Como lavar a placa solar do jeito certo?

Você já tem uma placa solar e quer saber como lavar a placa solar do jeito certo? Descubra nesse guia de completo sobre o tema!

como-lavar-placa-solar

Ter um sistema solar em nossa casa não é uma tarefa fácil, apesar de sabermos as vantagens do sistema solar fotovoltaico, a limpeza das placas solares não são tão divulgadas por conta dos outros detalhes acerca do assunto, como a instalação e manutenção.

Por isso, vamos ensinar detalhe por detalhe como deve ser feita a limpeza dos painéis solares.

O que saber para render mais a vida útil dos painéis solares

Poucos sabem a importância da limpeza das placas solares, por pensarem que a água da chuva por si só limpa todas as sujeiras que podem estar nas placas solares. Porém, para garantir a vida útil do sistema solar fotovoltaico e manter a produção de energia eficiente é preciso que saiba a seguinte informação:

Limpeza dos painéis solares

A limpeza frequente das placas solares do sistema fotovoltaico garante prolongar sua vida útil que, no mínimo, dura de 25 a 40 anos. O que é fantástico, concorda?

É um ledo engano confiar que apenas a água da chuva irá limpar todas as sujeiras, afinal, o que fará nos dias que não chove?

Pensando na melhor eficiência de suas placas solares, não confie apenas na água da chuva, mas também na limpeza manual em dias que não estão chuvosos.

Como limpar as placas solares?

Aqui vai nosso passo a passo importante para você que está prestes a limpar pela primeira vez essas placas. Lembre-se que a limpeza deve ser feita não só com a ajuda da água da chuva, mas também em dias em que não há o auxílio do tempo chuvoso.

  • Água colocada de cima para baixo;
  • Escova macia ou pano suave fazendo movimentos circulares para retirar sujeiras, como fezes de pássaros e poeiras.
  • Enxugue-o com um pano macio para secar a superfície.

Evite com que arranhe os painéis solares, pois o acúmulo de sujeira  pode danificar o desempenho da produção de energia.

É importante salientar que, arranhões danificam a eficiência das placas, por isso sempre realize a limpeza com a água de cima para baixo e com um pano macio para tirar as sujeiras mais profundas.

O que não se deve usar nas limpezas das placas solares?

Se você tem dúvidas sobre o que não deve ter na limpeza das placas solares é recomendada que siga estas instruções:

  • Evite produtos abrasivos;
  • Evite produtos corrosivos;
  • Evite usar panos ásperos ou esponjas de cozinha, por exemplo.

Não são todos os produtos que são recomendados para realizar a limpeza dos painéis solares, afinal, quando se trata de desempenho dos painéis, estamos valorizando não só seu potencial como gerador de energia, mas também, sua vida útil.

Quando devo limpar os painéis solares?

Decidir quando deve ser limpo os painéis é uma tarefa que cabe a você, podendo ser semanal, quinzenal, mensal, semestral ou anual.

É claro que, alguns detalhes não devem ser descartados, como a limpeza semanal e quinzenal que estabelece que as placas sejam limpas mais frequentes, enquanto a semestral ou anual, podem acumular mais sujeira do que aparentam.

Afinal, lembre-se que a chuva não é essencial para que limpe as placas. Para que elas fiquem livres de sujeiras, é preciso que faça uma rotina de limpeza. O ideal é que limpe-as mais ainda em períodos que não contam com chuva.

Cuidados essenciais com as placas solares

Alguns cuidados devem ser observados ao realizar a limpeza para que não ocorra maiores acidentes, como:

  • Evite subir no telhado para limpar os painéis solares, utilize uma vassoura que possua um cabo extensor para realizar a limpeza;
  • Se precisar subir no telhado, use equipamentos de segurança, como uma corda de segurança;
  • Ao realizar a limpeza do painel solar, procure que não seja nas horas mais quentes do dia ou do sol para que a diferença entre temperaturas, como a água corrente gelada e o calor do sol danifique o sistema fotovoltaico.

Esses pequenos cuidados fazem a diferença na hora de uma limpeza feita com segurança e praticidade.

Detalhes importantes que não devem ser esquecidos:

Em caso de dúvidas de como deve proceder, conte com o auxílio de profissionais capacitados ou o manual de instruções que contará com as informações pertinentes à limpeza ou os materiais que não deverão ser usados.

Dúvidas acerca dos painéis solares

As placas solares podem ser desligadas para a limpeza?

Durante a instalação é comum que o profissional que tenha instalado tenha dito que “as placas solares estão constantemente ativas”, por conta disso não é possível desligá-las. Mesmo em dias nublados, é preciso tomar cuidado para não tomar choque por conta desse detalhe.

O que fazer com o inversor solar?

O inversor solar é o equipamento que será trocado primeiro, isso por conta de sua vida útil ser menor, de 10 a 15 anos, ele é o que precisa de mais manutenção e que será primeiramente substituído. Assim que sentir alguma diferença quanto a energia, poderá contatar um profissional capacitado para que forneça maiores informações. Lembre-se: somente um profissional capacitado deve mexer nessa caixa cheia de fios e circuitos, que é o inversor solar.

Quais são as principais perdas de produção de energia das placas solares?

A principal perda de produção de energia tem como fator a poeira, poluição, folhas, fezes de pássaros são alguns dos fatores que evita que a luz chegue às células fotovoltaicas.

Como os painéis solares ficam sujos?

A poluição em cidades grandes, por exemplo, ocasiona que os painéis solares fiquem extremamente sujos antes de 1 ano. Portanto, a limpeza é constante em locais assim. Mesmo sendo instalados em telhados, a poluição contribui para que fiquem sujos.

Através de todas essas dicas e conselhos, realize a limpeza do jeito que deve ser realizada: com praticidade e segurança para com os equipamentos de energia solar fotovoltaica.

Somente com os materiais corretos, cuidados e outros detalhes de conhecimentos importantes é possível realizar uma limpeza eficaz que garante o desempenho do equipamento de sistema fotovoltaico mais eficiente. Garantindo que a vida útil dure até o fim e possa usufruir da fonte de energia renovável e sustentável.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.