Energia do Futuro: o poder do sol!

Você quer saber qual a energia do futuro aqui no Brasil? Vem conhecer a Energia Solar de forma completa nesse guia completo!

energia-do-futuro

Pode parecer nome de livro de fantasia ou ficção científica, mas a verdade está logo à frente: a energia solar é a energia do futuro.

Apesar dos outros tipos de energia serem conhecidas, como a hidráulica, eólica e a habitual que é utilizada em diversos países, vêm do petróleo. A energia solar é aquela que será a nova tendência e vamos explicar porquê é a energia do futuro.

O que é a energia solar

A energia solar é um tipo de energia limpa, renovável e sustentável que transforma a luz do sol como fonte de energia, podendo ser utilizada, como: aquecimento solar, energia solar heliotérmica e fotovoltaica.

Cada ‘modelo’ de energia solar possui uma forma própria de funcionar, por exemplo:

  • Energia solar fotovoltaica funciona através da exposição dos painéis solares em locais altos, como o telhado. Através dessa exposição haverá um inversor de energia que transformará a luz do sol em energia elétrica. Esse tipo de energia solar é indicado para locais que são mais afastados dos grandes centros urbanos, além de ser mais econômica e ser utilizada até mesmo em dias nublados ou à noite.
  • Energia solar heliotérmica é conhecida também como energia solar concentrada, ela é a energia que reflete a luz do sol concentrando-a em um único ponto. O calor que é acumulado é usado para aquecer um fluido e o vapor que irá movimentar as turbinas, acionando assim, os geradores de energia.
  • Energia solar térmica é a energia solar que é utilizada muitas vezes para aquecer a água, sendo responsável pela refrigeração e aquecimento de ambientes e a geração de calor. Essa energia é conhecida também como termossolar ou fototérmica, usando o calor do sol diretamente para aquecer outro meio, utilizando as placas solares ou tubos a vácuo para realizar a captação e transferir o calor para um meio líquido, que é a água.

As vantagens de usar a energia solar

Vamos listar algumas vantagens que possam ter passado despercebidas ou desconhecidas por você que está conhecendo as informações acerca do novo futuro que está por vir.

  • Praticidade, as energias solares são geradoras de energia que não ocupam muito;
  • Sustentabilidade, essas técnicas de obter energia elétrica usa uma fonte de energia infinita que é o uso da luz do sol, portanto não danifica o meio ambiente;
  • Economia, as energias solares são mais econômicas do que as convencionais que agridem o meio ambiente e também o seu bolso; permitindo que você realize apenas manutenções semestrais ou anuais;
  • Durabilidade, os equipamentos duram até 25 a 40 anos, no caso da energia fotovoltaica. Ou seja, os equipamentos além de ser duráveis estão em constantes avanços tecnológicos para atender com mais qualidade.
  • Limpa e renovável, a energia solar não polui o ambiente e tão pouco prejudica quaisquer fatores a respeito de espaço. Podendo ser usada em residências ou até mesmo indústrias.

Essas vantagens são cruciais para que se entenda o quão vantajosa é seu manuseio, afinal os gastos são menores e, é claro, além de ser uma energia renovável ela tem uma capacidade instalada através do próprio “gás natural” que utiliza, a luz solar.

Desvantagens da Energia Solar

Todo produto possui desvantagens, por conta disso, vamos falar algumas poucas desvantagens que o poder do sol proporciona aos seus adeptos.

  • Obter um sistema solar é caro inicialmente;
  • Gastos com manutenção, apesar de não ser uma frequente manutenção, somente profissionais capacitados são recomendados para realizar a manutenção e instalação dos equipamentos;
  • As baterias que armazenam a energia que contém no Brasil apesar de ser duráveis e de tecnologia avançada, a melhor ainda encontra-se apenas no exterior, sendo a de íon-lítio a melhor bateria para armazenar energia;
  • Seu potencial no período noturno é mais baixo, contando apenas com o que foi armazenado nas baterias.

Apesar de contar com baterias, o mercado de energia está em expansão em todo o mundo, por conta disso, nos últimos anos houve tecnologias melhores sendo criadas e testadas para garantir ainda mais a sustentabilidade do planeta.

Obter o sistema solar ou ter uma fonte de rio grande (caso opte pela geração eólica) poderá contar com diversos fatores que poderão ter um parque eólico disponível para a utilização deste tipo de energia.  

Diferença entre Energia Solar e Energia Nuclear

Muitos ainda confundem quais são seus pontos de diferença, afinal, cada vez mais é importante o ressalvo das diferenças entre essas geradoras de energia e, principalmente, desde suas origens.

Como foi dito anteriormente, a energia solar utiliza de até 3 tipos para obter a energia do sol, sendo fotovoltaica, heliotérmica e térmica. A energia solar utiliza as placas solares para obter a energia, sendo por meio direto dos painéis ou tubos a vácuo. Sendo, uma fonte renovável de energia.

Enquanto que, a energia nuclear é a fonte de energia não renovável, utiliza de núcleos atômicos para gerar a energia elétrica. Tendo diversas vantagens, como:

  • Valor de aquisição mais baixo, como a fonte de petróleo;
  • Competitividade;
  • Não compromete o meio ambiente com o efeito estufa ou com chuvas ácidas.

As desvantagens, porém, não devem ser desclassificadas para entender quais são as diferenças entre esses dois tipos de geração de energia, sendo:

  • Recurso de energia se esgota futuramente;
  • Possui riscos de acidentes nucleares;
  • Causa a poluição radioativa através da formação de resíduos nucleares periculoso;
  • Pode, também, ser usada para fins bélicos.

Através destas informações poderá escolher melhor qual energia é a ideal para você, mas principalmente para o meio ambiente. Sendo, a energia nuclear a mais agressiva, o futuro não terá espaço para isso.

Tendo cada vez mais a conscientização quanto ao meio ambiente, com a tecnologia em constante avanço os equipamentos solares serão mais capazes e dominarão a tendência no futuro.

Afinal, a luz do sol é a fonte de energia infinita que poderá ser usada a favor daqueles que querem contribuir com o meio ambiente, quanto amenizar os gastos e estão distantes dos grandes centros urbanos.

Portanto, a energia nuclear apesar de ser muito utilizada logo sua matéria prima será extinguida, por conta disso, haverá outras tecnologias que disponibilizarão para todos uma energia sustentável e renovável.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.