Cobertura de estacionamento com placa solar vale a pena?

Será que um estacionamento coberto por placas solares vai economizar na conta de luz? Será que vale a pena o investimento? Confira o artigo completo sobre o tema!

cobertura-de-estacionamento-com-placa-solar

A energia solar é aquela produzida pela luz do Sol - energia fotovoltaica - e seu calor - energia solar térmica - para a geração de eletricidade ou a produção de calor. Inesgotável e renovável, já que vem do sol, a energia solar é aproveitada por meio de painéis e espelhos, e uma cobertura de estacionamento com placas solares pode ser uma transformação para o espaço, passando a ser a sua fonte de energia primária.

As células solares fotovoltaicas convertem a luz solar diretamente em eletricidade pelo chamado efeito fotovoltaico, pelo qual certos materiais são capazes de absorver fótons (partículas de luz) e liberar elétrons, gerando uma corrente elétrica. Por outro lado, os coletores solares térmicos utilizam painéis ou espelhos para absorver e concentrar o calor do Sol, transferindo-o para um fluido e conduzindo-o por tubulações para uso em edifícios e instalações, e também para a produção de eletricidade (termoelétrica solar).

Transforme seu estacionamento em uma fonte de energia primária

Como em muitos outros estacionamentos com coberturas convencionais, os estacionamentos solares podem fornecer aos carros de seus clientes e / ou funcionários um abrigo adicional e proteção contra as intempéries. Ao contrário dos parques de estacionamento normais, no entanto, os parques de estacionamento solares geram energia e fornecem ao seu negócio uma forma infalível de economizar nas contas de eletricidade.

Algumas empresas podem projetar e criar um parque de estacionamento solar personalizado para o seu negócio ou para sua residência, fornecendo para você uma análise financeira completa, incluindo períodos de retorno e economia anual esperada. Podendo ser possível construir o seu estacionamento solar do zero ou instalar painéis solares em estruturas existentes.

Vantagens dos parques de estacionamento solares

Economize na conta de eletricidade - A energia solar é oficialmente a forma mais econômica e limpa de todas as energias renováveis disponíveis na Austrália. Ao investir em um Estacionamento Solar, sua nova estrutura irá gerar eletricidade gratuita e limpa, que será discretamente conectada ao seu prédio. O painel solar médio mede cerca de 1,6 m x1 m, enquanto o espaço médio do carro mede cerca de 2,7 x 5 m, cada vaga de carro pode ter potencialmente cerca de 3 kW de painéis solares. Isso equivale a 4,8 MWh de eletricidade por ano, gerando algo em torno de 5 mil reais em economia, por vaga de carro.

Conforme o número de vagas para carros aumenta, suas economias também acompanham esse desenvolvimento e crescem rapidamente. É por isso que os parques de estacionamento solares podem se pagar em apenas dois a três anos. Depois que seu estacionamento solar se paga, ele pode ajudar a compensar completamente a conta de eletricidade diurna de sua empresa.

Atrair e reter clientes e/ou funcionários

O estacionamento coberto atrai e retém os clientes, oferecendo maior segurança e conforto para a experiência de compra. A instalação de painéis solares simbolizará visualmente o compromisso da sua organização com práticas sustentáveis, aumentando seu apelo sobre as empresas concorrentes.

Ajude sua empresa e ajude o meio ambiente

Os parques de estacionamento solares não só fornecem um retorno sobre um investimento que tradicionalmente tem sido uma despesa de capital sem fins lucrativos, mas também ajudam o meio ambiente. Ao compensar a energia que você normalmente compraria da rede, seu estacionamento de carro solar irá minimizar drasticamente as emissões de CO2 de sua organização.

Parques de estacionamento solares para proprietários

Se você for o proprietário/coproprietário do prédio, pode instalar um estacionamento de carro com placas solares e vender a eletricidade solar que seu sistema gera para seus inquilinos através de uma tarifa pré-fixada.

Um fluxo de receita torna-se disponível para o senhorio/proprietário da propriedade, conforme você recebe o pagamento pela eletricidade que era essencialmente gratuita para gerar. Essa receita pode ser usada para pagar seu estacionamento solar para carros, compensar taxas, contribuir ainda mais para um fundo de arrecadação e conseguir muitos outros benefícios.

A importância dos painéis solares para a cobertura do estacionamento

Embora todos os componentes que compõem um sistema de energia solar sejam importantes, os painéis solares são particularmente importantes, pois representam o maior custo do sistema, são o maior impulsionador do desempenho do sistema e são os mais difíceis de consertar se algo acontecesse dar errado.

Vantagens dos painéis solares e uso da energia solar:

  1. A energia solar é livre de poluição e não causa emissão de gases de efeito estufa após a instalação;
  2. Dependência reduzida de petróleo estrangeiro e combustíveis fósseis;
  3. Energia limpa renovável que está disponível todos os dias do ano, mesmo em dias nublados, produz alguma energia;
  4. Retorno sobre o investimento, ao contrário de pagar contas de serviços públicos;
  5. Praticamente sem manutenção, pois os painéis solares duram mais de 30 anos;
  6. Cria empregos empregando fabricantes de painéis solares, instaladores solares, etc. e, por sua vez, ajuda a economia;
  7. O excesso de energia pode ser vendido de volta à empresa de energia se a rede for interligada;
  8. Capacidade de viver sem rede elétrica se toda a energia gerada fornecer o suficiente para a casa/edifício;
  9. Pode ser instalado virtualmente em qualquer lugar; em um campo para um edifício;
  10. Use baterias para armazenar energia extra para uso à noite;
  11. A energia solar pode ser usada para aquecer água, fornecer energia a casas e edifícios, até mesmo abastecer carros;
  12. Mais seguro do que a corrente elétrica tradicional;
  13. A eficiência está sempre melhorando, então o mesmo tamanho de energia solar que está disponível hoje se tornará mais eficiente amanhã;
  14. A estética está melhorando, tornando o solar mais versátil em comparação com os modelos mais antigos; ou seja, impressão, flexível, telhas solares, etc.;
  15. Subsídios federais, incentivos fiscais e programas de descontos estão disponíveis para ajudar com os custos iniciais;
  16. Nenhuma abertura de valas é necessária, uma vez que o solar pode ser próximo ou no local de instalação.

A quantidade de energia solar que atinge a Terra todos os dias não poderia ser usada por toda a população atual em um ano. Por isso, é sempre importante que continuemos trabalhando para aproveitar o grande poder desta energia renovável e colocá-la em bom uso. Será muito interessante ver até onde a energia solar poderá chegar, além disso, o meio ambiente e o nosso bolso agradecem!

Site produzido por Digitalize Now.