Como podemos ser sustentáveis?

Como nós podemos ser mais sustentáveis com o planeta e o meio ambiente? Confira nesse guia completo sobre o tema!

como-podemos-ser-sustentaveis

Embora o termo sustentabilidade pareça complexo para muitas pessoas e, principalmente, pareça ser uma tarefa muito difícil de ser colocada em prática no nosso dia a dia, existem algumas atitudes que você pode aderir que são bem simples de serem colocadas em prática.

Como são atitudes simples, acaba se tornando muito fácil torná-las hábitos. Ter atitudes sustentáveis, mesmo que você pense que seja quase uma missão impossível, vai se tornar algo tão natural que você as fará sem esforço ou grandes reclamações.

Mas afinal, o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é a habilidade de executar as necessidades do agora sem atrapalhar as gerações futuras. O conceito de sustentabilidade possui pilares econômico, ambiental e social.

Existem muitas campanhas falando sobre sustentabilidade, mas o conceito de sustentabilidade começou quando um capitão alemão transformou essa palavra em estratégia pois percebeu que se difundisse o conceito de “tratar a madeira com cuidado” isso não acabaria com o seu negócio, tampouco com seu lucro!

Diversos autores trouxeram diferentes conceitos para esse termo de acordo com os estudos realizados por eles. A consequência disso é que hoje podemos encontrar diversas definições Internet afora referentes a sustentabilidade.

Ainda sim, todas as definições existem seguem a ideia de desenvolvimento sustentável com o objetivo de preservação do planeta e o atendimento das necessidades do Homem.

Tipos de sustentabilidade

Sustentabilidade ambiental

A sustentabilidade ambiental engloba a preservação do meio ambiente. Por isso, para que esta seja eficaz, é necessário que todos estejamos em harmonia com o meio ambiente, a fim de que obtenhamos melhora na qualidade de vida.

O objetivo aqui é que gerações futuras não tenham seus interesses comprometidos pelo contentamento das necessidades da geração atual.

Sustentabilidade social

A sustentabilidade social recomenda a igualdade dos indivíduos, fundado no contentamento da população. Para tanto, é preciso que toda a população participe, dessa forma, as ideias de desenvolvimento social, acesso à educação, cultura e saúde fortificam-se.

Sustentabilidade empresarial

Muitas empresas têm adotado muitas estratégias de responsabilidade social que estão pautadas na sustentabilidade e, por isso, têm ganho cada vez mais destaques.

Nessa situação, a empresa detém um comportamento de responsabilidade com valores ambientais e sociais. Além de baseado na preservação e conservação do meio ambiente, bem como na melhoria da qualidade de vida para a população.

Sustentabilidade econômica

Este é fundamentado em uma representação de gestão sustentável. Isso acarreta na gestão pertinente dos recursos naturais, que visam o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a melhoria da distribuição de renda.

Quais os benefícios da sustentabilidade?

A sustentabilidade ocasiona diversos benefícios e, por ser algo tão importante, acarreta em diversos debates e discussões acerca da exploração de recursos naturais e os impactos de diversas ações do Homem para a sociedade como um todo.

Ao longo do tempo o termo foi ganhando visibilidade e tem sido pauta de diversas campanhas. Isso trouxe à tona a preocupação efetiva com os impactos que as ações do Homem terão - bem como já tiveram - no nosso planeta.

Dessa forma, o tema passou a ser uma preocupação cada vez mais maior e também tem estado muito mais presente no consumo, atingindo bem mais pessoas do que antes.

Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, toda essa preocupação com sustentabilidade e preservação do meio ambiente traz inúmeros benefícios para as pessoas.

O primeiro benefício que podemos destacar é a conscientização da preservação do meio ambiente, adotando hábitos simples como economizar energia elétrica, buscar outras formas de energia renovável além da convencional, a própria reciclagem de materiais, o tratamento de lixo, entre outros.

É válido ressaltar que, embora muitos desastres naturais sejam inevitáveis, existe sim uma parcela generosa de responsabilidade humana nestes acontecimentos.

O exemplo mais comum que podemos destacar agora - e que muito provavelmente já até afetou você - são as enchentes formadas a partir da falta de áreas de absorção da chuva e, sobretudo, pelo elevado número de lixo gerado que são descartados incorretamente.

A sustentabilidade é uma forma de garantir às próximas gerações uma vida em um mundo equilibrado, onde todas as coisas consigam evoluir sem provocar grandes estragos e sem prejudicar o ecossistema e nosso planeta.

Mas, afinal, quais atitudes eu posso ter para ser mais sustentável?

Para que você se torne uma pessoa mais sustentável, não é necessário que você crie hábitos radicais. Atitudes simples, que você pode substituir por aquelas que você faz muitas vezes em “modo automático”, podem te ajudar a se tornar uma pessoa sustentável e, consequentemente, ajudar o meio ambiente e as gerações futuras.

1. Separar corretamente o seu lixo

Embora esta já seja uma atitude incentivada por órgãos governamentais, não é algo que temos a cultura de fazer.

Não separar o lixo corretamente dificulta a reciclagem, o que é fundamental para a sustentabilidade.

O ideal é que você tenha uma lixeira para cada tipo de material. Mas, se isso não for possível, outra alternativa é optar por separar o lixo úmido do seco.

2. Evitar usar sacolas plásticas

E não somente sacolas plásticas. Canudos e copos de plástico também devem ser evitados.

No lugar do copo, você pode simplesmente utilizar os de vidro. Mas caso não esteja em casa, por exemplo, você pode aderir aos copos reutilizáveis que, inclusive, são dobráveis, o que os faz ocupar muito menos espaço.

Troque as sacolas de plástico por uma sacola de pano ou, até mesmo, por uma de plástico que tenha uma boa resistência.

Para substituir o canudo agora temos várias opções de canudos de inox que super cumprem a função do canudo tradicional que conhecemos. O melhor de tudo é que você pode utilizá-lo quantas vezes for preciso e, principalmente, não ocupa muito espaço na sua bolsa (ou ecobag)!

3. Reduzir o consumo

Reduzindo o seu consumo, você reduz o consumo o consumo de recursos naturais que estão presentes desde a matéria prima do produto final, até no desenvolvimento da embalagem.

4. Opte por não usar o carro, quando possível

Os automóveis são responsáveis por grande parte da emissão de gases de efeito estufa. Isso agrava o aquecimento global, aumentando a temperatura do planeta, prejudicando diversas espécies de animais e, inclusive, nossa qualidade de vida.

Por isso, quando puder não usar o seu carro, faça uma escolha consciente!

Conclusão

Perceba que para ser sustentável você não precisa abrir mão de grandes coisas na sua vida. Com pequenas atitudes você consegue transformar o mundo e garantir que gerações futuras sofram muito menos com o impacto das ações do Homem no nosso planeta.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.