Eficiência energética: como ter a maior eficiência possível?

Eficiência energética significa, em suma, fazer mais com menos energia. Mas, se o objetivo for entender melhor esse conceito, a palavra eficiência por si só é sinônimo de competência e produtividade.

eficiencia-energetica

A eficiência energética consiste na forma com a qual desempenhamos uma atividade, utilizando uma quantidade mínima de energia.

As clássicas lâmpadas de LED, que são consideradas as mais eficientes no segmento de iluminação, podem ser consideradas exemplo de eficiência energética.

Uma lâmpada de LED com 7W ilumina tanto quanto uma lâmpada incandescente de 60W. Isso significa que o modelo de LED é mais eficiente, cumpre seu papel com excelência e ainda utiliza bem menos energia. Em números isso significa uma economia de 53 W/h ou, aproximadamente, 90%.

Em aparelhos e eletrodomésticos também podemos encontrar modelos que são mais eficientes que outros.

A recomendação é que sempre verifique se o equipamento possui o Selo Procel de economia de energia. Esse selo garante, além da eficiência energética do produto, uma boa economia na conta de luz. Contudo, aparelhos domésticos a gás possuem um selo diferente chamado Selo Conpet.

O objetivo desses dois selos é, além de orientar o consumidor, incentivar a fabricação e comercialização de produtos mais eficientes.

Vale ressaltar que, embora estejamos falando sobre economia de energia, os dois conceitos não podem ser confundidos. Atitudes simples como apagar as luzes, fechar a geladeira e até mesmo usar a luz natural, são atitudes que geram economia de energia. A grande diferença dos conceitos é que uma luz apagada não pode ser considerada mais eficiente que uma luz acesa.

Embora todo esse papo de economia de energia seja muito vantajoso para o nosso bolso, é preciso entender que ter um consumo energético mais sustentável também contribui para o meio ambiente.

Aplicar todo esse conceito de sustentabilidade em casa é uma tarefa muito interessante, contudo, para as empresas isso pode ser até mesmo um diferencial competitivo pois, ser reconhecida como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente é uma ótima oportunidade para começar um bom relacionamento com a comunidade.

Benefícios da eficiência energética

Investir em eficiência energética garante às empresas uma redução significativa dos custos com energia elétrica no final do mês, pois o uso de energia comprada é mais eficiente. Mas, é comum que ao falarmos de redução nas contas de luz, muitas pessoas acreditem que para alcançar tal feito seja necessário um alto investimento.

Contudo, não é bem assim que funciona. Uma atitude que pode ser considerada muito simples e, principalmente, muito eficaz, é que a sua empresa adote hábitos conscientes por parte de todas as pessoas que frequentam a organização.

Por outro lado, se faz necessário estar sempre atento a sua conta de energia para analisar a fatura a fim de encontrar informações que apontem algo de errado no valor.

Nesse caso, você pode ficar de olho na demanda contratada, verificar os horários em que a demanda e o preço da tarifa aumenta e pesquisar se alguma multa foi aplicada à sua empresa.

Além disso, investir em eficiência energética traz maior competitividade para a empresa dentro do seu ramo de atuação, o que pode baratear o seu processo produtivo e alcançar melhores preços do seu produto dentro do mercado.

Ações de eficiência energética são um ato de consumo consciente, pois o uso racional de energia auxilia na redução de emissão de CO2, que é um dos poluentes que mais contribui para o aquecimento global.

Optar por investir em energia limpa é uma medida complementar muito eficiente, visto que dessa forma você coopera para diminuir o impacto que as fontes finitas causam no meio ambiente.

O que usar para ter eficiência energética?

Buscando uma maior eficiência energética, dentro da linha de ação tecnológica, destaca-se o uso de equipamentos mais eficientes e linhas de inovação tecnológica.

Busque avaliar a possibilidade de investir em novas tecnologias de iluminação como, por exemplo, a substituição por lâmpadas de menor potência que mantêm o mesmo nível de iluminação, mas que auxiliam consideravelmente na redução do consumo de energia elétrica.

Utilizar motores de alto rendimento e bem dimensionados pode representar uma importante linha de ação para empresas com grande utilização de força motriz.

As novas plataformas de eficiência energética vêm ajudando vários consumidores na redução de seus gastos com energia elétrica de maneira expressiva. A plataforma da Beenergy, por exemplo, analisa faturas e hábitos de consumo de energia das empresas e sugere ações simples que visam reduzir em até 30% os custos com energia.

Como implementar ações de eficiência energética?

Além de reduzir os gastos com energia elétrica, incentivar à implementação de hábitos de consumo mais eficientes, contribui com o planeta pois seus benefícios superam questões econômicas.

Utilizar equipamentos conforme as especificações do fabricante são importantes pois evitam que o uso incorreto desses aparelhos impacte no consumo de energia.

Para as empresas que visam obter todos os benefícios da eficiência energética, torna-se necessário implementar projetos e programas de incentivo com seus colaboradores a fim de incentivá-los a utilizar a energia de forma mais eficiente.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.