O que podemos fazer para diminuir o consumo de energia?

Quais serão as ações que estão em nossas mãos para mudarmos o jogo quando falamos de sustentabilidade? Dê uma olhada nesse artigo completo sobre o tema!

diminuir-o-consumo-de-energia

Que nós nos tornamos muito mais dependentes da eletricidade do que há cinquenta anos, não é nenhuma surpresa.

Quem somos nós sem o nosso smartphone que hoje em dia tem tantas funções quanto nossos computadores?!

As consequências de toda essa nossa dependência, quem sofre, é o meio ambiente, visto que a quantidade de energia mundial proveniente de recursos renováveis, segundo a Agência Internacional de Energia, é de apenas 23,8%.

Além disso, a energia elétrica no Brasil é uma das mais caras do mundo, de acordo com um levantamento feito pela Global Petrol Price realizado em 2019, que colocou o Brasil  na 37ª posição.

Por isso, encontrar meios de reduzir o consumo de energia elétrica é um dos grandes desafios que temos enfrentado no nosso dia a dia.

Ninguém gosta de receber a conta de luz no final do mês e perceber que houve um aumento significativo em comparação com o mês anterior. É sempre uma infeliz surpresa!

Contudo, até os mais diversos estabelecimentos comerciais costumam sofrer com este problema. O resultado disso é o alto custo com energia elétrica!

Quem são os maiores vilões da sua conta de luz?

Você já deve ter se perguntado o motivo pelo qual a sua conta de luz vem tão alta em alguns momentos.

Muito provavelmente você ainda não encontrou nenhuma outra razão plausível para esses preços assustadores na sua conta além de tentar culpar a rede de distribuição de energia elétrica do seu município, não é mesmo?!

Mas você sabia que você convive diariamente com os maiores vilões da sua conta de luz?!

1. Ar Condicionado

O ar condicionado consome muito mais energia que o ventilador e, por isso, seu uso é recomendado apenas quando o calor estiver realmente insuportável e só o ventilador não estiver mais dando conta.

Mas, se você realmente não conseguir abrir mão de manter o seu ar condicionado ligado, você pode fazer a limpeza dos filtros do seu ar com mais frequência. A sujeira nos filtros faz com que o seu aparelho tenha que trabalhar mais e, consequentemente, acabe gastando mais.

2. Chuveiro Elétrico

O chuveiro elétrico é um dos itens responsáveis pelo aumento da sua conta de luz. Mas, o que muita gente não sabe, é que a opção “verão” consome 30% que as demais opções do seu chuveiro.

Uma dica legal para ajudar a economizar na sua conta de luz é evitar usar a opção “inverno” do seu chuveiro entre às 18h e às 21h. Geralmente nesse horário a tarifa é maior.

3. Aparelhos em stand-by

Embora aparelhos como TV e microondas representem um gasto relativamente pequeno em comparação com o chuveiro elétrico, por exemplo, ainda sim é importante mantê-los fora da tomada depois de usá-los.

4. Máquina de lavar

A máquina de lavar, embora seja uma grande aliada para todos os moradores da casa, também é uma das vilãs do consumo da sua energia elétrica.

Uma dica interessante para utilizá-la é optar por acumular várias peças de roupa para lavá-las todas de uma vez.

Dessa forma, além de gerar uma economia na sua conta de luz, você permite que a sua máquina de lavar funcione com toda a capacidade.

5. Lâmpadas

Embora pareça besteira, uma simples troca de lâmpada pode gerar até 70% de economia na sua conta de luz.

Se puder optar por utilizar a luz do sol para realizar grande parte das suas tarefas, usufrua deste privilégio. Abra as janelas e deixe a luz entrar em sua casa de forma natural.

Caso não haja essa possibilidade, as lâmpadas de LED são uma ótima alternativa para consumir menos energia.

6. Geladeira

Caso a vedação da sua geladeira não esteja funcionando conforme o planejado, ela pode estar consumindo mais energia do que deveria. Além disso, abrir e fechá-la várias vezes por dia também pode causar este mesmo problema.

O ideal é que você esteja atento à vedação da sua geladeira e, principalmente, evite abrir e fechá-la ou mantê-la aberta por um “longo” período desnecessariamente. Procure ser o mais breve possível na frente da sua geladeira.

7. Forno elétrico

Muito similar ao microondas, o forno elétrico também é um dos maiores vilões da sua conta de luz.

Uma dica excelente para gerar mais economia tendo este aparelho em casa, é usar o fogão convencional com mais frequência do que o forno elétrico.

8. Ferro de passar

O ferro de passar, embora seja muito importante, também causa grandes prejuízos na sua conta de luz.

Por isso, o ideal é que você siga o mesmo princípio da máquina de lavar com o ferro de passar: opte por acumular um número maior de roupas para passar todas de uma vez.

9. Tempo no banho

Além de ter grande impacto na sua conta de luz, passar muito tempo tomando banho gera um desperdício de água gigantesco.

Existem outras soluções para diminuir o consumo de energia?

A gente entende que todos - ou a grande maioria - desses aparelhos são importantíssimos em casa e, em muitos casos, não podemos abrir mão do uso deles.

Contudo, para quem deseja gerar ainda mais economia na sua conta de luz, sugerimos investir em energia solar.

A energia solar é extremamente benéfica para o meio ambiente e representará uma grande diferença nas suas contas de luz ao final do mês, podendo gerar uma economia de até 95%.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.