Como diminuir minha conta de luz?

Como você pode diminuir a conta de luz da sua casa e salvar um dinheiro no fim do mês? Vem com a Sunlight que a gente te explica!

como-diminuir-minha-conta-de-luz

Se você tem problemas com a conta de energia elétrica alta no fim do mês, não se preocupe. Este artigo vai ensinar tudo para diminuir sua conta de luz para que isso não se torne mais um problema nem para o seu bolso tão pouco para sua saúde mental, afinal, contas altas são estressantes.

Como saber o que mais consome energia elétrica dentro de casa?

Se você ainda não sabe quais são os aparelhos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica, vamos listar alguns, como:

  • Chuveiro elétrico;
  • Cooktop elétrico;
  • Ar condicionado;
  • Aparelhos em Stand by (luz verde ou vermelha que fica acesa em alguns aparelhos que indica que o aparelho está em modo Stand by, mesmo sem estar sendo usado, está consumindo energia).

Pode parecer pouco, mas a quantidade de energia que consomem é até mesmo exorbitante para aqueles que utilizam frequentemente de seu uso, principalmente se estão tão presentes em nosso dia a dia. Mas, há outros que você também deve tomar cuidado ao deixar ligado o tempo todo na tomada, pois também consomem, são eles:

  • Microondas;
  • Televisão;
  • Telefone sem fio;
  • Cafeteira elétrica;
  • Carregadores de celular e notebook.

É claro que, não é um costume na vida dos brasileiros desligar os aparelhos das tomadas, mas é importante que saiba que, a cafeteira elétrica consome 1W desligada, mas está na tomada. Apesar de parecer pouco, fazer isso todos os dias até o final do mês o valor da conta estará nas alturas.

O que fazer para diminuir o consumo de energia elétrica?

  • Desligue os aparelhos elétricos da tomada;
  • Substitua suas lâmpadas incandescentes atuais por lâmpadas de led;
  • Reduza o tempo no banho, ao falar disso poderá ser inviável para você, mas se não for a opção favorita, opte para colocar o modo “verão” no chuveiro elétrico ou também por um modelo à gás ou solar;
  • Eletrodomésticos em bom estado fazem toda a diferença, afinal os eletrodomésticos mais antigos consomem mais energia por conta de seu material, portanto saiba que quanto mais antigo é o seu equipamento elétrico, mais vampiro energético ele é;
  • Evite conectores nas tomadas, evite que tenha vários aparelhos conectados em uma mesma tomada, pois além de ser um perigo para gerar curto circuito, também consome muito mais energia do que aparenta.
  • Valorize a luz natural.

Apesar de parecer dicas fáceis e comuns, a verdade é que na prática todas essas ações são feitas bem mais tarde e, para aqueles que não obtêm o costume de desligar seus aparelhos das tomadas pode gerar uma certa confusão.

Quais são as vantagens de diminuir a conta de luz?

É importante que converse com sua família suas metas para economizar o consumo de energia elétrica e quando vier a conta de luz no fim do mês, possa ver as vantagens, como:

  • Contribuição ao meio ambiente;
  • Dinheiro extra para usar com lazer;
  • Investir o dinheiro onde quiser ou precisar.

As vantagens de diminuir contribuem de forma exímia para o meio ambiente, mas também para o seu bolso.

Outra forma de auxiliar ainda mais na economia é o uso de energia solar em sua casa. Energia solar é a melhor fonte de economizar energia?

A energia solar é uma grande aliada para você que quer reduzir o consumo de energia elétrica dentro de casa, mas deve-se manter atento caso more em centros urbanos há outros tipos que deverão estar aptas para você.

Afinal, para a instalação de energia solar em sua residência precisa que haja planejamento, organização e, principalmente, profissionais especializados e parceiros para auxiliar em todos os trâmites necessários. Desta forma, você não terá gastos desnecessários.

Sobre a energia solar

  • Fonte de energia limpa e renovável;
  • Pode ser utilizada a noite através de baterias;
  • Economiza cerca de 95% do seu consumo com a energia convencional;
  • Gastos apenas com a manutenção.

Essas informações são relevantes na hora de escolher o que prefere fazer: adotar uma energia solar que é sustentável e visivelmente mais econômica ou se fará o passo a passo de desligar os eletrônicos das tomadas e conectores.

A economia de energia não é importante apenas para as pessoas físicas, mas também por grandes empreendedores que, é claro, querem gastar apenas o essencial para que o restante possa ser investido no que trará ainda mais retorno e benefícios.

Curiosidades sobre a economia de energia elétrica

Economizar é viável para todos?

Economizar é viável para você que está sendo prejudicado pela forma que consome energia elétrica. É recomendado uma fonte de energia limpa e sustentável para que não seja tão prejudicial ao meio ambiente.

Todos são obrigados a ter um gerador de energia?

Hospitais são obrigados a ter geradores de energia, visto que, não podem ficar sem energia nem mesmo por alguns minutos, pois custaria a vida de algum paciente. Algumas indústrias também, mas não se aplica a todos os cidadãos.

Qual país tem a energia elétrica mais cara do mundo?

O Brasil é um dos países que mais cobra caro pelo consumo de energia elétrica. De acordo com o teto estabelecido em dezembro de 2018 a geração de energia elétrica no Brasil custa R $505,18 megawatt-hora.

A energia solar no Brasil tem potencial?

A energia solar tem um potencial gigante por conta de não estarmos apenas em um país tropical, mas também por termos uma alta incidência solar sob o terreno do país durante o ano inteiro. Ou seja, é uma opção viável para o país inteiro não só por ser mais econômica quanto é uma fonte de energia limpa e infinita.

Através de todas essas informações esperamos que esteja satisfeito e decidido sobre o que deve ser feito em seu lar para que não tenha mais problemas com o consumo da rede elétrica no fim do mês.

Afinal, seus aparelhos eletrônicos também têm vida útil e poderão ser poupados caso cuide bem deles com essas dicas que demos logo acima durante o conteúdo.

Cuidar deles é manter não só ligados quando estiver usando, mas também não os deixar compartilhar um conector com diversos outros aparelhos que poderão dar algum problema cedo ou tarde com conexão, curto circuito ou até mesmo alguma coisa mais desastrosa. Pior que um aparelho “queimado” é colocar sua vida em risco. Portanto, fique atento.

Site produzido por Digitalize Now.