Casa sustentável: dicas para fazer a sua!

Ao tornar sua casa mais sustentável, você está contribuindo para a melhoria do meio ambiente. Mas isso não é tudo. A sustentabilidade doméstica pode reduzir o custo de funcionamento da sua casa, economizando energia elétrica, água e manutenção de sistemas e eletrodomésticos. Mais do que isso, você cria um ambiente mais saudável para você, sua família e seus animais de estimação.

casa-sustentavel

O que é uma casa sustentável?

Uma casa sustentável é uma casa eficiente construída ou reformada de uma forma que respeita os recursos, otimiza o uso de energia e água e vai durar mais com sistemas de qualidade.

Casas sustentáveis usam materiais de baixo impacto e alto desempenho. São eficientes em termos de fabricação, transporte e instalação. Além disso, como os materiais e sistemas de alta qualidade quebram menos e duram mais, eles desperdiçam menos.

Você deve comprar uma nova casa ecologicamente correta ou reformar sua casa atual para a sustentabilidade?

A escolha entre construir uma casa sustentável ou reformar sua casa atual não é fácil. A construção de novas estruturas impõe custos ao meio ambiente. Por outro lado, os novos edifícios incluem as tecnologias e abordagens mais recentes que beneficiam o meio ambiente em longo prazo.

Mas há todas as outras considerações envolvidas em uma mudança, como custo, localização, escolas e interrupções na vida. Como muitas pessoas, você pode decidir que a maneira mais econômica de fazer isso é investir em reformas para tornar sua casa sustentável.

Aqui, veremos as considerações de sustentabilidade doméstica e os recursos sustentáveis da casa para ter em mente ao considerar ambas as opções.

15 dicas para tornar sua casa sustentável

Uma casa sustentável passa por alguns processos, desde a arquitetura sustentável até hábitos diários. Listamos abaixo algumas das principais maneiras de iniciar o seu projeto de casa sustentável:

1. Considere o projeto solar passivo.

O design solar passivo usa a energia da luz solar para ajudar no aquecimento e resfriamento de ambientes. Sem usar nenhum equipamento mecânico ou elétrico, o projeto solar passivo se baseia em materiais de construção que refletem, absorvem e transmitem a radiação solar. Os espaços internos são projetados para facilitar a circulação do ar aquecido pelo sol sem o uso de ventiladores. Os resultados podem reduzir a quantidade de energia usada para aquecer e resfriar sua casa sustentável.

2. Invista em eletrodomésticos com baixo consumo de energia

Depois dos sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), os aparelhos são os verdadeiros consumidores de energia em sua casa. Pense neles como tendo dois preços: o custo de compra e o custo de operação. Ao comprar as opções com maior eficiência energética, você corta drasticamente o segundo preço.

Aqui estão as considerações de sustentabilidade doméstica para os aparelhos que tendem a consumir mais eletricidade: Geladeiras, máquinas de lavar louça, fogões/ fornos, ar condicionado, secadoras de roupa, aquecedores de água.

3. Instale um sistema de irrigação por gotejamento.

Manter seu quintal saudável e verde não é apenas uma questão de aparência. A vegetação pode manter sua casa mais fresca, servir como um quebra-vento e contribuir para um ar mais limpo. Se você precisar manter seu quintal regado, no entanto, cancela os benefícios rapidamente com os métodos errados. A irrigação por gotejamento é uma alternativa melhor. Os sistemas de irrigação por gotejamento usam a gravidade para fornecer água às plantas, focalizando-a diretamente nas raízes, onde é necessário. Você não apenas economiza eletricidade eliminando as bombas, mas também minimiza o desperdício por meio da evaporação.

4. Use tintas ecológicas.

As tintas ecológicas emitem menos toxinas para reduzir a poluição do ar interior. Eles também são menos tóxicos para fabricar e tem um baixo custo.

5. Instale um telhado frio.

Um telhado frio, ou telhados verdes, é aquele que reflete o calor do sol em vez de absorvê-lo em sua casa. O efeito em sua conta de resfriamento pode ser tremendo.

6. Investigue as opções de energia renovável de seu fornecedor de energia.

A energia renovável ocorre a partir da geração de energia e a partir de recursos naturais de reposição, como sol, vento e água. Descubra como fornecedores de energia estão oferecendo aos clientes opções renováveis para atender às suas necessidades de energia.

7. Converse com especialistas em sustentabilidade.

Sustentabilidade é uma área de inovação rápida em uma casa sustentável, sistemas domésticos, eletrodomésticos e iluminação natural. Os especialistas em sustentabilidade podem realizar uma auditoria energética para aconselhar sobre soluções fáceis e a tecnologia mais recente.

8. Recicle e reutilize quaisquer resíduos para uma construção sustentável.

Não basta pegar uma lixeira e enviar seus resíduos para um aterro sanitário. Você pode querer guardar alguns materiais para sua própria reutilização, ou você pode vender tijolos, madeira e metal, até mesmo aparelhos antigos que têm valor de sucata, cada vez que você fizer isso estará ajudando também o meio ambiente.

10. Proteja suas portas e janelas contra correntes de ar.

Substituir a calafetagem com vazamento e usar fita de espuma para cobrir rachaduras pode eliminar lacunas que custam caro em termos de aquecimento e ar condicionado.

11. Invista em cortinas ou persianas.

Os tratamentos para janelas podem agregar valor de isolamento às janelas, refletindo a energia solar e cortando correntes de ar, essencial em uma casa sustentável.

12. Reavalie o isolamento da sua casa.

Um profissional pode aconselhar sobre melhorias fáceis para construção da sua casa sustentável, como injeção de espuma, isolamento de sótão expandido e outras opções de isolamento de paredes, pisos e tetos que aumentam a eficiência energética de sua casa.

13. Instale os painéis solares.

Os painéis solares geram eletricidade que você pode usar para abastecer sua casa. Ao escolher fontes de energia como a solar fotovoltaica, os clientes podem abastecer suas casas com uma fonte de energia limpa que emita menos emissões de carbono do que os combustíveis fósseis.

14. Limpe as bobinas de sua geladeira.

A manutenção faz a diferença. Sua geladeira consumirá menos energia e terá um desempenho melhor se você mantiver as bobinas da parte traseira livres de poeira e sujeira, uma casa sustentável também passa por algumas manutenções básicas.

15. Instale um filtro de água que remova os microplásticos.

Outra forma de deixar a sua casa sustentável é adicionar um filtro à sua máquina de lavar que irá garantir que você não está adicionando microplásticos ao ambiente. Você também pode filtrar a água da torneira, ou água da chuva, que entra em sua casa para manter os microplásticos fora da água potável.

Dicas Extras

Uma reforma completa de sua casa para torná-la sustentável pode sair cara. Substituir janelas custará milhares de dólares. Embora valha a pena fazer, você também pode buscar essas melhorias mais fáceis e de baixo custo para tornar sua casa sustentável.

Substitua as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED ou CFL.

Uma casa sustentável com lâmpadas LED estará obtendo uma vida útil mais longa, maior eficiência energética e menos metais tóxicos, essas novas lâmpadas valem a mudança.

Limpe o filtro da secadora de roupas.

Um filtro sujo é um perigo de incêndio e um desperdício de energia. Limpe-o regularmente para roupas mais secas e menor consumo de energia, uma casa sustentável passa por pequenas coisas.

Atualizar seus hábitos pessoais também podem ser tão eficazes para melhorar a sustentabilidade doméstica quanto atualizar seus eletrodomésticos e sistemas, tudo isso ajuda no desenvolvimento da sua casa sustentável.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.