É possível ter um ar condicionado movido à energia solar?

O ar condicionado movido à energia solar é real? É um mito? Será que é possível um ar condicionado assim?

ar-condicionado-movido-a-energia-solar

A fim de solucionar problemas causados pelo aumento da temperatura, muitas pessoas optam por adquirir o bom e velho ventiladores ou, até mesmo, um ar-condicionado.

Acontece que a consequência de manter esses equipamentos ligados o tempo todo - ou pelo menos a maior parte dele - é o aumento considerável na conta de luz.

Como você deve saber, muito se tem falado sobre a geração de energia solar e o quanto esse tipo de investimento oferece retornos consideráveis para quem opta por colocar painéis solares em sua residência.

A questão é: será que é viável ter energia elétrica convencional em toda a casa, mas ter energia solar apenas no ar-condicionado visto que o mesmo consome muita energia?!

Esse artigo busca responder essa e outras possíveis dúvidas que você possa ter sobre o assunto!

Energia solar

Como a energia solar é estabelecida pela luz e calor do sol, ela é classificada como uma energia sustentável e a tendência é que ela continue em constante crescimento.

É possível obter energia solar através dos painéis fotovoltaicos que têm células fotovoltaicas onde a luz solar reflete sobre essas mesmas células e, por meio de seu material condutor, ela chega a um campo elétrico que a converte em energia elétrica.

Embora seu custo inicial possa ser considerado elevado, instalar a energia solar em sua residência pode suprir parte do uso da energia convencional. E, a longo prazo, isso gera uma economia considerável na sua conta de luz.

Os seus painéis podem, tanto ser ligados à rede elétrica, quanto autônomos e, para isso, farão uso de baterias.

Existe um ar-condicionado movido a energia solar?

Em meados de 2010, a empresa LG lançou um modelo assim. Contudo ele foi descontinuado muito rapidamente e nem sequer chegou a ser lançado no Brasil.

O modelo de ar-condicionado desenvolvido pela empresa era um modelo híbrido, que podia também ser utilizado com a eletricidade convencional.

Então eu posso ter um ar-condicionado movido a energia solar?

Embora a ideia seja super bacana, visto que este é um dos equipamentos eletrônicos que mais consomem energia na maioria das residências, para que você tivesse um ar-condicionado movido a energia solar, precisaria fazer um investimento consideravelmente alto dado que são necessárias muitas placas solares e, consequentemente, muitas baterias.

Como economizar sem abrir mão do ar-condicionado nos dias de calor?

Se você já entendeu que o ar-condicionado é um dos aparelhos que mais gasta energia nas residências, muito provavelmente já entendeu que a geração de energia solar pode te ajudar a ter uma melhora significativamente alta na sua conta de luz.

Portanto, a melhor solução para que você continue utilizando o seu ar-condicionado e ainda sim não tenha grandes sustos na sua conta de luz no final do mês é, sem sombra de dúvidas, investir na instalação de um sistema fotovoltaico.

Quais as vantagens de investir em energia solar?

A geração de economia que a energia solar proporciona já foi citada não só neste artigo, como em muitos outros e provavelmente você já até decorou isso.

Mas, como se só isso não fosse o suficiente, investir em energia solar ainda te ajuda a valorizar o seu imóvel. Além disso, essa é uma fonte de energia inesgotável, não poluente e é uma ótima solução para lugares de difícil acesso à rede elétrica.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados para esse artigo!
Site produzido por Digitalize Now.