MEGA PROMOÇÃO BLACK FRIDAY - INVERSOR 10% OFF!
FALE CONOSCO!

Como ganhar dinheiro com energia fotovoltaica?

Você ainda não sabe o que é energia fotovoltaica? Veja esse artigo e comece a ter retorno financeiro com ela!

como-ganhar-dinheiro-com-energia-fotovoltaica

O que é a energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é a família de tecnologias que transforma o espaço exterior em energia elétrica através da captura da luz solar, sendo possível realizar esta conversão com camadas sólidas pouco espessas. Estas células funcionam a base de semicondutores, normalmente silício, em que a passagem de uma corrente elétrica produzida pela incidência da luz apresenta um baixo custo e pode ser utilizada para diversos fins. Os painéis solares fotovoltaicos são equipamentos eletromecânicos que convertem a energia luminosa em elétrica, geralmente através da passagem de uma corrente elétrica.

O principal tipo de painel solar fotovoltaico é o SILÍCIO FOTOVOLTAICO, onde o silício materializa células semicondutoras com um baixo custo e evolução significativa. O problema destes painéis é a sua produção, já que a composição do silício os torna bastante caros. No entanto, a exploração do silício é abundante na terra, sendo esta a principal vantagem deste tipo de painel.

Onde utilizar a energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é aplicável onde existe uma grande exposição solar porque o seu custo não depende da quantidade produzida. Abre-se assim um espaço muito vasto para as plataformas comerciais, desde os pequenos painéis solares domésticos até às grandes instalações eólicas e incentivos governamentais IRELAND, Espanha, Itália, França...

Em que consistem esses painéis solares?

A utilização destes painéis é fundamental para transformar a energia solar em consumo elétrico. Por exemplo, na residência de um utilizador poderão ser colocados vários painéis fotovoltaicos para complementar o fornecimento da sua casa, e é possível até conseguir abater a fatura de eletricidade (dependendo da potência).

No entanto, geralmente estes painéis não produzem energia quando chove porque não há sol nem produz energia. Outros tipos de painel existentes são os de Biomassa, inclusive algumas empresas estão apostando na utilização da energia solar para carregar baterias, o que permite manter os seus produtos como telemóveis e tablets à vontade.

Quais os benefícios da energia fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica apresenta vários benefícios, como não emitir emissões de CO2 (menor impacto ambiental) e poupar nos custos de eletricidade domésticos porque o seu preço é fixado pelas condições meteorológicas. Isto significa que quando houver mais sol, a sua produção elétrica será superior e os seus gastos com eletricidade diminuem; no entanto, no caso negativo deste tipo de painel solar (quando chove), não faz qualquer diferença porque não emitirá CO2 nem consumirá eletricidade.

Quem pode adquirir energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é uma alternativa mais barata que a eólica ou nuclear, no entanto para poder beneficiar deste tipo de solução é necessário ter um painel solar (de) e instalar carregadores de baterias. Além disso, estes painéis são vistos como um investimento muito seguro porque receberão incentivos até 25% do valor total do equipamento pelas empresas. Estes podem ser: leilões diretos, quotas de CO2, dedução fiscal, etc.

Como ganhar dinheiro com painéis solares?

A tecnologia fotovoltaica é uma forma de energia renovável, ou seja, não depende dos combustíveis fósseis. Por isso, existem inúmeros mecanismos para promover os produtores deste tipo de energia. Alguns incentivos são: isenção de impostos, alguns sistemas podem ser financiados em 30 anos, existe tarifa social para ajudar os utilizadores mais idosos ou vulneráveis financeiramente.

O potencial dos painéis solares fotovoltaicos é enorme e com este tipo de produto se ganha dinheiro rapidamente. Os lucros dependem da produção diária do painel solar, por isso é fundamental ter um silício potente e áreas cobertas por luz solar. No entanto, os benefícios são muito óbvios, uma vez que se poupa dinheiro em conta de eletricidade.

Recomenda-se também colocar painéis solares na cobertura das lojas e edifícios comerciais, já que existem cada vez menos incentivo por parte dos governantes para esta área. Os lucros podem ser consideráveis, dependendo da produtividade do silício fotovoltaico e área disponível.

Nesse sentido, diversas empresas nacionais estão a apostar nesta tecnologia para ganhar dinheiro e reduzir o seu custo de eletricidade.

Como montar um painel solar?

O silício fotovoltaico apesar de ser muito recente em Portugal, já se tornou num sucesso no mercado europeu com milhões de euros investidos e empresas que crescem diariamente. A tecnologia é relativamente simples, consistindo na colocação do semicondutor no painel, que pode ser uma lâmina metálica. A lâmina é depois recoberta por um material transparente para evitar a degradação e protegê-la contra eventuais raios ultravioletas.

A manutenção dos painéis solares fotovoltaicos depende do tipo de silício utilizado, já que geralmente estes produtos são muito potentes e necessitam de pouco cuidado para funcionar bem. Contudo, vale sempre a pena colocar uma pequena caixa de ligações junto da entrada elétrica da casa ou comércio para facilitar a ligação dos painéis solares fotovoltaicos.

A única forma de saber se os seus painéis estão a funcionar é através do indicador, uma espécie de boia que serve para indicar o nível da carga, por isso o ideal é ter várias lâminas metálicas e um caixa composto por um regulador.

Alguns fabricantes recomendam juntar algum grafite junto a superfície metálica, o que incrementa significativamente à sua qualidade.

Site produzido por Digitalize Now.