Benefícios da energia solar

Você quer entender o que pode ser vantajoso para você ao se tornar um produtor de energia solar? O quanto economiza no seu bolso?

beneficios-da-energia-solar

A demanda por eletricidade mais barata e energia renovável significa que o cenário energético está mudando mais rápido do que em qualquer outro momento da história. Isso é ainda mais verdadeiro no caso de eletricidade movida a energia solar e armazenamento em bateria.

As tecnologias de geração de energia estão avançando cada dia mais, e não seria diferente com a produção de energia solar, que vem se tornando mais acessível e em constante crescente devido aos inúmeros benefícios da energia solar.

6 Benefícios da Energia Solar

A geração de energia solar é obtida a partir da radiação solar e pode ser convertida em energia elétrica ou calor. Está disponível gratuitamente e, graças aos avanços da tecnologia nos últimos 25 anos, agora podemos aproveitar ainda mais a energia solar que uma energia renovável e está continuamente à nossa disposição, desta forma listamos sete benefícios da energia solar.

1. Menor impacto no meio ambiente

A energia solar é benéfica para o meio ambiente quando comparada a qualquer outra fonte de geração de energia. Não emite gases poluentes na atmosfera e também não traz poluição à água. Além de necessitar da utilização de pouca água no seu processo de manutenção. Por exemplo, usinas nucleares necessitam de 20 vezes mais água na sua manutenção. Além disso, a produção de energia solar não gera barulhos, o que é um grande ponto positivo, afinal de conta muitos equipamentos solares estão localizados em áreas urbanas, como os painéis solares residenciais.

2. Redução dos gastos

Consegui produzir sua própria eletricidade faz com que você precise utilizar cada vez menos o fornecedor de serviços públicos. Isso se traduzirá imediatamente em economia na conta de luz. Além disso, é possível vender a eletricidade não utilizada e ganhar dinheiro com isso, devolvendo a rede de elétrica a energia excedente que foi produzida com os sistemas de energia sola, o que torna o sistema de energia solar ainda mais produtivo e benéfico, com uma vantagem que ajuda recuperar o investimento financeiro. Afinal, cada vez que você produz mais energia, menos você precisará do fornecedor, o que aumentará sua autossuficiência energética.

3. Produção de energia nas horas de pico

A demanda de costuma aumentar entre as 11h da manhã até 16h da tarde e, logo depois, no começo da noite. Claro, este é o período em que os preços da energia elétrica atingem valores mais altos. Nessas poucas horas, a energia solar atingiu sua capacidade máxima de produção.

A eletricidade gerada naquele horário tem um valor superior ao da eletricidade produzida em períodos noturnos. Com o influxo adicional de energia solar, os preços nesses períodos de tempo podem ser reduzidos para níveis próximos à noite.

4. Aplicabilidade da Energia Solar

Um dos principais benefícios da energia solar, é que enquanto houver sol podemos implementar a energia solar em qualquer lugar, seja a energia solar fotovoltaica ou térmica. Isso é geralmente é muito útil para regiões isoladas, com pouco acesso a qualquer outra fonte de energia elétrica. A uma grande quantidade de pessoas em todo o mundo sem acesso à eletricidade, e a energia solar é um recurso que pode suprir esse problema.

Sistemas solares independentes deveriam ser alocados nessas regiões, ajudando milhões de pessoas a encontrar uma vida melhor. Além disso, a energia solar também é usada para alimentar naves espaciais e barcos e tem uma vida útil muito longa, só aumentando a lista de benefícios da energia solar.

5. Redução no desperdício da eletricidade com o transporte de longa distância

Parte da energia, cerca de 3-5%, é perdida durante o transporte e distribuição. Quanto maior for a distância entre os pontos de produção e também de abastecimento, maior é a taxa de energia perdida. Essas perdas podem parecer pequenas, mas podem afetar o desempenho do dispositivo em áreas com densidades populacionais mais altas. Colocar painéis solares no telhado ou no quintal pode encurtar muito a distância, melhorando assim a eficiência dos painéis solares, e aumentando assim as vantagens de utilizar a energia solar.

6. Segurança da rede melhorada

Dentre os benefícios da energia solar, está o fato de que a rede é menos vulnerável a apagões se houver muitas usinas elétricas espalhadas. Uma rede com alta entrada de energia solar contém centros de produção de energia amplamente espalhados, milhares deles. Isso aperfeiçoa a segurança da rede em possíveis problemas com sobrecarga, desastres naturais ou eventos produzidos pelo homem.

Bônus: A geração de Empregos

A criação de emprego é mais uma dentre as inúmeras vantagens da utilização da energia solar. Afinal, boa parte dos custos relacionados aos sistemas solares provém do trabalho manual de instalação dos painéis. O que influência diretamente para a criação de mais empregos locais. O uso de sistemas solares impulsiona a economia e afeta positivamente a comunidade local, assim os benefícios da energia solar são cada vez mais amplos, não ficando restrito apenas para quem possui ou compra o equipamento.

Ajudando na Saúde Humana em Longo Prazo

Segundo o Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável dos EUA, acredita-se que um sistema de energia solar pode nos ajudar a reduzir a escassez de água, devido ao seu menor consumo na produção de energia. Ainda nesse mesmo relatório, o escritório também estima que um ar mais limpo pode ter um efeito positivo na saúde da humanidade, para ser mais preciso, eles estimam que poderíamos salvar mais de 25.000 vidas.

Como já foi dito anteriormente, a geração de energia solar é um dos seus benefícios, pois ele é menos agressiva ao meio ambiente e não produzem gases poluentes, estes mesmos gases são responsáveis por problemas de saúde em um grande número de pessoas, e agravam problemas em outras, como asma, problemas respiratórios, etc. Então, com a diminuição de emissão de gases poluentes, vidas seriam salvas, porque o ar mais limpo gera, pulmões mais limpos.

Futuro em Potencial

Com tantos benefícios da energia solar e consequentemente com o acesso à energia solar barata e onipresente, e com tecnologias de armazenamento, os sistemas de energia solar podem transformar a forma como fazemos a produção e utilização da energia, tornando capaz a eletrificação dentro do setor de transportes.

Por ser uma fonte renovável de energia, a utilização da energia solar estará cada vez mais presente no futuro da humanidade, e ser parte dessa evolução só te trará benefícios.

Site produzido por Digitalize Now.