MEGA PROMOÇÃO BLACK FRIDAY - INVERSOR 10% OFF!
FALE CONOSCO!

Como medir energia solar?

Veja como a Energia Solar pode se tornar muito eficiente!

como-medir-energia-solar

O que é energia solar?

A energia solar é um tipo de energia que se extingue progressivamente. É obtida a partir da radiação solar.  É uma fonte limpa e renovável. Na natureza, a energia solar é o resultado direto da conversão da luz do sol em calor.

Como a energia solar funciona?

A energia solar funciona através de painéis solares onde a radiação passa por um material semicondutor que converte a radiação em energia elétrica (voltagem). A carga de voltagem produzida pelos painéis é transmitida para um gerador de corrente contínua (CCG), que codifica este sinal como uma corrente alternada (AC), que depois é enviada para a rede elétrica. A corrente alternada recebida da rede elétrica, através de uma instalação de conversão chamado Inversor, é convertida em um sinal direto (DC), que pode ser armazenado no equipamento usando baterias ou acumuladores.

Quais os benefícios da energia solar?

A energia solar é uma excelente alternativa para reduzir o consumo de eletricidade. A principal vantagem do uso da energia solar é que você pode utilizá-lo onde estiver. Você também não precisa comprar um gerador elétrico tradicional. Além disso, este sistema de energia é totalmente renovável, portanto vulnerável às variações climáticas e condições meteorológicas adversas como terremotos e tempestades. O equipamento de produção pode ser utilizado simultaneamente com a rede elétrica convencional ou fora dela.

A energia solar também dá uma grande vantagem econômica, pois é um sistema autônomo que não exige que você se comprometa com as tarifas de eletricidade. Você também não precisa ter um contador separado para medir o consumo de energia do sistema fotovoltaico. Além disso, os equipamentos necessários para instalar este sistema exigem menor manutenção e garantem um retorno do investimento em até cinco anos.

A energia solar também é segura para usar, pois não emite gases daninhas na atmosfera nem tem partes mecânicas que podem pôr em risco a sua saúde. Atualmente, os painéis solares estão disponíveis em vários modelos e são muito resistentes à chuva e à neve.

Como medir a energia solar?

A eficiência do gerador varia entre 15% a 22%. Esta será a razão pela qual as baterias irão armazenar apenas cerca de 80% do que os painéis solares produziram. O cálculo percentual é feito em relação ao tempo de funcionamento do equipamento.

Estes sistemas operam com autonomia, ou seja, não necessitam da rede elétrica para a sua operação. Todavia, é possível utilizar a rede elétrica apenas para recarregar as baterias utilizadas pelos sistemas solares e usá-las quando for preciso.

Aqueles que sofrem um pouco mais deste tipo de problema podem até mesmo instalar um gerador de autonomia, ou seja: uma espécie de gerador elétrico que funciona com combustível e contribui para carregar as baterias solares.

Sistema de produção em série

A maneira mais simples de começar a ter energia solar é comprando painéis solares, inversores (transformadores) e baterias e colocá-los juntos em sua casa. Você pode adquirir os itens necessários dos fabricantes de modo fácil através da Internet ou de um revendedor de energia solar.

Outra alternativa é montar seu próprio sistema de painéis solares. Você tem que saber como medir a quantidade de watt que os painéis solares estão gerando e instalar o seu sistema na sua casa ou em algum lugar onde você tenha espaço para colocá-los (lado de orientação sudoeste).

Você pode comprar as peças necessárias nos fabricantes, através da Internet ou em uma loja local. Uma vez que as peças estão instaladas, não é necessário realizar a manutenção. No entanto, alguns equipamentos têm algumas partes que precisam ser limpos periodicamente.

Site produzido por Digitalize Now.