Energia luminosa: o que é e como ela serve para gerar eletricidade?

O que é a luz? O que é a energia luminosa? Para que serve essa energia e como é possível gerar eletricidade para conectar uma casa apenas com o sol? Aprenda nesse artigo completo!

energia-luminosa

A luz visível constitui apenas um entre muitos tipos de radiação eletromagnética emitida pelo sol. O espectro eletromagnético é definido como a faixa de todas as frequências de radiação possíveis.

Ele mostra diferentes tipos de radiação eletromagnética subindo do sol, incluindo raios ultravioletas e raios-X. Vários tipos de energia radiante do sol foram diferenciados dentro do espectro eletromagnético e a diferença entre os comprimentos de onda aponta para a quantidade de energia que é transportada por eles, em uma espécie de corrente elétrica, dentre eles a Energia Luminosa.

O sol emite uma grande quantidade de radiação eletromagnética. Os humanos são capazes de ver apenas uma fração dessa energia, que é conhecida como 'luz visível'. A forma como a energia solar viaja é expressa em ondas. Os cientistas podem calcular a quantidade de energia de uma onda medindo seu comprimento de onda e a distância entre pontos consecutivos de uma onda (de crista a crista e vale a vale).

A luz

Energia luminosa é tecnicamente qualquer forma de energia radiante, mas quase sempre é considerada como significando energia radiante visível. Esta energia radiante visível está entre 380 nm (um nm é um bilionésimo de um metro) e 750 nm. A luz é uma forma de radiação eletromagnética, o que significa que tem campos elétricos e campos magnéticos vibrando para frente e para trás muito rapidamente como uma onda. Por causa da estranheza da mecânica quântica, a luz também é feita de pequenas partículas sem massa, chamadas fótons.

A luz, sem surpresa, viaja na velocidade da luz, que é a mais rápida que qualquer coisa pode ir. A luz é dobrada (refratada) com vários tipos de lentes para vários fins (em óculos, microscópios e telescópios, em projetores como em um cinema, etc.). A luz é uma forma de energia, razão pela qual as células fotovoltaicas podem aproveitar o fluxo de energia primária da luz solar para produzir eletricidade.

A luz, bem como a energia luminosa, é necessária para os humanos manterem uma alta qualidade de vida e é um dos principais usos da energia (geralmente eletricidade, mas o fogo também funciona, geralmente na forma de queima de biomassa). A iluminação doméstica prolonga o dia de uma pessoa e permite muitas oportunidades de lazer e econômicas depois que o sol deixa de fornecer luz solar. As pessoas costumam obter luz de lanternas de querosene em países em desenvolvimento e de uma variedade de lâmpadas em países desenvolvidos (como lâmpadas LED, lâmpadas CFL e lâmpadas incandescentes).

O que é energia luminosa?

A energia da luz, ou energia luminosa, é um tipo de energia cinética com a capacidade de tornar os tipos de luz visíveis aos olhos humanos. A luz é definida como uma forma de radiação eletromagnética emitida por objetos quentes como lasers, lâmpadas incandescentes e o sol.

A energia luminosa contém fótons que são pacotes minúsculos de energia. Quando os átomos de um objeto são aquecidos, isso resulta na produção de fótons e é assim que os fótons são produzidos. Os elétrons encontram excitação com o calor e resultam na obtenção de energia extra. A energia luminosa é liberada na forma de um fóton e mais fótons saem à medida que a substância fica mais quente.

A luz viaja na forma de uma onda quando viaja. No entanto, qualquer matéria é essencial para transportar a energia para viajar. Esta é a razão pela qual a luz pode viajar através do espaço onde não há ar. Este não é o caso das ondas sonoras, uma vez que têm que viajar através de sólidos, líquidos ou gases. A energia luminosa é muito rápida e viaja mais rápido do que qualquer coisa.

Processo de absorção de luz

A energia luminosa entra no processo de fotossíntese quando os pigmentos absorvem a luz. Nas plantas, as moléculas de pigmento absorvem apenas a luz visível para a fotossíntese. A energia luminosa visível pelos humanos como luz branca realmente existe em um arco-íris de cores. Certos objetos, como um prisma ou uma gota d'água, dispersam a luz branca para revelar essas cores ao olho humano. A porção de luz visível do espectro eletromagnético é percebida pelo olho humano como um arco-íris de cores, com o violeta e o azul tendo comprimentos de onda mais curtos e, portanto, energia mais alta. Na outra extremidade do espectro em direção ao vermelho, os comprimentos de onda são mais longos e têm menor energia.

Usos da energia da luminosa

A energia luminosa é uma forma de radiação eletromagnética que pode ser vista pelo olho humano. Mas também existem muitos usos comerciais e científicos da energia da luz e alguns deles estão listados abaixo.

Comida

A luz é a única fonte de geração de alimentos para todos os organismos vivos, e a energia luminosa está presente nesse processo. Todo organismo depende da luz para obter energia e alimento, exceto alguns organismos quimiotróficos, como bactérias.

Visão

Qualquer organismo é capaz de ver os objetos ao seu redor devido à presença dos olhos. Mas eles podem ser inúteis sem luz. Os olhos recebem a imagem quando a luz incide sobre eles e a informação é enviada ao cérebro. Portanto, a energia luminosa nos permite ver os objetos ao nosso redor.

Geração de energia elétrica

A energia elétrica, de forma simplificada, gera fótons que são absorvidos pelas placas de silício e transformados em energia elétrica através do processo de conversão de energia. Dessa forma, conseguimos gerar energia em um formato sustentável e que não agride o meio ambiente com o sol.

O que é energia luminosa?

A energia luminosa é uma forma de radiação eletromagnética. A luz consiste em fótons, que são produzidos quando os átomos de um objeto se aquecem. A luz viaja em ondas e é a única forma de energia visível ao olho humano.

Como a energia da luz é formada?

A luz é composta de fótons, que são como pequenos pacotes de energia. Quando os átomos de um objeto se aquecem, os fótons são produzidos a partir do movimento dos átomos. Quanto mais quente o objeto, mais fótons são produzidos.

Como a luz viaja?

A energia da luz viaja na forma de ondas. A energia da luz é muito rápida - na verdade, nada viaja mais rápido.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.