente elétrica

Na energia solar, dentro de cada célula solar existe uma fina placa semicondutora feita de duas camadas de silício. Uma camada é carregada positivamente e a outra negativamente, formando um campo elétrico. Quando a energia da luz do sol atinge uma célula solar fotovoltaica, ela é energizada, fazendo com que os elétrons "se soltem" dos átomos dentro da pastilha semicondutora. Esses elétrons soltos são colocados em movimento pelo campo elétrico ao redor da pastilha, e esse movimento cria uma corrente elétrica.

3. A energia elétrica é convertida

Agora você tem painéis solares funcionando de maneira eficiente para transformar a luz solar em eletricidade. Contudo a eletricidade gerada é chamada de eletricidade de corrente contínua (CC), que não é o tipo de eletricidade que alimenta a maioria das casas que, no caso, é a eletricidade de corrente alternada (CA). Felizmente, a eletricidade de corrente contínua pode ser facilmente transformada em eletricidade CA através de um dispositivo chamado inversor. Em sistemas solares modernos, esses inversores podem ser configurados como um inversor para todo o sistema ou como microinversores individuais acoplados atrás dos painéis.

4. A eletricidade convertida abastece a sua casa

Depois que a energia solar é convertida de CC para CA, ela passa pelo painel elétrico, onde é distribuída dentro da casa para alimentar seus eletrodomésticos. Funciona exatamente da mesma forma que a energia elétrica gerada pela rede da concessionária de energia elétrica. Portanto, nada dentro de casa precisa ser alterado. Como você ainda permanece conectado à sua empresa de energia tradicional, pode obter eletricidade adicional automaticamente para complementar qualquer escassez de energia solar da rede.

5. Um medidor líquido mede o uso

Em dias nublados e durante a noite, suas telhas ou painéis solares podem não ser conseguir capturar luz solar suficiente para usar como energia. Inversamente, no meio do dia, quando não há ninguém em casa, eles podem coletar energia excedente - mais do que você precisa para operar sua casa. É por isso que um medidor é utilizado para medir a eletricidade que flui em ambas as direções - de e para sua casa. Sua concessionária geralmente fornecerá créditos para qualquer energia excedente que você enviar de volta para a rede. Isso é conhecido como medição líquida.

Conclusão

Agora que você conhece o básico sobre a energia solar, pode se maravilhar com a forma com a qual a tecnologia fotovoltaica de hoje, pode capturar a vasta potência do sol para operar uma casa. Pode não ser ciência de foguetes, mas definitivamente é a engenhosidade humana no seu melhor.

Site produzido por Digitalize Now.