Como reduzir a conta de luz?

A conta de luz no Brasil teve grandes reajustes ao longo dos anos e cada vez têm custado mais caro no bolso do cidadão. Com isso, muitas pessoas procuram como reduzir a conta de luz. Você quer a resposta? Encontre 10 dicas para reduzir sua conta!

como-reduzir-a-conta-de-luz

A conta de energia hoje representa um gasto de 5 a 10% da sua renda por ano com o pagamento dessas contas. Infelizmente, há centenas de coisas envolvidas em uma simples fatura, e descobrir exatamente no que se concentrar é a parte mais difícil de como reduzir a sua conta de luz.

Felizmente, existem várias maneiras universais de economizarmos na conta de energia, não importa onde moremos. Todo mundo sabe que se deve ter certeza de que as luzes estão apagadas quando uma sala não está ocupada e manter o aquecimento ou resfriamento do ar condicionado no mínimo. Mas existem algumas maneiras mais estratégicas de economizar dinheiro significativamente em sua conta de energia todos os meses. E a melhor parte é que esses hábitos e mudanças não exigem que você sacrifique nenhum de seus confortos diários, apenas que você faça reajustes necessários!

Redução de consumo e custos

Reduzir o uso de energia em sua casa economiza dinheiro, aumenta nossa segurança energética e reduz a poluição emitida por fontes não renováveis de energia. Se você está planejando instalar um pequeno sistema de energia renovável para produzir sua própria eletricidade, como um sistema elétrico solar ou uma pequena turbina eólica, reduzir suas cargas de eletricidade é o primeiro passo - economizando dinheiro ao permitir que você compre um sistema menor.

Maneiras de reduzir o uso de eletricidade em sua casa

Eletrodomésticos e eletrônicos

Adquira produtos com baixo consumo de energia e opere-os com eficiência. Use um filtro de linha avançado para reduzir as "cargas de vampiro" - eletricidade que é desperdiçada quando os componentes eletrônicos não estão em uso.

Iluminação

Compre produtos com baixo consumo de energia, opere-os com eficiência e incorpore mais iluminação natural em sua casa usando janelas e claraboias com baixo consumo de energia.

Aquecimento e resfriamento elétrico

Adquira sistemas elétricos de ar-condicionado eficientes em termos de energia e opere-os com eficiência. Tomando cuidado ao isolar os ambientes, faça a vedação da sua casa de forma adequada para evitar a maior demora na refrigeração de um ambiente, e por consequência, menos tempo com o aparelho ligado.

Aquecimento elétrico de água

Compre um aquecedor elétrico de água com baixo consumo de energia e opere-o com eficiência. Ou selecione um aquecedor de água com baixo consumo de energia que não use eletricidade.

10 pequenas mudanças que podem resultar em grande economia em suas contas

Utilizar a energia de forma inteligente é o primeiro passo para conseguir uma redução significativa na sua conta de luz. Faça essas 21 alterações gratuitas em sua casa e você poderá economizar um bom dinheiro a cada ano, dependendo de vários fatores, incluindo o tamanho da sua casa.

1. Evite deixar luzes acessas sem necessidade

Duas lâmpadas incandescentes de 100 watts, quando desligadas duas horas extras por dia, podem gerar uma economia de até R$ 50,00 ao longo de um ano. Ou, se puder optar pela mudança por uma lâmpada de LED, é melhor ainda!

2. Desfrute da luz natural

A janela, quando direcionada para onde o sol nasce, ilumina de 20 a 100 vezes sua área. Desligar uma lâmpada de 60 watts durante quatro horas por dia gera uma economia de até R$ 48,00 ao longo de um ano.

3. Use menores fontes de iluminação

Desligue as luzes de teto e use luminárias de mesa, trilhos e luzes sob o balcão nas áreas de trabalho e hobby, bem como nas cozinhas.

4. Tome banhos mais curtos

A água quente é cara, o modo verão do chuveiro traz um menor consumo de energia. Assim, se duas pessoas em sua casa reduzirem o tempo de banho em um minuto cada, com menor uso do chuveiro elétrico você poderá economizar um bom valor ao longo de um ano.

5. Desconecte os aparelhos eletrônicos não utilizados

A energia em espera pode ser responsável por 10% do uso anual de eletricidade de uma residência média. Desconecte os aparelhos eletrônicos não utilizados e economize no valor da conta de luz.

6. Não está em casa? Desligue o ar condicionado

Mantenha o ar-condicionado desligado e faça uso das janelas nos momentos do dia em que não estiver presente em casa. Fazendo isso por pelo menos 60 dias durante o ano, a diferença de redução na sua conta de luz será enorme.

7. Lavagem de roupas

Diminuir a quantidade de vezes que se lava a roupa semanalmente pode ser uma grande economia, e poderá economizar na conta de energia controlando o uso da máquina de lavar.

8. Seja eficiente com refrigeração

Preserve a sua geladeira ou freezer sempre na temperatura recomendável. E evite a abertura e fechamento constante da porta da geladeira, bem como evitar colocar alimentos ou recipientes quentes, pois esse sobrecarrega o sistema e exige um maior uso de energia elétrica.

9. Utilizar lâmpadas LED

As lâmpadas LED são mais econômicas do que as convencionais, economia certa.

10. Use o micro-ondas, panela elétrica ou torradeira

Um micro-ondas é prático e rápido. Porém, é necessário fazer uso controlado e sempre retirar da tomada ao terminar de utilizar o aparelho.

Benefícios

É possível cortar o uso de eletricidade em sua casa de duas maneiras básicas:

A conservação de energia significa evitar o uso de energia desnecessária, como desconectar os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso, enquanto também limita o uso de energia atual, como não ligar o aquecedor à noite, quando alguns cobertores extras bastam.

A eficiência energética envolve melhorar sua casa para que você precise de menos energia para mantê-la confortável.

Para muitos proprietários, a conta mensal de serviços públicos é a segunda maior despesa depois da casa. Reduzir o uso de energia não é apenas um bom investimento para o meio ambiente - também é uma ótima maneira de manter seu orçamento familiar sobre controle.

É possível que nem todas essas dicas consigam reduzir significativamente sua conta de luz, porém elas são um primeiro passo para conseguir isso. Então, saiba que ao implementar várias dessas dicas de economia de energia em conjunto, você pode eliminar uma grande parte de seus custos de eletricidade.

Comece com os mais fáceis e vá avançando até os grandes projetos. Com algumas mudanças no estilo de vida e um pouco de esforço, você pode estar no caminho para uma conta de luz muito mais baixa.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.