MEGA PROMOÇÃO BLACK FRIDAY - INVERSOR 10% OFF!
FALE CONOSCO!

Custo da disponibilidade

Saiba como administrar um Parque Eólico e não se endividar com ele!

custo-da-disponibilidade

O que é a taxa mínima de energia?

A taxa mínima de energia é um custo da disponibilidade. É o preço exigido para que um operador logístico assuma a construção e operação do parque eólico, mediante uma garantia mínima de produção. Assumir a garantia mínima de produção significa assumir o risco de o parque eólico não estar operacional em determinados períodos.

Quando é que um operador logístico pode obter uma taxa mínima de energia?

A melhor altura para obter uma taxa mínima de energia é quando se assina o contrato com um fornecedor, mas também pode ser fechado durante a construção do parque eólico. Atualmente há três principais players neste mercado: EDP, Endesa e Gestamp.

Quanto custa uma taxa mínima de energia?

A EDP e a Endesa oferecem valores entre 80-90 €/MWh. A Gestamp é o único player que cobra uma taxa mínima de energia fixa, calculada por dia (€ 350).  Estes valores estão sujeitos ao acréscimo do IVA à percentagem legal em vigor para as rendas de bens imóveis (6%), sendo aplicável uma cláusula penal pela desistência do contrato de 5% do preço total.

Custos adicionais

Os custos adicionais dependem das características técnicas dos equipamentos. No caso das micro-redes, são necessários pequenos transformadores, sendo os custos menores que nos casos em que há ligações com fios.

Onde é que podem ser mais baratos?

A taxa mínima de energia é mais barata em plataformas offshore, especialmente naquelas localizadas fora da Europa. Isto porque os custos dos ressaltos são menores. Para além disso, nos Estados Unidos labora-se com uma tecnologia que permite ligar equipamentos eólicos à rede elétrica a partir de um navio ancorado no porto de fundeio (offshore). Também poderá ser interessante construir parques eólicos em países onde a rede elétrica já está pronta.

Por que a taxa mínima existe?

A taxa mínima existe porque, num cenário de oferta insuficiente, a disponibilidade do parque eólico será essencial para assegurar o fornecimento de energia elétrica.  Esse custo deverá ser suportado pelo fornecimento de eletricidade à rede elétrica.

Custos de operação e manutenção

A taxa mínima de energia não inclui os custos de operação e manutenção do parque. Estes custos serão suportados pelo fornecimento regular da eletricidade à rede eléctrica, ou seja, pela permuta de uma quantidade fixa de eletricidade por um preço fixo.

Análise de custos e benefícios

A análise de custos e benefícios para o parque eólico dilui os custos da disponibilidade em todos os postes do sistema elétrico: no caso específico da micro-rede, numa rede com cerca de 50 km, a taxa mínima não tem impacto nas tarifas domésticas. Dado que é necessária uma garantia mínima de produção, a análise de custos e benefícios para o parque poderá incluir um encargo mensal relativo à prevenção do risco da infraestrutura.

Quem é que tem de suportar os custos?

Os custos da disponibilidade serão assumidos pelo fornecimento regular de eletricidade, mas é provável que os consumidores beneficiem com uma redução dos seus encargos fixos.

Por que a energia solar é uma boa alternativa para economizar na conta de luz?

A energia solar tem se mostrado uma tendência e vem se destacando como uma alternativa para reduzir as contas de luz. Para saber se a energia solar é uma boa alternativa para economizar na conta de luz, o primeiro passo é entender como funciona o processo de medição da energia consumida. O sistema que utilizamos pelos brasileiros consiste em marcar as horas no painel eólico instalado na casa, e elas acabam sendo alinhadas aos intervalos regulares do fornecimento da eletricidade à rede elétrica.

Além disso, a manutenção do sistema de painel solar requer muito pouco trabalho. O painel coleta a energia e transmite-a para uma central no telhado, onde será armazenada num pequeno gerador elétrico até que seja necessário recarregá-lo do sistema elétrico da casa ou dos comércios próximos, onde estarão ligados à rede.

Site produzido por Digitalize Now.