Deixar o carregador na tomada gasta energia?

Será que deixar o carregador na tomada gasta energia? Essa é a pergunta de muitas pessoas quando são questionadas sobre o gasto de energia mesmo com o celular após 100%, ou até com ele desplugado! Confira a resposta

deixar-o-carregador-na-tomada-gasta-energia

Quanta energia uma variedade de carregadores comuns usa e quanto custará para mantê-los conectados a cada ano? Afinal, deixar o carregador na tomada gasta energia?

Você com certeza já ouviu inúmeras falas sobre o assunto e, principalmente, pessoas com as mais variadas opiniões. Acontece que a verdade é que o consumo de energia que um dispositivo usa em stand by (modo de espera) é real, quando você não está usando os aparelhos conectados à tomada, ele ainda assim consome energia elétrica. Mas quanta energia usa um carregador, e vale a pena o incômodo de desconectá-lo quando não estiver usando?

Quanta eletricidade os carregadores conectados à tomada consomem?

Muitos usuários de smartphones deixam o carregador conectado após carregar o telefone. Porque hoje em dia, os telefones usados em todas as áreas do dia são muito carregados, principalmente se a capacidade da bateria não for suficiente.

Por esse motivo, os carregadores que ficam prontos para uso na tomada utilizam uma determinada energia elétrica ao contrário do que se sabe. No entanto, mesmo que se saiba usá-lo, quanto desse poder é desconhecido para a maioria das pessoas.

A quantidade de eletricidade que os carregadores gastam energia quando não estão em uso foi testada recentemente por um redator. Como resultado dos testes, a questão de saber se esses carregadores precisam ser desconectados em situações desnecessárias encontrou um resultado definitivo.

Primeiro, vamos dar alguns exemplos para mostrar quanto tempo a energia elétrica é gasta. A eletricidade gasta é calculada em quilowatt-hora (kWh).

Um dispositivo com a frase 1000 W consome 1 kWh em 1 hora. Um dispositivo com a frase 100 W consome essa energia em 10 horas. O preço da energia elétrica de 100 kWh em nosso país é de aproximadamente 10 reais, basta calcular para saber o quanto isso pesa na conta.

O telefone ainda está carregando depois dos 100%?

Sim. Assim que seu telefone, tablet ou qualquer outro dispositivo eletrônico que carrega de forma semelhante completar a carga, ele continuará a usar energia se permanecer conectado à fonte de alimentação.

Quando o telefone estiver totalmente carregado, ele continuará a usar uma pequena quantidade de energia, mesmo no modo de espera. O carregador continuará, portanto, a repor o fornecimento de energia. Isso é conhecido como carregamento lento. Ele não consome tanta energia quanto quando está carregando uma bateria vazia, mas ainda usa uma pequena quantidade.

Muitos aparelhos eletrônicos agora são avançados o suficiente para reduzir ao mínimo a energia usada, mas é um desperdício de eletricidade, então você deve desligá-lo, se possível.

Manter o telefone conectado esgota a bateria?

Sim, mas não o suficiente para se preocupar muito com isso. O carregamento contínuo da bateria reduzirá gradualmente sua capacidade com o tempo, mas esse processo levará vários anos.

Para aqueles que trocam de aparelho a cada um ou dois anos, isso não é tanto um problema, mas se você planeja manter o aparelho por mais tempo, deve cuidar da bateria sempre que possível.

Isso é especialmente verdadeiro para os aparelhos que possuem um design monobloco e uma bateria que não é facilmente removida pelo usuário.

A rigor, as baterias recarregáveis em componentes eletrônicos devem ser parcialmente descarregadas antes de serem carregadas novamente. Em um mundo ideal, sua bateria deveria estar quase completamente descarregada antes de ser recarregada novamente, mas naturalmente isso nem sempre é prático.

Como posso saber quando meu telefone está totalmente carregado?

Muitos telefones agora vêm com um indicador LED que sinaliza quando a bateria está criticamente baixa, no processo ou carregando ou quando está totalmente carregada. No entanto, nem sempre é esse o caso e se o seu telefone não tiver um LED de notificação, vale a pena conferir o aplicativo Full Battery & Theft Alarm (para Android).

O aplicativo soará um alarme quando a bateria estiver totalmente carregada ou quando o fone for desconectado do carregador. Isso é ótimo se você não precisa ter meios para carregar o aparelho nas proximidades do que você está fazendo.

Devo carregar meu telefone durante a noite?

Muitas pessoas optam por carregar o aparelho durante todo período da noite para que ele fique com a bateria totalmente carregada pela manhã. Isso não é uma coisa ruim e como mencionei, levaria muito tempo para ter um impacto na vida da bateria.

Se você tiver meios para carregá-la por uma ou duas horas antes de ir para a cama, esta opção é um pouco melhor em termos de integridade da bateria, economia de energia e também segurança.

Se você carregar antes de ir para a cama, deixe o telefone em modo de espera durante a noite para não consumir muita bateria, desde que você tenha coisas como Wi-Fi, GPS, Bluetooth e dados móveis desligados.

É perigoso sobrecarregar um telefone?

Sim, até certo ponto, mas não é tão frequente que surja um problema. Quando um telefone atinge 100% da carga, o circuito de proteção impede que ele carregue mais, ou seja, carregue demais. No entanto, se o circuito de proteção falhar (o que é extremamente raro), pode haver problemas.

Ainda que não seja algo muito comum, temos inúmeras notícias de pessoas que tiveram problemas com explosões de aparelhos conectados à tomada, se você estiver carregando o telefone durante a noite, certifique-se de que ele esteja a uma distância razoável de você e que não esteja coberto de nenhuma forma, o que pode causar superaquecimento.

Os carregadores de celular usam eletricidade quando conectados sem um telefone?

Sim, como já foi dito anteriormente, embora seja uma quantia muito pequena, carregadores plugados na tomada consomem energia. O mesmo vale para todos os dispositivos elétricos - TVs, micro-ondas, DVD players, etc.

Se eles forem deixados conectados, mesmo quando totalmente desligados, eles continuarão a usar uma pequena quantidade de energia. Individualmente, a quantidade de energia consumida é minúscula, mas coletivamente - em uma nação inteira - uma boa quantidade de energia é consumida dessa forma, então devemos desligar é possível.

Por isso, não se esqueça de que é importante retirar seus equipamentos eletrônicos da tomada assim que os mesmos não estiverem mais sendo carregados. Essas pequenas ações podem ter grandes significados nas nossas contas finais.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.